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Vendido no continente europeu há mais de três anos, o Citycom passou por vários testes e avaliações dinâmicas, que duraram mais de um ano, para se adaptar ao consumidor brasileiro | Gustavo Epifanio/Agência Infomoto e Divulgação
Vendido no continente europeu há mais de três anos, o Citycom passou por vários testes e avaliações dinâmicas, que duraram mais de um ano, para se adaptar ao consumidor brasileiro| Foto: Gustavo Epifanio/Agência Infomoto e Divulgação

Expansão

Investimento em parcerias globais

Para quem não se lembra, a Dafra Motos abriu suas portas em 2008, porém parece que a marca está no mercado brasileiro há mais tempo. Novos modelos são apresentados com bastante frequência e as parcerias globais crescem na mesma proporção.

Depois de fazer acordos comerciais com a chinesa Haojue, a indiana TVS Motor Company e a alemã BMW Motorrad, agora a empresa divulgou nova parceria com a taiwanesa SYM (Sanyang Industry). Além disso, a parceira também tem como objetivo o intercâmbio de tecnologias, pesquisas e desenvolvimento. O Citycom 300i será montado na fábrica da Dafra em Manaus (AM) por meio do processo CKD. O scooter terá três opções de cores – preto fosco, azul e branco – e o preço sugerido é de R$ 12.290.

  • O painel do scooter traz marcadores analógico e digital
  • Sob o banco é possível guardar um capacete fechado
  • Disco na roda traseira é destaque no novo Citycom 300
  • Rodas são aro 16 e calçadas com pneus de perfil esportivo
  • Confira a ficha técnica

Para uma empresa ampliar sua participação no mercado, independentemente do segmento de atuação, atender às necessidades de seus consumidores com agilidade é fundamental. Seguindo es­­sa premissa, a Dafra Motos acredita que há um potencial nicho formado por donos de scooter que querem um veículo de maior capacidade, porém sem sair do segmento. Atualmente existe uma lacuna entre os scooters até 150 cc, na faixa dos R$ 6 mil, e os scooters acima de 400 cc, que custam a partir de R$ 26.900. É justamente nesse segmento que se encaixa o novo Dafra Ci­­tycom 300i, fruto da parceria com a taiwanesa SYM (Sanyang Industry) e que tem preço sugerido de R$ 12.290.

Segundo o presidente da Da­­fra, Creso Franco, "estava na ho­­ra de o Brasil ter um maxiscooter urbano". O executivo foi taxativo ao afirmar que o preço é um dos principais atrativos do modelo que, segundo Creso, não tem nenhum concorrente direto. É verdade que existe no país o Piag­­gio Beverly 300, porém o modelo é importado e custa R$ 23.800. Ou seja, quase o dobro do novo scooter Dafra.

Primeiro scooter de 300 cc da marca, o Citycom já é vendido no continente europeu há mais de três anos. Para atender aos an­­seios do consumidor brasileiro o modelo passou por vários testes e avaliações dinâmicas, que du­­raram mais de um ano. O scooter também rodou por mais de 150 mil quilômetros por estradas nacionais.

As principais mudanças para a tropicalização no maxiscooter da Dafra aconteceram no au­­mento da capacidade de arrefecimento, melhora no sistema de freios e adequação da injeção ao nosso combustível. Apesar do numeral "300" no nome, o City­com tem 263,7 cm³ de capacidade cúbica. O propulsor monocilíndrico de quatro válvulas tem bom desempenho: 23 cv a 7.500 rpm e 2,44 kgfm de torque a 5.500 rpm. Outro destaque é a transmissão automática CVT, sinônimo de praticidade e agilidade.

Jim Hong, diretor da divisão de marketing da SYM, que participou da coletiva de imprensa no Brasil, disse que o Citycom "foi feito para o uso urbano e para via­­gens de curta ou média distância". A grande bolha frontal e o banco largo mostram que conforto não vai faltar. Os pés do pi­­loto ficam protegidos pelo assoalho, enquanto o garupa conta com pedaleiras retráteis, como no Honda Lead 110. Os comandos e a chave de ignição do tipo shutter-key (sistema antifurto) é similar ao usado no Smart 125, o scooter de pequeno porte da Dafra.

A injeção eletrônica, a bomba de combustível e o corpo de borboleta são da marca Keihin. Com isso as taxas de emissões são mais que suficientes para atender à legislação, inclusive o modelo conta também com sensor de oxigênio (a tal sonda lambda). Completam o pacote o design moderno, freio a disco em ambas as rodas, com aros de 16 polegadas e calçadas com pneus de perfil esportivo.

Impressões de pilotagem

Ao ligar e acelerar pela primeira vez, o Citycom 300i ganha velocidade rapidamente e sem muito esforço e ruído. Com a transmissão automática CVT basta se acomodar, ligar o scooter e acelerar. Todo o teste foi feito em um circuito fechado, no autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), que conta com muitas curvas e, consequentemente, vários pontos de frenagem. Os freios a disco nas duas rodas, equipados com aeroquip (mangueiras de malha de aço), se mostraram eficientes e adequados ao peso do Citycom. Os pneus da Metze­ler permitem inclinar sem problemas até o apoio central raspar no chão.

Em uma reta com subida o modelo não teve dificuldades pa­­­­ra chegar aos 110km/h antes da frenagem para entrar na próxima curva. O conjunto de suspensão se comportou bem, apesar de pouco exigido. O banco do piloto tem um útil apoio lom­­bar e a garupa conta com es­­paço confortável. No porta-obje­­tos do escudo frontal ainda existe uma tomada de 12V para carregar o celular ou até mesmo um GPS. Sob o banco é possível acomodar um capacete fechado, além de jaqueta, luvas, óculos etc.

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