• Carregando...
 | Opel/Divulgação
| Foto: Opel/Divulgação

Muitos motoristas ainda sofrem ao encarar uma baliza. Vira o volante daqui, vira dali, mais uma ré, encosta no meio-fio, sai com o carro novamente... É um desconforto que faz o condutor menos habituado suar frio e até desistir de estacionar. Aos poucos, porém, esse tipo de manobra vai deixando de ser tão desafiadora.

A presença cada vez maior do assistente de estacionamento automático (o famoso Park Assist) vem contribuindo para eliminar o medo de alguns diante de uma vaga apertada.

Na Inglaterra, a Opel/Vauxhal, divisão europeia da General Motors, mostra de uma maneira divertida que o Park Assist está mais acessível e com ele a manobra fica ‘fácil pra cachorro’. A marca divulgou um vídeo publicitário no qual mostra um Boxer Gerty sozinho dentro de um Corsa, que está fazendo a baliza para estacionar numa rua de Londres.

Uma baliza boa pra cachorro!

GM promove o sistema que faz a manobra automaticamente no Vauxhall Corsa.

+ VÍDEOS

Sozinho e sentando no lugar do motorista, o animal apenas olha o movimento do lado de fora, enquanto o volante gira e o carro faz os movimentos necessários para entrar na vaga. Surpresos, alguns pedestres registram a cena inusitada com o celular, outros sorriem ou ficam boquiabertos não acreditando no que estão vendo.

O Corsa, que teve a quarta geração lançada no final de 2014 na Europa, tem preço inicial de 9 mil libras esterlinas (R$ 46,7 mil) no Reino Unido, com o assistente de estacionamento como opcional. Por aqui, o modelo saiu de linha em 2012.

O dispositivo estreou no Brasil com o Volkswagen Tiguan e hoje a tecnologia está disponível a partir das versões mais equipadas do Ford Focus e VW Golf.

Com o sistema ligado, o veículo ao passar lentamente pela vaga reconhece por meio de sensores se ela tem espaço suficiente. Se for, o motorista deve seguir as orientações do computador de bordo e deixar o volante solto, dosando apenas a aceleração, frenagem e realizando as trocas de marchas.

O sistema automático de baliza compõe o pacote de inteligência artificial que guiará os automóveis num futuro bem próximo, fazendo com que o motorista se torne mais um passageiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]