• Carregando...
Novo Tipo europeu servirá de inspiração para o visual dos novos hatch e sedã da Fiat. Porém, o projeto e a plataforma serão distintos. | Divulgação/Fiat
Novo Tipo europeu servirá de inspiração para o visual dos novos hatch e sedã da Fiat. Porém, o projeto e a plataforma serão distintos.| Foto: Divulgação/Fiat

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) prepara dois modelos inéditos para 2017 e um deles já foi flagrado em testes pelas ruas. Trata-se de um hatch, que será produzido na fábrica de Betim (MG) e substituirá de uma só vez Punto e as versões mais caras do Palio.

O X6HA, código pelo qual a marca está chamando a novidade, será lançado no segundo semestre do próximo ano. Imagens de unidades rodando em fase de testes, ainda como ‘mula’ (componentes de outros modelos), foram divulgadas pelo site argentino Cars Drive.

A Fiat não dá detalhes sobre o carro, mas sabe-se que o desenho terá inspiração no Tipo europeu, lançando em 2015. Não será uma versão tropicalizada do Tipo, pois usará a mesma plataforma do Novo Palio (não o Fire), mas com maior distância entre os eixos. Teria o porte próximo ao do Renault Sandero.

LEIA MAIS: Fiat Mobi 1.0 3-cilindros briga entre os mais econômicos do país

O projeto X6HA já roda como ‘mula’ (usa componentes de outros modelos) pelas ruas . Reprodução/Cars Drive

O outro modelo, previamente batizado de X6S, será um sedã que ocuparia os lugares de Siena e Grand Siena, além do Linea. Ele virá importado da Argentina, no último trimestre de 2017.

A dupla é a grande aposta da marca para voltar a dar as cartas no segmento compacto, uma vez que não apresentou grandes novidades nos últimos tempos, salvo o inédito Mobi e a reestilização e novos motores do Uno.

Vale ressaltar que Palio, Punto, Bravo e Linea são produtos com prazo de validade expirado, sendo que os dois últimos já deixaram de ser produzidos em Betim.

Na Europa, o novo Tipo possui carrocerias hatch, sedã (foto) e station wagon.Fiat/Divulgação

Motores vão do 1.0 a 1.8

O hatch deverá usar os motores do Uno - Fire Fly 1.0, de três cilindros, 1.3, de quatro -, e o 1.8 atualizado e recém-estreado no Jeep Renegade e Fiat Toro. Além dos câmbios manual e automatizado Dualogic, haverá também a opção do automático de seis marchas no propulsor mais potente.

Direção elétrica com a função City (melhor a assistência em 50%, facilitando as manobras, principalmente na hora de estacionar), sistema stop/start (desliga e liga o motor em paradas rápidas no trânsito), controle de estabilidade e assistência de partida em rampa estão entre os itens que estarão disponíveis nos modelos.

LEIA MAIS: Fiat aposenta mais dois: 500 e Freemont dão adeus ao Brasil

As versões mais caras trarão componentes em comum com os da Toro, como quadro de instrumentos e controles do ar-condicionado.

Por falar em picape, a Fiat prepara um novo modelo para substituir a Strada, a X6P, que chegaria em 2018 com um porte superior ao da campeã de vendas entre os comerciais leves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]