• Carregando...
Vídeo | Reprodução RPC TV
Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

Dá realmente prazer circular num carro impecável e brilhante por fora, cheiroso e limpo por dentro. Mas a questão vai além da estética e do bem-estar. O cuidado com a aparência e a pintura do seu automóvel pode representar grande diferença na sua próxima troca ou no momento da venda.

A lavagem é o cuidado básico, que pode ser complementado com o enceramento, polimento ou com o espelhamento, no caso de o motorista ser mais caprichoso com sua "máquina". "Um veículo é um bem durável e caro que precisa de cuidados. Quando encardido dá mais trabalho e fica mais caro para remover a sujeira", diz Rogério Casagrande, diretor da RC3, empresa de serviços e produtos automotivos em Curitiba.

Além de dar um acabamento com toque de brilho, o enceramento tem a função de proteção do verniz da pintura, por meio da formação de uma película. Esta fina camada, com cera de carnaúba, evita manchas que poderiam ser causadas por fezes de passarinhos, raios solares, sereno, chuva ou frutas, em contato com a lataria. "Com a película de cera fica mais fácil a remoção destes resíduos", explica.

Casagrande orienta que se faça o enceramento uma vez por mês, já que a cera tem duração de 30 dias ou de seis lavagens (dependendo do produto com que se lava o carro; químicos retiram a cera mais rapidamente do que os neutros ou que a água da chuva). Mas, o cliente é quem decide quando fazer o tratamento no carro. "Há motoristas que fazem toda semana, outros todo mês. Depende do cuidado da pessoa. Alguns enxergam o carro apenas como meio de locomoção...", completa.

"Para determinados carros somente passar a cera não adianta, pois vão ficando opacos. Então é preciso fazer o polimento", afirma Augusto Cechelero, dono da CB Box Pintura Automotivas. Os carros com a pintura opaca são aqueles lavados de dois em dois meses, que ficam no tempo, sujeitos à fuligem, resina de árvore e aos raios solares. "A boa manutenção pede a lavagem de uma a duas vezes por mês, com sabão neutro, e o polimento de duas a três vezes ao ano", diz Augusto. O espelhamento - ou cristalização – é um requinte no cuidado, onde são removidas as imperfeições no brilho, manchas de sol e riscos superficiais. Sua durabilidade é de seis meses com manutenção bimestral, enquanto o polimento dura entre um e dois meses. "A vantagem é que não haverá desgaste de tinta com esta proteção", assegura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]