• Carregando...
 | Fotos: Subaru/ Divulgação
| Foto: Fotos: Subaru/ Divulgação
  • A versão STI deve chegar aos R$ 200 mil, quando estrear em maio de 2015

A Saburu é uma daquelas marcas que todo mundo sabe que existe, mas quase ninguém vê pela rua. Pudera, o volume de emplacamentos da empresa no ano passado foi de 738 unidades (média de 60 carros/mês). Um desempenho fraco para quem está no mercado brasileiro desde 1992. Disposta a mudar o jogo, a japonesa iniciou uma reestruturação da operação no país com intuito de melhorar as vendas e, principalmente, o alcance da marca. Hoje a rede conta com apenas nove concessionárias, sendo sete administradas pelo Grupo CAOA (a mesma da Hyundai) e duas independentes (uma delas em Curitiba), todas da região Sudeste para baixo.

A nova fase da Subaru no mercado brasileiro já começa a surtir efeito. De janeiro a setembro deste ano as vendas somaram 770 unidades ou cerca de 80 por mês, com previsão de fechar o ano em 1.100 licenciamentos. E se depender do novo diretor geral da marca, Flavio Padovan (ex-presidente da Jaguar Land Rover), em dois anos o volume negociado passará de 300 unidades/mês. "Queremos chegar a 25 concessionárias até o fim de 2016, prioritariamente em regiões onde ainda não atuamos. Junto com a expansão da rede, temos o objetivo de vender 4 mil carros em 2016", projeta o executivo.

Uma das ações para melhorar a visibilidade da Subaru em solo brasileiro acontecerá no Salão de São Paulo, de 30 de outubro a 9 de novembro. A japonesa mostrará a nova geração do WRX e sua versão apimentada STI – que agora é um modelo independente do Impreza. Ambas estarão nas lojas a partir de maio de 2015. Os preços não foram antecipados, mas a marca estima valores entre R$ 100 e 130 mil para o WRX e de R$ 200 mil para o STI.

A configuração de entrada trará o motor Boxer 2.0 turbo de injeção direta, que rende 268 cv e 35,7 kgfm de torque máximo. Tais números o levam de zero a 100 km/h em 5,4 segundos e aos 228 km/h de velocidade máxima. A STI usa bloco Boxer 2.5 turbo, de 309 cv e 40 kgfm, que é capaz de ir a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir 255 km/h. O WRX pode vir com o câmbio manual de seis marchas ou com a nova automática Sport Lineartronic de oito velocidades, com troca sequencial por borboletas atrás do volante. O sistema de tração é o integral Subaru All Wheel Drive (SAWD), característica marcante da marca. A ideia é vender 500 unidades no ano, dos dois modelos.

Atualmente, a Subaru vende no Brasil o Impreza, nas versões sedã e hatch, o crossover XV, os SUVs Forester e Outback e o sedã Legacy.

O jornalista viajou a convite da Subaru

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]