• Carregando...
Motorista usa a vaga de idoso para realizar compras no supermercado. | Rodolfo BuhrerGazeta do Povo
Motorista usa a vaga de idoso para realizar compras no supermercado.| Foto: Rodolfo BuhrerGazeta do Povo

Aqueles poucos minutinhos que os mais espertinhos costumam justificar para estacionar o carro em vagas para idoso ou pessoa com deficiência (PcD) sem a credencial podem resultar numa tremenda dor de cabeça. Ou pior, no risco de o infrator acabar na prisão.

É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 221/19 que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta sugere que o motorista flagrado com o carro parado indevidamente no espaço reservado a este público seja enquadrado como um contraventor, sob pena de detenção que pode variar de seis meses a dois anos. O crime, como é tipificado pelo projeto, pode ser cumprido em regime aberto ou semiaberto.

>> Ministro confirma CNH com validade de “dez anos ou mais” e com menor custo

Se aprovada, a norma será adicionada ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Atualmente, o motorista que estaciona em vagas de idoso ou PcD sem a permissão que comprove a condição comete infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.

Para o autor, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), as punições administrativas são insuficientes para coibir a prática. “A realidade das nossas cidades nos fornece exemplos de distanciamento da boa prática cidadã, os quais exigem do legislador uma resposta firme”, avalia.

>> Governo pretende manter placa Mercosul e promete melhorar segurança

A proposta que torna estacionar em vagas de idoso crime será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sinalização de vagas para idosos

Divulgação / AutoPapo

Outro projeto de disserta sobre vagas para idosos está sendo analisado pelos executivos da Câmara dos Deputados. O PL 205/19 quer obrigar o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a elaborar e aprovar um novo modelo de sinalização indicativa de vaga de estacionamento para idosos no país.

Segundo o deputado Roberto de Lucena, também autor dessa proposta, a ausência de padronização tem levado a representações gráficas variadas, algumas caricatas e até depreciativas em relação a pessoas com mais de 60 anos.

>> Andamos no VW T-Cross e listamos pontos fortes e fracos do SUV compacto

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

CNH VALERÁ 10 ANOS OU MAIS O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, voltou a falar sobre as mudanças no prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), prometidas pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018. Em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, o responsável pela pasta disse que a renovação do documento a cada cinco anos não trouxe melhorias nos índices de violência no trânsito e sinalizou que a validade pode ser até mesmo superior aos 10 anos anunciados anteriormente. Uma das possibilidades que estão sendo estudadas é fazer com que o prazo da CNH varie de acordo com a idade do condutor. Freitas também prometeu diminuir os custos do processo e afirmou que uma medida provisória deve ser liberada em breve já trazendo algumas dessas alterações. #cnh #carteirademotorista #habilitacao #detran #ministériodainfraestrutura #carro #automovel #leidetransito #gazetadopovo 📷 #albarirosa

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]