• Carregando...

"Vou sair com a minha família de férias por dois meses e deixarei o carro parado, sem funcionar. Isso pode acarretar algum tipo de dano ao veículo?"

Kleber Martins Victor, de Cascavel.

Evite deixar o veículo parado por mais de 30 dias sem funcionar. Isso pode acarretar entre outros problemas a contaminação dos condutores do ar-condicionado, do ar quente e da ventilação; a perda da carga de gás do ar-condicionado; o mofo da tapeçaria; a oxidação de toda a parte mecânica, inclusive motor, da parte elétrica e da eletrônica; o apodrecimento do combustível no tanque; o entortamento dos pneus (por ficarem parados na mesma posição); a contaminação dos óleos lubrificantes da direção e do fluido de freio; a ferrugem no sistema de radiador, caso o mesmo não esteja com mistura de aditivo corretamente; e a descarga da bateria.

Se o veículo ficar exposto ao sol e na chuva, os danos poderão ser irreversíveis, principalmente, na lataria e na pintura. Não deixe o automóvel sob lonas por muito tempo em qualquer condição. Caso fique parado por mais de 60 dias, recomenda-se colocá-lo em cavaletes e deixar o tanque vazio.

O ideal é que se ligue e movimente o automóvel alguns quilômetros pelo menos uma vez por semana.

Enfim, o carro pode ser comparado ao nosso corpo. Exercícios e movimentos regularmente sempre fazem bem.

Joarez Sofiste, proprietário da Sofiste Mecânica, lataria e pintura, de Curitiba.

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]