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As férias vêm aí e, antes delas, os feriados do fim do ano. Para muitos, é Hora de pegar a estrada. Alguns até incluem o "viajar de carro" como o início da diversão. É o caso da família do comerciante Emerson Lima, de Curitiba, que já está de malas prontas para o litoral. Por isso, para não correr o risco de estragar a festa, tome certas precauções. Primeiro, não deixe para checar o veículo na última semana antes do Natal. Aproveite enquanto as oficinas ainda não estão lotadas. Para ajudar a fazer uma viagem tranqüila, Confira as dicas de profissionais de concessionárias da capital.

Pneus

Calibre-os – sem esquecer do estepe – com a pressão recomendada no manual. Mas faça com os pneus frios – isso significa rodar no máximo 5 quilômetros até chegar ao posto. Quando estão aquecidos, o ar dentro deles se expande e altera a medição. Verifique também o desgaste da banda de rodagem. Se a profundidade dos sulcos estiver abaixo de 1,6 milímetro, está na hora de trocar. Pneus "carecas" tendem a derrapar, principalmente em pista molhada, e aumentam o espaço da frenagem. Confira também as ferramentas para uma eventual troca na estrada.

Alinhamento

Aproveite a checagem ou troca dos pneus para alinhar e balancear as rodas – o ideal é fazer a cada 10 mil km. Não custa caro e evita vibrações e desgaste irregular dos pneus. Um carro desalinhado deixa a direção mais pesada e tende a puxar para o lado.

Freios

Ruídos acima do normal ao brecar o veículo, ou pedal baixo, indicam desgaste das pastilhas e lonas de freio. Cheque as pastilhas, que devem ser trocadas a cada 30 mil km para não comprometer os discos. Se for o caso, troque o fluido – o fabricante recomenda a troca a cada 30 mil quilômetros ou 24 meses.

Entrevistado: José Carlos Miranda, chefe de oficina da Metrosul (Chevrolet)

Amortecedores

Um dica para saber se está na hora de trocar é empurrar os cantos do carro para baixo e soltar em seguida. A carroceria deve voltar à posição original e parar. Se balançar com facilidade é um indicativo de que o componente está gasto. O ideal é levar numa loja especializada para checar com segurança, principalmente, se há vazamento do óleo do amortecedor. Faça a troca sempre aos pares: os dois da frente ou os dois de trás.

Transmissão

Confira o óleo do diferencial e do câmbio. A falta de fluido no câmbio resulta no engate mais difícil da marchas, nas famosas arranhadas e na "quebra" de peças do sistema.

Correias

Verifique todas, principalmente a correia dentada. Ela pode arrebentar se estiver ressecada ou com o limite de uso esgotado, levando o motor junto. A inspeção deve ser feita anualmente ou na quilometragem indicada pelo fabricante.

Entrevistado: Roberto Ziwich, chefe de oficina da Copava (Volkswagen)

Sistema de refrigeração

No verão, o carro esquenta mais devido as altas temperaturas. Verifique o nível da água. Correia desgastada pode arrebentar e impedir o funcionamento da bomba d’água, enquanto que mangueiras precárias resultam no vazamento do líquido de arrefecimento. Em ambos os casos, há superaquecimento do motor. Já a válvula do termostato em má condição pode travar, inibindo a circulação de água ao ponto de fundir o motor.

Filtros

Filtros de combustível e de ar sujos roubam potência e aumentam o consumo. Faça a limpeza do filtro de ar se você já andou perto de 10 mil km desde a última verificação. Quem costuma usar o carro em estradas de terra e areia precisa verificar esse componente com maior freqüência. A não-limpeza faz com que as impurezas sejam despejadas no motor, desgastando as peças.

Óleo do motor

Confira o nível. Se estiver perto da hora, antecipe a troca. Esse fluido é o responsável por manter o propulsor lubrificado e funcionando corretamente. A falta dele resulta em batidas e ruídos no motor, além do risco de fundir o mesmo. Use o tipo recomendado pelo fabricante do seu carro. Não esqueça de checar o filtro de óleo a cada 20 mil km.

Entrevistado: Francisco Ricardo de Souza, chefe de oficina da Slaviero (Ford)

Luzes

Não fique com baixa visibilidade à noite. Verifique a regulagem dos faróis, piscas e luzes de freios. De atenção também a luz da placa (policiais ficam de olho nessas coisas...).

Limpador

Verifique o estado das palhetas. Riscos de água no pára-brisa ou trepidação durante o funcionamento indicam que a vida útil delas (12 mese em média) chegou ao fim. Algumas gotas de detergente neutro podem ser adicionadas na água para remover oleosidade e melhorar a visibilidade na chuva.

Ar-condicionado

Se houver vazamento, você vai saber logo: o ar não esfria. Além disso, limpe ou troque o filtro de cabine (antipólen). Ao longo do ano o componente acumula impurezas. Filtro sujo reduz em 40% a eficiência do ar e resulta em odor forte e cheiro de mofo. Aproveite a faça uma higienização. Em tempos, acione ar-quente por alguns minutos para que o excesso de água depositado na caixa de ar seja eliminado, evitando o acúmulo de fungos.

Entrevistado: Robert Lemler, líder de oficina da Barigüi Veículos (Fiat)

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