• Carregando...
 |
| Foto:

Boa parte da história da indústria automotiva está preservada em museus espalhados pelo mundo, quase todos mantidos ou com apoio das grandes montadoras. Há acervos espetaculares, que remontam toda a trajetória de uma marca. É parada obrigatória para quem curte o universo a motor e  viaja o planeta a passeio ou a trabalho. 

>>Maior coleção de clássicos da Ford no mundo é leiloada por R$ 27 mi; assista
Listamos alguns desses paraísos para colecionadores e fãs de carros e motos. Confira:

MUSEU HENRY FORD

Peter Reinold

A revolução da indústria norte-americana tem parte da sua história exposta no museu Henry Ford, na região de Detroit, nos Estados Unidos.  A  mostra exibe veículos presidenciais americanos do século passado. Desde as carruagens até o Lincoln Continental de 1961 - modelo SS 100 X -, que conduzia o presidente John Kennedy quando foi assassinado. 

Há ainda os primeiros experimentos do alemão Karl Benz, o inventor do automóvel a gasolina, um quadriciclo de Henry Ford e, é claro, um espaço reservado ao cinquentão Mustang, com todos os modelos produzidos. 

O museu possui também cinema e teatro, onde é possível ver a cadeira de balanço em que o presidente Abraham Lincoln estava sentado quando foi baleado.

>> As desculpas mais caras de pau para fugir da multa ao cair no bafômetro

MERCEDES-BENZ MUSEUM

O Mercedes-Benz Museum  fica em Stuttgart na Alemanha e abriga mais de 160 automóveis antigos, clássicos e futuristas. O local é dividido em nove pavimentos e a exposição é separada por lendas, carros em destaque, carros de corrida, para celebridades, entre outros.

Os veículos estão em ordem cronológica e é possível ver no museu os primeiros automóveis da marca e outros bastante curiosos. Há até um Papamóvel dado de presente para o Papa Paulo VI. Todo o acervo do museu pode ser conferido na ferramenta 'Tour Virtual' disponível no site.

>> Vídeo: motorista destrói Ferrari logo após alugá-la

​

MUSEO ENZO FERRARI

Museo Enzo Ferrari está localizado em Modena, na Itália, a cidade em que tudo começou. Foi lá que Enzo Ferrari nasceu e abriu sua primeira oficina. Esse é o grande tema do museu, os primeiros passos da marca e a história de seu fundador. 

O local é dividido em dois espaços, o primeiro é a própria casa que pertencia a Enzo Ferrari, onde ficam expostos modelos e motores e a história do criador da marca. O segundo espaço é uma construção futurista em que são projetados vídeos nas paredes a cada 30 minutos, além de ter modelos expostos. O visitante também pode participar de uma simulação de direção de um modelo clássico da Ferrari.

​

FERRARI WORLD

Ferrari World fica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O espaço é uma mistura de parque de diversões, recheado com os brinquedos mais procurados e rápidos do mundo, e um grande museu com modelos antigos e novos espalhados. 

Quem visitar o Ferrari World pode conhecer a Formula Rossa, a montanha russa mais rápida do mundo, que chega a 240 km/h. Também é possível receber aulas de direção de um instrutor Ferrari e dirigir pelo parque.

Galeria de exposição de Ferraris

HARLEY-DAVIDSON MUSEUM

O museu da Harley-Davidson fica em Milwaukee, nos Estados Unidos, e é parada obrigatória para os amantes do mundo das duas rodas. O local possui mais de 450 motos e conta os mais de 100 anos de história da marca. É possível sentar, mexer e tirar fotos com as motocicletas em áreas exclusivas para o deleite dos visitantes. 

O Harley-Davidson Museum tem um espaço dedicado as crianças com modelos, acessórios e roupas de tamanho reduzido. Outro destaque é a parte interativa do museu, em que a pessoa pode montar sua própria moto em programas especiais.

Parte da exibição dedicada as motos de competição 

BMW WELT

BMW Welt fica em Munique, na Alemanha, ao lado do BMW Museum. O diferencial já está na aparência. O prédio foi projetado para parecer um motor quatro cilindros. Lá é possível encontrar modelos das três marcas do grupo: BMWMINIRolls-Royce.

Os visitantes podem entrar e andar nos carros, além de tirar dúvidas com especialistas. O museu conta ainda com uma concessionária e um espaço kids para ensinar às crianças sobre carros e tecnologia. 

​

PORSCHE MUSEUM

Localizado em Stuttgart na Alemanha, o Porsche Museum é ideal para os amantes de carros potentes. São cerca de 80 veículos expostos, incluindo modelos da linhas 911, carros de competição e protótipos de marcas relacionados à montadora. No museu também é possível fazer um curso de mecânica e sair de lá especializado. 

VOLKSWAGEN AUTO MUSEUM

Volkswagen Auto Museum  fica ao lado da primeira fábrica da montadora em Wolfsburg, na Alemanha. São mais de 100 veículos expostos entre modelos novos e antigos, conceituais e protótipos, com grande destaque para o Fusca. É possível ver as fotos dos modelos expostos no site no museu.

​

HONDA COLLECTION HALL

O Honda Collection Hall fica em Montegi, no Japão. E uma das maiores atrações são os carros de Fórmula 1. É possível encontrar modelos pilotados por grandes nomes do automobilismo mundial, como Ayrton Senna. O local  também expõe motocicletas. No site do museu é possível fazer um tour virtual nas exposições.

MUSEO LAMBORGHINI

Localizado em Sant'Agata Bolognese, na Itália, o Museo Lamborghini expõe alguns do carros mais potentes do mundo. Os veículos são apresentados em ordem cronológica e os visitantes também podem acompanhar a história da marca por meio de exposições de fotos.

Exposição especial dos carros da marca que já apareceram no cinema. 

*Com a supervisão do editor Renyere Trovão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]