• Carregando...
O superesportivo Regera é um dos modelos da sueca Koenigsegg a usar as portas diedrais. A abertura é patenteada pela fabricante sueca. |
O superesportivo Regera é um dos modelos da sueca Koenigsegg a usar as portas diedrais. A abertura é patenteada pela fabricante sueca.| Foto:

Estamos acostumados com as portas de abertura e ângulo padrões dos carros que vemos todos os dias, mas alguns modelos desafiam essa regra e investem em portas mais chamativas, excêntricas e engenhosas.  Listamos 10 modelos com aberturas bastante incomuns: 

>> Fim das filas: Volvo anuncia alternativa para substituir voos de curta distância

1 ROLLS-ROYCE CULLINAN

Rolls-Royce Cullinan é o primeiro SUV de produção lançado com portas suicidas (que abrem ao contrário). O estilo é a característica da marca de alto luxo inglesa, inclusive nos modelo de duas portas.

2 FORD B-MAX

A minivan com porta deslizante é derivada do New Fiesta. O modelo embutia a coluna central na porta traseira e resultado é uma grande abertura que facilitava a entrada dos passageiros.

>> Ranking 2018: os melhores e os piores SUVs compactos no consumo

3 MERCEDES-BENZ 300SL

Se há um carro que entrou para história por causa de suas portas, este é o Mercedes 300 SL Gullwing – também conhecido popularmente como “asas de gaivota”. 

Lançado em 1952, tornou-se o primeiro superesportivo de rua da Mercedes na história. Devido à estrutura tubular de carro de corrida e as altas soleiras, a marca alemã desenvolveu as portas que são fixadas no teto.

4 PEUGEOT 1007

1007 é um subcompacto de desenho exótico. O modelo recebeu duas portas deslizantes que facilitarias a saída dos passageiros em estacionamentos apertados

A picape brasileira Hoggar herdou as lanternas traseiras da minivan francesa.

>> Sim, eles existiram! Os carros mais raros já produzidos no Brasil

5 OPEL MERIVA

É segunda geração da minivan Meriva, que não tivemos no Brasil. Adotou portas traseiras suicidas para se destacar no concorrido mercado dos monovolumes compactos.

6 KOENIGSEGG REGERA

As portas são originalmente do Koenigsegg CC, mas também foram adotadas em outras versões como Agera e Regera. Elas abrem como as de um carro comum e depois rotacionam para frente. Apenas os modelos da fabricante sueca possuem esse sistema, chamado de diedral.

7 FERRARI 512S MODULO

Não é usual em modelos de produção, mas em conceitos devido à sua complexidade. Entre os modelos que exibiam esse sistema estavam a Ferrari 512S Modulo, apresentada no Salão de Genebra de 1970.

8 LAMBORGHINI COUNTACH

Lançado em 1974, o Lamborghini Countach foi precursor das portas tesoura ou Lambo doors. A marca italiana mantém esse estilo único até hoje no modelo Aventador.

9 TESLA MODEL X

O Tesla Model X adota uma versão mais tecnológica das asas de gaivota da Mercedes. Chamadas de asa de falcão, as portas têm um complexo sistema tecnológico de abertura dividido em duas partes. 

Por meio de sensores, ele controla o movimento até mesmo em lugares apertados. 

10 ROMI-ISETTA

O Romi-Isetta tinha apenas uma porta dianteira que virou a marca de seu design. Só era preciso tomar cuidado com os pedais na hora de sair do veículo, que foi produzido nas década de 1950.

Recentemente, o micro carro ganhou uma releitura sob o nome de Microlino e estreará na Europa até o fim do ano.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]