• Carregando...
 |
| Foto:

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fez alterações na regra sobre a emissão do documento para veículos em versão digital, o CRLVe.

Inicialmente, o motorista poderia escolher por emitir apenas a versão de papel ou a eletrônica. Com a mudança, será obrigatório requerer o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) impresso e facultativo a versão digital

>> Tolerância para multas por excesso de velocidade pode aumentar

Já no momento de dirigir, o condutor continua a optar por qual versão irá carregar, já que ambas têm o mesmo valor legal - como acontece com a CNH digital.

O motivo alegado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para voltar à exigência também do impresso é de que a migração total para o CRLVe poderia acarretar dificuldade de acesso e/ou fiscalização, principalmente, em localidades onde a internet ainda é precária.

O documento eletrônico pode ser baixado gratuitamente no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, o mesmo app da CNHe.

O documento digital do carro foi lançado no fim do ano passado. Brasília (DF) foi a primeira cidade do país a utilizar o novo sistema, em agosto. O prazo para que órgãos e entidades de trânsito de cada estado passem a oferecer a opção é 31 de dezembro deste ano.

>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime

COMO ADQUIRIR O CRLVe

Quem quiser adquirir o documento eletrônico pode baixar gratuitamente o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, o mesmo app da CNHe

Quem já aderiu à carteira digital não precisará baixar novamente. Somente atualizar o aplicativo para que a migração seja feita automaticamente. Até o momento apenas o DF, Ceará, Rondônia e Goiás estão oferecendo o serviço.  

 O Denatran criou uma página no seu site para atualizar a lista dos estados à medida que foram aderindo.

documento digital só é emitido depois que o motorista pagar o DPVAT e quitar dívidas relacionadas a tributos, multas e encargos. Fica a critério de cada Detran se haverá ou não cobrança de taxa pelo serviço. 

CRLVe tem as mesmas informações do documento físico e vem com um QR code que facilita a leitura. 

Por meio dele, os órgãos fiscalizadores poderão checar as informações sobre o licenciamento sem a necessidade de o condutor portar o documento em papel no momento da abordagem - também a opção da leitura rápida via QR Code

>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais

A nova versão também possibilita exportar o certificado em arquivo PDF, com assinatura digital, que possui validade de documento autenticado.

De acordo com o Código de Trânsito, trafegar sem o CRLV - impresso ou digital - é infração gravíssima, sujeito à multa de R$ 293,47, mais 7 pontos na carteira e a retenção do veículo.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

MELHORES E PIORES MÚSICAS DE SE OUVIR NO CARRO 🎵 Escutar música enquanto dirige é um hábito comum que deixa a condução mais tranquila e divertida. Porém, algumas canções podem tornar os motoristas mais agressivos ao volante. Segundo o levantamento da empresa financeira Moneybarn, músicas com mais de 120 batidas por minuto causam um impacto negativo na forma como o condutor se comporta na direção. Na maioria das vezes, estimula acelerar mais forte e de ficar mais imprudente. A partir desta constatação, a financeira elaborou um ranking com as cinco músicas mais perigosas e as mais seguras para ouvir no carro, retiradas da lista das 96 mais populares do Spotify. AS MAIS PERIGOSAS 1.American Idiot - Green Day 2.Party in the U.S.A - Miley Cyrus 3.Mr Brightside - The Killers 4.Don’t Let Me Down - The Chainsmokers 5.Born to Run - Bruce Springsteen AS MAIS SEGURAS 1.Stairway to Heaven - Led Zeppelin 2.Under the Bridge - Red Hot Chili Peppers 3.God's Plan - Drake 4.Africa - Toto 5.Location - Khalid #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #musica #direçãosegura #radio #spotify

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]