i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cuidados

Deixe sua “máquina” bem limpa e brilhando

  • PorMaria Fernanda Gonçalves
  • 26/09/2007 17:48
Vídeo | Reprodução RPC TV
Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

Dá realmente prazer circular num carro impecável e brilhante por fora, cheiroso e limpo por dentro. Mas a questão vai além da estética e do bem-estar. O cuidado com a aparência e a pintura do seu automóvel pode representar grande diferença na sua próxima troca ou no momento da venda.

A lavagem é o cuidado básico, que pode ser complementado com o enceramento, polimento ou com o espelhamento, no caso de o motorista ser mais caprichoso com sua "máquina". "Um veículo é um bem durável e caro que precisa de cuidados. Quando encardido dá mais trabalho e fica mais caro para remover a sujeira", diz Rogério Casagrande, diretor da RC3, empresa de serviços e produtos automotivos em Curitiba.

Além de dar um acabamento com toque de brilho, o enceramento tem a função de proteção do verniz da pintura, por meio da formação de uma película. Esta fina camada, com cera de carnaúba, evita manchas que poderiam ser causadas por fezes de passarinhos, raios solares, sereno, chuva ou frutas, em contato com a lataria. "Com a película de cera fica mais fácil a remoção destes resíduos", explica.

Casagrande orienta que se faça o enceramento uma vez por mês, já que a cera tem duração de 30 dias ou de seis lavagens (dependendo do produto com que se lava o carro; químicos retiram a cera mais rapidamente do que os neutros ou que a água da chuva). Mas, o cliente é quem decide quando fazer o tratamento no carro. "Há motoristas que fazem toda semana, outros todo mês. Depende do cuidado da pessoa. Alguns enxergam o carro apenas como meio de locomoção...", completa.

"Para determinados carros somente passar a cera não adianta, pois vão ficando opacos. Então é preciso fazer o polimento", afirma Augusto Cechelero, dono da CB Box Pintura Automotivas. Os carros com a pintura opaca são aqueles lavados de dois em dois meses, que ficam no tempo, sujeitos à fuligem, resina de árvore e aos raios solares. "A boa manutenção pede a lavagem de uma a duas vezes por mês, com sabão neutro, e o polimento de duas a três vezes ao ano", diz Augusto. O espelhamento - ou cristalização – é um requinte no cuidado, onde são removidas as imperfeições no brilho, manchas de sol e riscos superficiais. Sua durabilidade é de seis meses com manutenção bimestral, enquanto o polimento dura entre um e dois meses. "A vantagem é que não haverá desgaste de tinta com esta proteção", assegura.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.