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Carro virá ao Brasil apenas na versão topo de linha e não deverá sair por menos de R$ 160 mil. | Fotos: Anthony Bernier/Renault
Carro virá ao Brasil apenas na versão topo de linha e não deverá sair por menos de R$ 160 mil.| Foto: Fotos: Anthony Bernier/Renault

A Renault prometeu e cumpriu a promessa de trazer ao Brasil um utilitário esportivo de luxo com alta tecnologia embarcada. O novo Koleos, lançado em 2016 na Europa, é um dos carros mundiais da marca francesa. O SUV de luxo também é feito na Coreia do Sul e de lá tem destino o mercado da América Latina, Ásia, Oriente Médio e Turquia.

GALERIA DE FOTOS: Veja mais detalhes do Renault Koleos

No Brasil, o carro foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, com projeção de vendas no início de 2017. Porém o seu lançamento por aqui acabou adiado para o último trimestre deste ano, com prioridade da Renault para os lançamentos do SUV Captur e do subcompacto Kwid.

O Koleos virá em versão única e com motor 2.5 de 170 cavalos, associado ao câmbio CVT, com opção de trocas sequenciais em sete marchas simuladas. e terá como concorrentes o Hyundai Santa Fe, Honda CRV e Toyota RAV 4. Ainda não há informações sobre o preço, mas deve girar na casa dos R$ 160 mil, levando-se em conta tudo o que o carro oferece.

Desenho das partes frontal e traseira chamam a atenção pelo conjunto óptico e pela forte presença de cromados.

Dimensões e estilo

Considerado de porte médio-grande, o Koleos mede 4,67 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 1,84 m de largura, espaço mais que suficiente para cinco ocupantes. O porta-malas possui 600 litros e há ainda 35 litros de espaço para armazenagem adicional, que inclui um porta-luvas de 11 litros e um recipiente de 7 litros no console central.

Em estilo, o Koleos assume o parentesco visual com o sedã Talisman. Não por acaso, eles compartilham o mesmo chefe de desenho, o designer Alexis Martot. Há elementos ousados, tais como o longo capô nervurado e os faróis estreitos de led, cujos contornos são expandidos por uma fileira de luzes de rodagem diurnas (DRL) na borda inferior.

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A grade serve como moldura ao enorme símbolo da Renault, enquanto a lateral aposta em para-lamas volumosos, com saídas de ar falsas nos dianteiros. As lanternas traseiras em led com efeito tridimensional quase que se unem e trazem personalidade ao conjunto. E o visual marcante não abdicou dos cromados por todas as partes. Já as rodas são de 18 polegadas.

Seu interior é bastante refinado, com superfícies macias ao toque no painel, console e portas, além de luzes de ambientação em várias cores e teto solar panorâmico. Há diferentes opções de revestimento interno, mas podemos apostar mais em couro preto ou marrom para o Brasil, já que tons mais claros não costumam pegar por aqui.

Tela da central de entretenimento possui 9” e lembra em muito o uso de um tablet.

Tecnologias

O pacote de segurança ativa inclui frenagem automática, alerta de mudança de faixa, monitoramento de fadiga, park assist, câmera de ré, sensores de estacionamento e detector de ponto cego nos retrovisores. Os faróis adaptativos também farão parte dos itens de série.

A conectividade será outro ponto forte do modelo. A versão top virá com a central R-Link 2, dotada de uma tela LCD verticalizada de 9” . A tela tem o mesmo visual e sensibilidade aos movimentos de um tablet, em que você pode arrastar ícones, girá-los ou dar zoom com a ponta dos dedos. Há até uma série de apps para baixar diretamente para o carro.

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O sistema de som é da marca Bose, composto por sete alto-falantes, quatro tweeters e dois subwoofers.

A necessidade de ‘se dar bem’ em um nicho premium levou a Renault a trazer apenas o Koleos mais caro. A tração disponível será a 4x4 do tipo sob demanda, que é capaz de rodar nos modos 2WD (dianteira), 4x4 Auto (repasse automático) e 4x4 Lock (bloqueio que transforma a tração integral em permanente em velocidades menores).

* O jornalista viajou a convite da Renault

Ao volante, carro mostra qualidades suficientes para brigar com a concorrência

Para conhecer melhor o Koleos, fomos até Paris e rodamos cerca de 160 km entre trechos urbanos, rodovias e em uma pista off road própria da Renault. De imediato, o Koleos mostrou as suas qualidades mais que suficientes para brigar com os concorrentes.

Além do espaço e acabamento, o que mais chama a atenção no interior é a tela de 9” sensível ao toque. Semelhante a um tablet, ela controla todas as funções do carro. Já o painel alto e largo proporciona uma sensação de segurança e proteção ao motorista e ao passageiro da frente. Os apoios dos dois lados do console central dão um toque de esportividade e os mostradores são modernos, com velocímetro e conta-giros agrupados numa tela ao centro do quadro de instrumentos virtual. Configurável, o sistema pode ter a disposição das informações trocadas e até a cor pode ser personalizada.

Seu motor 2.5 a gasolina de 16V que entrega uma potência de 170 cv e 23,5 kgfm de torque, que embalam tranquilamente os 1.607 kg do Koleos. Já o câmbio CVT de sete marchas simuladas oferece a possibilidade de trocas através da alavanca.

Imponente, o Koleos é confortável e silencioso na auto estrada, além de se mostrar muito seguro em curvas acentuadas. O motorista também é beneficiado pela posição de dirigir, que é mais alta em relação aos outros carros.

No fora de estrada, o sistema de tração integral mostrou qualidades, repartindo a força do motor de forma automática em até 50% para cada eixo, distribuição que pode ser fixada por meio de botão e mantida a até 40 km/h. A altura de rodagem de 21 centímetros e os ângulos de 19.º na entrada e de 26.º na saída são suficientes para um fora de estrada leve.

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