• Carregando...
 |
| Foto:

Ser dono de um carro com motor potente não implica mais em virar freguês assíduo do posto de combustível. A boa performance deixar de estar diretamente ligada a propulsores grandes e beberrões. A tecnologia downsizing diminuiu o tamanho das litragens ao mesmo tempo que proporcionou uma tocada mais arisca e bons índices no consumo. 

E o responsável por essa mudança é o uso cada vez maior do turbo, que veio como solução para as fabricantes se adequarem às regras de eficiência energética mais rigorosas e assim fugirem de multas e pesados impostos.

>>Milzinho não, milzão! Os dez carros 1.0 mais potentes no Brasil

A tendência global conhecida como downsizing diminui a cilindrada, porém aumenta a potência específica, refletindo no menor consumo de combustível e emissões de poluentes.

No Brasil, virou uma tendência. Nos últimos anos, vários modelos passaram a emitir um ronco mais grave por debaixo do capô, típico da presença da turbina.  Chevrolet Cruze 1.4 TurboPeugeot 408 1.6 THP e VW Golf 1.4 TSI são alguns exemplos de motores menores que 1.6 - concorrentes aspirados precisam recorrer a a propulsores 2.0 ou maiores para entregar performance semelhante.

Para comprovar que o downsizing veio para ficar, listamos os dez modelos mais potentes no Brasil com litragem até 1.6 (incluindo na mesma posição os modelos que compartilham motor). 

>>Os dez carros flex mais econômicos no Brasil

O ranking é dominado pelos carros turbos, mas há exceções, como o Ford EcoSport e seu motor 1.5 de três cilindros, que aparece na oitava posição como o aspirado mais potente.

1. HYUNDAI NEW TUCSON 1.6 (turbo)

Potência (cv) 177 (gasolina)
Torque (kgfm) 27,0 
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,1 
Consumo (km/l) 9,8 (cidade) e 11,8 (estrada)
Preço R$ 140.970

2. PEUGEOT 408 1.6 THP (turbo)

Outros modelos: Peugeot 308 1.6 THP e Citroën C4 Lounge 1.6 THP.
Potência (cv) 166/ 173 (gasolina/ etanol)
Torque (kgfm) 24,5 (408 e C4 Lounge)  e 24,0 kgfm (308)
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,1 (408), 8,3 (308) e 9,1 (C4 Lounge)
Consumo (km/l) C4 Lounge: 7,1/ 10,5 (cidade) e 9,0/ 13,2 (estrada)
408: 7,3/ 10,6 (cidade) e 9,2/ 13,0 (estrada)308: 7,2/ 10,6 (cidade) e 8,9/ 12,9 (estrada)
Preço R$ 69.990 (308 e 408) e R$ 89.990 (C4 Lounge)

3. HONDA CIVIC 1.5 (turbo)

Potência (cv) 173 (gasolina)
Torque (kgfm) 22,4
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,6
Consumo (km/l) 12,0 (cidade) e 14,6 (estrada)
Preço R$ 124.900

4. CITROËN C4 PICASSO 1.6 THP (turbo)

Outros modelos: Citroën Grand C4 Picasso 1.6 THP e Peugeot 3008 1.6 THP. 
Potência (cv) 165 (gasolina)
Torque (kgfm) 24,5 
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,4 (C4 Picasso), 8,7 (C4 Grand Picasso) e 8,9 (3008)
Consumo (km/l) C4 Picasso e Grand Picasso: 9,9 (cidade) e 12,2 (estrada) 
3008: 9,4 (cidade) e 9,6 (estrada)
Preço R$ 121.400 (C4 Picasso), R$ 131.400 (C4 Grand Picasso) e R$ 142.990 (3008).

5. CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO

Outros modelos: Chevrolet Cruze Sport 6 1.4 e Chevrolet Tracker 1.4 
Potência (cv) 150/ 153 (gasolina/ etanol)
Torque (kgfm) 24,0/ 24,5 (gasolina/ etanol)
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,0 (Cruze) e 9,4 (Tracker)
Consumo (km/l) Cruze: 7,6/ 11,2 (cidade) e 9,6/ 14,0 (estrada)
Cruze Sport: 7,6/ 11,3 (cidade) e 9,3 e 13,6 (estrada)
Tracker: 7,3/ 10,6 (cidade) e 8,2/ 11,7 (estrada)
Preço R$93.990 (Cruze e Cruze Sport) e R$ 85.890 (Tracker)

6. GOLF 1.4 TSI (turbo)

Outros modelos: Audi Q3 1.4 TFSI, Audi A3 Sedan 1.4 TFSI, Jetta 1.4 TSI e Tiguan 1.4 TSI
Potência (cv) 150 (gasolina/ etanol) 
150 (JettaTiguan, gasolina)
Torque (kgfm) 25,5
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,3 (Golf manual), 8,6 (Jetta e Golf AT), 8,8 (A3 Sedan), 8,9 (Q3) e 9,2 (Tiguan)
Consumo (km/l) A3 Sedan: 7,8/ 11,7 (cidade) e 9,9/ 14,2 (estrada)
Golf (manual): 7,9/ 11,6 (cidade) e 9,5/ 13,2 (estrada) 
Jetta: 11,3 (cidade) e 13,9 (estrada)
Golf (AT): 7,7/ 11,3 (cidade) e 9,5/ 13,7 (estrada)
Q3: 6,9/ 10,2 (cidade) e 9,1/ 11,9 (estrada)
Tiguan: 10,1 (cidade) e 11,6 (estrada)
Preço R$ 94.190 (Jetta), R$ 101.960 (Golf manual), R$ 107.600 (Golf AT),  R$ 124.190 (A3 Sedan), R$ 128.270 (Tiguan) e R$ 164.990 (Q3)

7. SUZUKI VITARA 1.4 (turbo)

Outro modelo: S-Cross 1.4 (turbo)
Potência (cv) 146 (gasolina)
Torque (kgfm) 23,5 
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,5 (Vitara) e 9,5 (S-Cross)
Consumo (km/l) S-Cross: 12,2 (cidade) e 14,0 (estrada)
Vitara: 12,0 (cidade) e 13,7 (estrada)
Preço R$ 109.490 (Vitara) e R$ 109.990 (S-Cross)

 8. FORD ECOSPORT 1.5 (3 cilindros)

Potência (cv) 130/ 137 (gasolina/ etanol)
Torque (kgfm) 15,6/ 16,2 (gasolina/ etanol)
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,8
Consumo (km/l) 8,3/ 11,6 (cidade) e 9,0/ 13,1 (estrada)
Preço R$ 77.990

9. MINI COOPER 1.5 (turbo)

Outro modelo: Mini Countryman Cooper 1.5 (turbo)
Potência (cv) 136 (gasolina)
Torque (kgfm) 23,4 
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,8 (Cooper) e 9,6 (Countryman)
Consumo (km/l) Cooper: 10,6 (cidade) e 12,2 (estrada)
Countryman: 10,1 (cidade) e 10,6 (estrada)
Preço R$ 124.950 (Mini Cooper) e R$ 146.950 (Countryman)

10. FORD FOCUS 1.6

Potência (cv) 131/ 135 (gasolina/ etanol)
Torque (kgfm) 16,2/ 16,7 (gasolina/ etanol)
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,4
Consumo (km/l) 7,5/10,8 (cidade) e 9,3/ 13,6 (estrada)
Preço R$ 76.190
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]