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A Chevrolet está satisfeita com os números de vendas, por isso mexeu o menos possível no visual do carro e manteve o mesmo motor 1.8 Ecotec, de 144 cv | Divulgação
A Chevrolet está satisfeita com os números de vendas, por isso mexeu o menos possível no visual do carro e manteve o mesmo motor 1.8 Ecotec, de 144 cv| Foto: Divulgação

Ao volante

Modelo fica mais ágil com ajustes no motor e no câmbio

A Chevrolet manteve o motor 1.8 Ecotec, de 144 cv e torque 18,9 kgfm, mas aplicou uma nova calibração no coletor de admissão variável, que permite melhor respostas em baixas rotações. Além disso, adicionou a segunda geração do câmbio automático de seis velocidades (o GF6). O resultado pode ser sentido em vias urbanas e rodoviárias entre Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai, durante a apresentação da linha 2015 à imprensa brasileira.

O carro está mais ágil. Isso é um ganho considerável, pois o antecessor tinha como principal crítica a morosidade nas acelerações. Segundo a Chevrolet, ele também consome menos - fez 12 km/l no ciclo urbano e rodoviário com a gasolina E10 uruguaia. Em contrapartida, o ruído que sai do capô e invade a cabine incomoda quando o giro sobe.

A mexida na transmissão trouxe uma funcionalidade interessante: o freio motor é acionado automaticamente quando o controle de cruzeiro está ativado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives. No caso da caixa manual de seis marchas, há agora um indicador do momento ideal de troca.

A estabilidade do Cruze 2015 é outro ponto a destacar. Sente-se, porém, a ausência de ajustes elétricos para o banco do motorista, mesmo na versão mais cara, que quase bate os R$ 90 mil.

Quanto custa

Confira os preços da linha 2015 do Cruze:

Sport6

LT manual - R$ 70.400

LT automático - R$ 77.100

LTZ automático - R$ 86.100

Sedã

LT manual - R$ 73.500

LT automático - R$ 77.100

LT automático e bancos em couro - R$ 79.100

LTZ R$ 87.300

  • Como os faróis, as lanternas também não sofreram alterações
  • O interior ganhou a cor marrom no revestimento e o câmbio GF6 pulou para a 2ª geração
  • O emplacamento mensal do Sport6 é de1,5 mil unidades
  • A Cruze de traseira curta é o terceiro modelo mais vendido entre os hatches médios

Em time que está ganhando não se mexe, ou mexe o menos possível. O velho jargão do futebol foi a tática adotada pela Chevrolet para a linha 2015 do Cruze, que chega às lojas nos próximos dias. Satisfeita com as vendas mensais de 4 mil unidades, entre hatch e sedã, a marca decidiu aplicar apenas uma pequena plástica visual de meia-vida ao projeto, que já tem três anos de Brasil.

A estratégia também foi adotada nos preços, praticamente os mesmos patamares da linha anterior, com uma diferença de R$ 400. O hatch Sport6 parte de R$ 70.400 e o sedã, de R$ 73.500.

À primeira vista, tem se a impressão de que tudo continua como era antes. Mas logo se percebe que o modelo traz uma dianteira mais bicuda e valorizada pelas barras horizontas da grade frontal no lugar da garde hexagonal bipartida e do tipo colmeia. Na versão mais cara LTZ, os filetes são cromados.

A luz diurna em led, hoje uma exigência em carros desse porte, foi incorporada e posicionada logo acima do nicho dos faróis auxiliares. Os para-choques ganharam um recorte mais arrojado.

O conjunto óptico é o mesmo e na lateral as rodas mantêm aro de 17 polegadas, porém com desenho renovado para cada uma das versões.

O pacote de equipamento foi incrementado com alguns mimos tecnológicos. Na versão topo de linha, por exemplo, é possível acionar o motor à distância através de um botão na chave. Uma das vantagens é poder dar a partida minutos antes de entrar no veículo em um dia quente e assim ativar o ar-condicionado, climatizando a cabine.

O Cruze agora conta com vidros elétricos que são erguidos automaticamente quando o usuário trava as portas pelo controle remoto. A configuração LTZ traz ainda um novo revestimento que mescla couro marrom sobre base preta.

O trem-de-força teve ajustes de motor e câmbio para melhorar as respostas e também o consumo de combustível. A já conhecida transmissão automática de seis velocidades passou por modificações para tornar as trocas ainda mais rápidas . O propulsor continua a ser o 1.8 flex, de 144 cv e 18,9 kgfm de torque.

De série

O modelo oferece desde a versão de entrada LT direção elétrica, ar-condicionado, controles eletrônicos de tração e estabilidade, airbags frontais e laterais, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis, trava interna antissequestro, sistema multimídia e volante multifuncional regulável em altura e profundidade.

Como opcionais, há sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré, GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão start/stop.

O modelo oferece duas novas cores: branco perolizado e uma nova variação de cinza, que se juntam ao azul, branco, bege, preto, prata, cinza e vermelho.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet

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