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O novo Audi A3 chega na semana que vem ao mercado paranaense completamente renovado, depois de oito anos com o mesmo design. Muda de cara, recebendo a grade trapezoidal dianteira, que já embeleza os modelos A4, A6 e A8, traz a opção de motor 2.0 turbo e vem com muita tecnologia embarcada, como o câmbio manual automatizado, que permite a troca de marchas no volante.

As alterações se por um lado trouxeram maior prazer em dirigir, do outro limitou ainda mais o acesso ao produto. A versão de entrada, com motor 1.6, passou de R$ 67,9 mil (geração anterior) para R$ 99,8 mil (preço sugerido do novo). Já o top de linha pulou de R$ 93 mil (turbo 1.8/ 180 cv) para R$ 145,5 mil (turbo 2.0/200 cv). Esse aumento nos preços é fruto não só das inovações recebidas pelo A3, mas também pelo fato dele deixar de ser nacional para virar um artigo importado, com o fim da produção, na semana passada, do modelo no Paraná.

O consumidor disposto a se enquadrar aos novos valores do A3 não terá do que se arrepender. A segunda geração esbanja esportividade e elegância. Além do motor 1.6 (102 cv), de duas portas, a nova linha oferece o 1.6 Sportback (R$ 110,9 mil), denominação usada para a versão de quatro portas, e o 2.0, com a opção de caixa manual de seis marchas (R$ 138,6 mil) ou transmissão seqüencial S-Tronic (as famosas borboletas utilizadas na F-1).

Assim como a grade e a entrada de ar dianteira, os faróis também têm desenho igual ao dos sedãs da marca e vem com lâmpadas de xenônio. Como opcional, oferece a tecnologia direcional, que permite que acompanhem os movimentos do volante do carro. Já as rodas medem 16", na versão 1.6, e 17", na 2.0. Teto solar "Open Sky" é opcional, oferecido por R$ 8.880. O destaque traseiro fica por conta das lanternas, com traços modernos, cortados pela tampa do porta-malas. A saída de escape é dupla e cromada.

O ambiente interior lembra o do sedã A4. Em todas as versões, o novo A3 já vem de série com volante multifuncional de couro; ar-condicionado digital eletrônico com saída independente para motorista e passageiro; direção assistida eletricamente; air-bags frontais, laterais dianteiros e de cabeça; computador de bordo com display multifunções; e Audi Backguard, sistema que não permite que a cabeça dos passageiros dos assentos dianteiros vá para trás no caso de uma batida. A versão 2.0 turbo tem de série ainda piloto automático, banco esportivo de couro e programa eletrônico de estabilidade (ESP), além do opcional sensor de estacionamento traseiro (R$ 2,3 mil).

No quesito desempenho, um toque leve no acelerador já faz o velocímetro subir de maneira rápida. Segundo a Audi, o carro vai de zero a 100 km/h em 7 segundos, só perdendo na linha hatch médio para o BMW 130i (6,1 segundos), um carro com cilindrada e preço muito maior (R$ 215 mil, automático). A velocidade máxima chega a 236 km/h.

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