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Viajar de carro requer alguns cuidados para evitar contratempos durante o percurso. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Viajar de carro requer alguns cuidados para evitar contratempos durante o percurso.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Fim de ano é época de fazer as malas e pegar a estrada para um terço das pessoas que viajam neste período. Para elas, o carro é o meio de transporte preferido.

Mas uma boa viagem depende das condições do veículo e também do estado e do comportamento do condutor. Por isso, listamos dicas de segurança para evitar que diversão de fim de ano ou de férias acabe em dor de cabeça.

Não seja um ‘sem-revisão’

Uma cena bastante comum em época de férias é ver famílias inteiras à beira da estrada: são os ‘sem-revisão’, à espera de um reboque ou de um mecânico para tirar dali o automóvel enguiçado.

Para escapar dessa armadilha passe na oficina de confiança para um check-up no veículo. Uma boa revisão engloba necessariamente componentes de segurança, como rodas e pneus (alinhamento e balanceamento), sistema de freios (pastilhas e fluido), suspensão (amortecedores), faróis e até limpador de para-brisas.

Leia mais: Conheça carros de 7 lugares com espaço para toda a família

Ferramentas sempre à mão

Confira se está tudo em ordem com equipamentos que o ajudarão na hora de uma emergência. Não po­­dem faltar triângulo, “macaco”, chaves de roda e extintor (dentro da validade!), além do manual do veículo. Na lista, in­­clua uma lanterna se for viajar à noite.

Celular deixa o motorista cego

Marco Andre Lima

Antes de sair da cidade, é comum o motorista pegar o celular para escolher a seleção musical no celular para tocar no sistema de som do carro ou procurar o destino da viagem no Waze ou Google Maps.

Isso tira a atenção da via por tempo suficiente para causar um acidente. Só para desbloquear o celular, precisará de 2 a 3 segundos; para digitar uma frase, de 3 a 5 segundos. Nesse tempo, você anda por mais de vários metros às cegas.

Sem contar que se flagrado pela autoridade de trânsito com o aparelho na mão implicará em uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos a menos na CNH.

Cinto também no banco traseiro

Parece óbvio, mas há quem ainda deixe de usar item obrigatório, principalmente se for passageiro do banco traseiro. Esta atitude pode tornar um acidente mais grave e custar uma vida .

Para ninguém esquecer ou alegar não encontrar o fecho, a dica é deixar todos os cintos atados antes de carregar o carro ou de os passageiros tomarem seus lugares.

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Posição correta do bebê conforto

Sempre no sentido oposto ao do fluxo do veículo e colocado no banco de trás quando houver um passageiro ao seu lado. Quando colocado no banco da frente, desative o airbag do passageiro para evitar que o próprio item de segurança lance o bebê em caso de acidente.

Lembre-se: crianças de até 1 ano (ou até 13 kg) devem ser levadas em um bebê conforto. De 1 a 4 anos (ou até 18 kg) podem ser transportadas na cadeira de segurança mais comum, voltada para a frente.

Os assentos infantis diminuem em 71% o risco de lesões graves em acidentes. Por is­­­so, nunca transporte a criança no colo ou solta no banco.

A cadeirinha deve ser usada até a criança atingir 36 quilos, por volta dos 8 anos. Já o cinto de segurança é feito apenas pa­­­­ra pessoas acima de 1,45 metro.

Veja o que acontece se não usar o cinto de segurança

Crianças exigem mais paradas

Em trajetos longos é comum a falta de paciência das crianças, que acaba canalizada em briguinhas e peraltices no banco traseiro.

Gritos e confusão não são só desagradáveis, mas também perigosos, já que o condutor pode se assustar ou se virar para acabar com a algazarra e, assim, causar um acidente.

A dica é parar o carro em lugar seguro – nun­­ca no acostamento, mas nas baias de descanso ou num posto de gasolina – e resolver o problema.

Antes da viagem com os filhos, informando quanto tempo irá demorar a viagem e quais brinquedos elas gostariam de levar. Faça mais paradas, pois quanto menores as crianças, menos tempo elas gostam de ficar dentro do carro.

De olho na velocidade

Paulo Melo/Encanto do Planalto/ Divulgação

Optar por uma velocidade 10 km/h menor que o limite da rodovia pode evitar aquaplanagens em dias de chuva e aumentar o tempo de reação a uma adversidade.

Já andar acima da velocidade permitida acarreta multas. A polícia rodoviária está de olho nos apressadinhos com radares portáteis e fixos.

Álcool e direção não combinam

Por mais que se faça campanha e aumente as blitzes, sempre há quem ingira álcool ou consuma outros tipos de drogas e depois dá uma esticadinha na praia ou na chácara mais próxima.

Isso interfere na concentração e na velocidade das reações, colocando em risco segurança dos ocupantes do veículo e de terceiros.

Além de resultar, caso seja pega no bafômetro, em multa de R$ 2.934,70, 7 pontos na carteira e suspensão da CNH por 12 meses.

Tá cansado, pare

De que adianta o carro em perfeitas condições se o motorista não está. O cansaço é tão letal quanto o álcool, porque um piscar de olhos pode ser o suficiente para causar um acidente. Por isso, é importante parar a cada duas horas para esticar as pernas.

Escolha pegar a estra­­da durante o dia e tenha uma boa noite de sono antes de iniciar uma longa viagem. Dirigir à noite também só é recomendado para quem está acostumado a isso.

Se decidir fazer uma refeição antes ou durante o trajeto, opte por uma alimentação leve e equilibrada. A ingestão de comidas ‘pesadas’ causa sonolência durante a digestão.

Ultrapasse só em locais permitidos

A ultrapassagem em locais não permitidos, principalmente em faixa dupla e na curva, é a maior causa de acidentes nas estradas.Wesley Costa/Divulgação

As ultrapassagens devem ser feitas apenas em locais permitidos. Muitos acidentes ocorrem em trechos proibidos, como curvas ou na faixa dupla (foto acima).

As placas que sinalizam para os veículos lentos trafegar à direita também se aplicam aos carros cujos motoristas não têm o hábito de dirigir na estrada ou optam por velocidades menores.

Conte a distância real

Para reagir a uma situação inesperada, o tempo de distância para o carro da frente deve ser de pelo menos 3 s, contados vagarosamente (1.001, 1.002, 1.003).

A dica é usar um ponto como referência (uma placa, por exemplo). Abaixo disso, o tempo para frear é mínimo caso surja algo no caminho e a batida torna-se quase inevitável.

Avise de problemas adiante

Dê sinal de luz para avisar aos motoristas que vêm no sentido contrário que é preciso diminuir a velocidade, pois há algo que merece atenção alguns metros à frente, como acidente ou animal na pista.

Deve ser usado apenas nessa ocasião. Sinalizar barreira policial é infração média e gera multa de R$ 130,16.

Luzes sempre acesas

O uso de farol baixo em rodovias durante o dia é obrigatório.Divulgação

As luzes do carro devem estar sempre acesas na estrada, para que o veículo seja visto mais fácil e rapidamente. Agora é obrigatório o uso do farol baixo em rodovias. A multa pelo descumprimento é de R$ 130,16, com a perda de quatro pontos na carteira.

Não olhe para o farol do carro que vem em sentido contrário, pois isso pode cegar momentaneamente o condutor. Concentre-se na pista, guiando-se pela sinalização da estrada, como olhos de gato e faixa de acostamento.

Se houver necessidade de parar na pista, o triângulo de segurança e o pisca-alerta devem ser usados. O pisca-alerta só poderá ser usado com o veículo em movimento para alertar os carros de trás que o trânsito está parado à frente.

A importância do cinto de segurança

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