• Carregando...
Armazém do Artesanato, em Morretes, será o ponto de partida dos carros nesta noite de sábado (5). | Divulgação/nossolitoraldoparana.com
Armazém do Artesanato, em Morretes, será o ponto de partida dos carros nesta noite de sábado (5).| Foto: Divulgação/nossolitoraldoparana.com

Considerado um dos percursos mais tradicionais e desafiadores do rali brasileiro, a Estrada da Graciosa volta a receber uma competição da modalidade após 16 anos. O trecho será utilizado em uma das especiais do Rally de Morretes, que está sendo disputado até este domingo (6) na região da Serra do Mar. A prova fecha a temporada 2015 dos campeonatos Brasileiro e Paranaense do rali de velocidade.

O trajeto tornou-se conhecido na década de 1980 com a realização do famoso Rally da Graciosa - a última vez que a competição passou pela estrada foi em 1999 (em 2001, os carros trafegaram na via durante a disputa, mas apenas como deslocamento). Devido ao seu grau de dificuldade, que reúne curvas sinuosas e o piso variável entre asfalto e paralelepípedos, o local virou um dos preferidos pelos competidores de todo o Brasil.

gvaladares

Foi uma luta liberar o percurso, mas conseguimos. Temos todas as autorizações exigidas e o apoio da comunidade local.

Walter Lamarca Jr. organizador do Rally de Morretes.

Porém, desde aquela época os praticantes deste esporte enfrentam dificuldades em promover competições na região. Em 2000, uma liminar judicial proibiu a prática de automobilismo no local por questões ambientais.

“Passar pela Graciosa novamente é resgatar a história do rali no Paraná”, relata emocionado Walter Lamarca Jr., organizador do Rally de Morretes. Ele conta que desde a restrição foram muitas conversas com órgãos oficiais e processos burocráticos. “Foi uma luta liberar o percurso, mas conseguimos. Temos todas as autorizações exigidas e o apoio da comunidade local, que sempre nos prestigiou”, revela.

Retorno e lembrança

A confirmação do retorno do famoso trecho chamou a atenção também de pilotos que estavam afastados das competições e decidiram participar deste momento único. É o caso do paulista Cacá Clauset, que já disputou o Rally Dakar, o Rally dos Sertões e de todas as edições do Rally da Graciosa no passado.

“Quando fiquei sabendo, logo me informei com a organização para arranjar um carro. Será a primeira vez, desde quando foi proibido, que voltarei a participar de uma prova de rali de velocidade e confesso que estou com um frio na barriga como se fosse um principiante”, afirma Clauset.

Já para o piloto Leo Zettel, de Curitiba, que está na briga pelos títulos de campeão paranaense e vice-brasileiro na categoria RC5, o Graciosa faz parte da história da família, que começou na década de 1980, quando o pai dele, Luiz Carlos, e o tio, Fernando, corriam no evento. “Na época eu subi o trecho de carona, hoje tenho a chance de ir pilotando ao lado do meu irmão, que é o navegador.”

O Rally de Morretes é formado por 62 quilômetros de trechos cronometrados. Haverá a inédita Street Stage, uma pequena especial que passará nas ruas do centro histórico. “Seremos o primeiro rali no Brasil a realizar um estágio como esse”, conta Lamarca. A especial largará em frente ao Armazém do Artesanato e terá 1,5 km, com objetivo de mostrar ao público a dinâmica de um rali. Em seguida, as duplas vão percorrer mais três especiais noturnas. Cerca de 40% da prova será feita no período da noite, como é o caso do trecho na Graciosa.

Serviço

Confira os horários de início das principais especiais:

Sábado (5)
18h50 Largada promocional em Morretes , no Armazém
do Artesanato
19h Street stage (passagem pelo centro da cidade)
20h28 Estrada da Graciosa
23h19 Encerramento no Centro de Eventos de Morretes
Domingo (6)
8h30 Saída (Centro de
Eventos de Morretes)
8h45 Largada da especial 5 (Morretes 1)
11h29 Largada da especial 8
(São João 1)
14h48 Largada da especial 11 (Antonina 1)
17h15 Premiação (Centro de
Eventos de Morretes)
O mapa com o percurso total da competição e horário das demais especiais está disponível em rallyclube.com.br
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]