• Carregando...
 |
| Foto:

Dia Mundial do Fusca (DMF) é comemorado em 22 de junho, mas a celebração em Curitiba será neste domingo (24), no Centro Cívico. A exposição de centenas de exemplares do carro mais querido do mundo, e também de seus derivados, volta ao estacionamento do Tribunal de Contas do Estado Paraná, no Centro Cívico - nos últimos anos ocorreu na Faculdade Sociesc, no Pinheirinho.

O festa para o Fusca, que completa 84 anos de existência, começa às 9h e vai até as 17h, com entrada gratuita. E terá ainda o desfile de Kombi, Brasilia, Variant, TL, SP1/SP2, Karman Ghia, Puma, MP Laifer e VW 1600. Os modelos Gol BX, Saveiro BX, Buggy, Miura Sport, Baja, Gaiola equipados com motor boxer também marcarão presença.

Os proprietários de um dos modelos acima interessados em expor seu veículo é só estacionar no local e entregar 2 kg de alimento não perecível à organização.

>> Paixão sem fim! Fusca ganha versão Porsche com motor esportivo

ANDRE RODRIGUES/AGENCIA DE NOTICGAZETA

DMF curitibano chega à 10.ª edição com status de estar entre os maiores do gênero no Brasil. E tem por objetivo atrair toda a família e não só fãs de Fuscas ou de carros antigos.

Para o organizador, Otto Kellermann, é difícil olhar para a história brasileira e encontrar uma família que não teve um Fusca na garagem. “Nós temos de manter a história de um dos carros mais vendidos do mundo, e os próprios veículos, mais vivos do nunca”, destacou o presidente do Fusca Mania Curitiba, que conta com a parceria dos clubes Kombrothers CWB e da Route 476 Volks.

>> Os carros mais espaçosos por segmento para quem transporta crianças

Na programação haverá também  food trucks e mercado de pulgas para distrair os visitantes. O espaço destinado ao evento comporta 400 veículos e entre os modelos mais aguardados estão um Fusca 1950 e um modelo conversível. 

O besouro completa 84 anos em 2018. O clássico da Volkswagen foi projetado em 1934 pelo engenheiro Ferdinand Porsche a pedido de Adolfo Hitler. O modelo chegou ao Brasil em 1950 e chegou à aposentadoria em 1996.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná fica na Rua Professor Benedito Nicolau dos Santos, 445, no Centro Cívico , próximo à Praça Nossa Senhora de Salete.

>> IPVA ou dívida em atraso pode cancelar CNH? Saiba se é boato ou verdade

Linha do Tempo

  • 1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois. 
  • 1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível. 
  • 1939 - Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, eles são interrompidos para a montagem de veículos militares. 
  • 1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA. 
  • 1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha. 
  • 1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos. 
  • 1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. O sedã volta em 1993, mas logo é deixado em 1996.

*Sob supervisão do editor Renyere Trovao

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]