• Carregando...
Tesla Roadster a bordo do foguete Falcon Heavy. Carro está fora de linha desde 2011. | Divulgação/Space X
Tesla Roadster a bordo do foguete Falcon Heavy. Carro está fora de linha desde 2011.| Foto: Divulgação/Space X

A celebrada decolagem do foguete Falcon Heavy, da indústria aeroespacial Space X, do excêntrico Elon Musk, chamou a atenção na última terça-feira (6) por ser a primeira vez que um carro foi lançado para fora da órbita terrestre. O modelo em questão foi uma unidade do Tesla Roadster, esportivo fabricado pela marca de veículos elétricos pertencente ao empresário.

>> Tesla Model 3 é revelado, o carro elétrico ‘popular’ que já tem 400 mil reservas

Apesar da ampla divulgação em torno do veículo, o fato é que o conversível de dois lugares está fora de linha há quase sete anos. Criado em 2008, o Roadster vermelho foi o primeiro carro produzido pela Tesla, o que explica a sua presença no espaço. Feito a partir do Lotus Elise, o exemplar fazia parte da coleção pessoal de Musk.

O Tesla Roadster enviado ao espaço foi o primeiro carro feito pela marca.

Com uma autonomia de 350 quilômetros, o descapotado alcança 100 km/h em 3,9 segundos. Embora a carroceria seja de fibra de carbono, as baterias de íon de lítio tornam o modelo num peso-pesado. De acordo com a Tesla, o carro tem mais de 1,3 tonelada. Em cinco anos, foram montadas 2,6 mil unidades.

Nova geração

Nova geração do Tesla Roadster deve estrear no ano que vem.

Para 2019, porém, a marca de carros elétricos planeja criar a segunda geração do Roadster com ainda mais potência. A previsão é que o carro receba três motores elétricos, o que resultará em uma supermáquina capaz de alcançar incríveis 402 km/h e 1.020 kgfm de torque máximos. Com isso, o veículo irá de zero a 100 km/h em 2,62 s.

>> Carros elétricos: veja 8 lançamentos esperados com a queda do IPI

Sobre o lançamento

O lançamento do Falcon Heavy inaugurou os voos do foguete mais potente do mundo. A nave consegue transporta mais de 63 toneladas, o dobro da capacidade dos modelos atuais. Como demonstração ---e também como forma de atrair os olhares do mundo--- Musk mandou um dos veículos da Tesla.

Se tudo der certo, o destino final será a órbita de Marte, para onde o carro foi destinado com a música ‘Space Oddity’, de David Bowie, no rádio. Segundo Musk, o carro ficar no espaço ‘por um bilhão de anos’, para quem sabe ‘ser descoberto por uma raça alienígena’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]