• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Os fãs do Fusca comemoram neste domingo (24) os 57 anos de fabricação nacional do carismático modelo. A festa em Curitiba reuniu cerca de 2 mil veículos e 10 mil pessoas nas dependências do Unisociesc, no Pinheirinho.

Quem foi ao local pode ver exemplares de todos anos e cores e também trocar experiências com proprietários do ícone da Volkswagen. O evento, que festejou a 10.ª edição, é organizado pelo California Look, clube formado por 20 amigos admiradores do ‘besouro’. A data oficial do Dia Nacional do Fusca é 20 de junho - a outra data simbólica é 22 de junho, reconhecida como o dia mundial.

Dia Nacional do Fusca 2016

A 10.ª edição do encontro em Curitiba ocorreu neste domingo (24), no Pinheirinho.

+ VÍDEOS

ENKONTRA.COM VEÍCULOS: Fusca com preços a partir de R$ 4.500

Linha do tempo

Veja algumas datas marcantes do ‘besouro’:

1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.

1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.

1939 - Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, eles são interrompidos para a montagem de veículos militares.

1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.

1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.

1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.

1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. O sedã volta em 1993, mas logo é deixado em 1996.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]