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A função do engate tipo bola é auxiliar no transporte de reboques, carretas, baú e trailers. Mas é comum encontrar motoristas que instalam o acessório apenas como uma espécie de escudo do carro no caso de uma colisão traseira ou como um item meramente estético.

Só que esse pensamento pode ser um equívoco perigoso, de consequências mais grave no caso de uma batida. Dependendo do tipo de impacto, o equipamento poderá causar deformações no para-choque e afetar pontos da estrutura do veículo, observa Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre).

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Segundo ele, a consequência pode ser ainda pior. “Por reduzir a superfície de contato, o engate pode anular o efeito do para-choque, aumentando o impacto da batida para os ocupantes do carro", alerta. 

Geralmente preso às longarinas que dão estrutura ao monobloco do carro, o engate elimina a zona de deformação que foi projetada no para-choque e na lataria para absorver os impactos e preservar a integridade dos ocupantes. 

Ou seja, no caso de uma batida, a peça pode transmitir integralmente a energia da colisão para a parte rígida da carroceria. Traduzindo, o que seria uma traseira amassada, passível de correção com um bom lanterneiro, pode virar um caso clínico para um ortopedista.

Sem contar que a estrutura do veículo pode ficar comprometida, tornando seu conserto caro ou até inviável.

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A tendência desse tipo engate fez os fabricantes atenderem somente aos desejos estéticos dos proprietários, não cumprindo com eficácia sua verdadeira função. Por isso, mesmo quem usa o equipamento para o transporte precisa ter cuidado na escolha do produto. Há muitos modelos de segunda linha e poucos seguros.

A dica é procurar por sistemas homologados pelo Inmetro e de acordo com as regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Desta forma, conseguirá transportar toda a carga que precisa sem dor de cabeça e sem levar uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira e ter o veículo retido para regularização.

São proibidos engates em formatos que não sejam uma esfera maciça e que possuam qualquer superfície cortante ou canto vivo na haste de fixação da esfera.

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Além disso, a lei sobre engates de reboque determina que o acessório precisa possuir uma tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado.

A instalação requer mão de obra especializada para evitar ou minimizar problemas relacionados a carroceria, dimensão, sistema elétrico e sistema de freios. E lembre-se: o engate não poderá obstruir a visualização da placa do veículo.

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