Tecnologia
Crossover agora freia e acelera sozinho
Falar em Land Rover significa entrar em um universo repleto de tecnologias para auxiliar a condução do motorista e no conforto dos passageiros. Uma delas é inédita na linha Evoque: o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), chamado "Queue Assist". O sistema freia o veículo automaticamente ao se aproximar de outro mais lento à frente e acelera novamente quando a pista fica livre.
Na hora de estacionar, o dispositivo Park Assist auxilia as manobras sem a interferência do condutor. O dispositivo já existia no modelo anterior, porém recebeu aprimoramentos para também possibilitar a entrada e a saída em vagas a 90° (de shopping e supermercados).
O crossover mantém o sistema Terrain Response, que adapta as respostas do motor e dos sistemas de frenagem/estabilidade para atender às demandas do terreno. O mecanismo também monitora estabilidade, tração, arranque em subida e velocidade de descida em off-road.
O modelo vem ainda com faróis bixenônios adaptativos, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, partida sem chave, sete airbags, freios ABS com controle de distribuição, ar digital dual zone e câmbio em formato de seletor.
O sistema multimídia é composto por uma monitor de 8", que exibe imagens do GPS, das cinco câmeras para monitoramento externo e do conjunto de entretenimento. Destaque para a tela dual view, que permite o motorista visualizar as informações do navegador, por exemplo, enquanto o passageiro assiste a um DVD.
Sucesso de vendas no Brasil, o Range Rover Evoque estreia a linha 2014 no mercado nacional com uma interessante novidade: o câmbio automático de 9 marchas -- a anterior era de seis velocidades. É o primeiro modelo no país a entregar esse tipo de transmissão. Segundo a marca, a nova relação deixou o carro 20% mais econômico na estrada e 12% na cidade, mantendo o bom desempenho do bloco 2.0 litros turbo de 240 cv e 34,6 kgfm de torque.
Dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, que afere o consumo de veículos vendidos no país, mostram que o Evoque 2014 obteve médias de 7,9 km/l e 11,1 km/l em percursos urbano e rodoviário, respectivamente. Com relação aos níveis de emissão, foram 150g de CO2/km.
Com o novo equipamento, as trocas ficaram mais suaves e as relações mais curtas, o que proporcionam melhor respostas nas acelerações e menor ruído em velocidades de cruzeiro, conforme a reportagem constatou em um test drive realizado pela Land Rover na região de Bragança Paulista.
Além do câmbio, o carro ganhou melhorias na aparência. Os retrovisores ficaram um pouco menores que os do antecessor e agora exibem filete de LEDs como repetidor dos piscas. As rodas trazem novos desenhos nos aros 18, 19 e 20. Há ainda cores novas: Azul Loire e Zamzibar.
No caso da versão topo de linha Dynamic, os bancos esportivos, do tipo concha, adotaram novo desenho. Todas as versões passam a contar com o sistema Stop/Start de série (que desliga e religa o carro nas paradas no trânsito).
A novidade chega às lojas mais cara e agora parte de R$ 192 mil (contra R$ 177 mil da linha anterior) no preço de tabela da versão Pure. Porém, as mais vendidas, Prestige e Dynamic, começam em R$ 219,1 mil e R$ R$ 227,2 mil, respectivamente, nos valores sugeridos pela montadora. O Evoque é atualmente o Land Rover mais vendido do Brasil e líder disparado de sua categoria, com média de 600 unidades mensais. A empresa inglesa pretende fechar este ano com a marca de 12 mil unidades emplacadas, pouco menos do que o modelo já vendeu desde que foi lançado por aqui em 2011 13.243 unidades.
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