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| Foto: Marcos Camargo

Após posicionar o Linea numa faixa de preço e tamanho para brigar (e perder feio) com sedãs maiores, como Toyota CorollaHonda Civic, a Fiat parece que aprendeu a lição e resolveu adotar um discurso mais pé no chão com o novo Cronos, variante do Argo.

Ao lançar oficialmente o sedã compacto no Brasil, a marca fez questão de deixar claro que a novidade mira duelar com rivais do seu porte. Assim, a partir de março quando chegar às lojas, o Cronos peitará Chevrolet PrismaHyundai HB20SRenault LoganToyota Etios Sedan, VW VoyageFord Ka Sedan.

O Fiat também deve encarar o recém-lançado Volkswagen Virtus, além de Chevrolet Cobalt e o Honda City. Porém, o porte maior e os preços mais salgados desta turma pode esfriar a briga que se projetava. 

O  Cronos estará disponível em três versões e cinco configurações, com preços que variam de R$ 53.990 a R$ 69.990. Os motores são o 1.3 e o 1.8, com as opções de câmbio manual e GSR automatizado, ambos de 5 marchas, além do automático de 6 velocidades.

>>Veja os preços e detalhes do Volkswagen Virtus

Marcos Camargo

A Fiat espera que o Cronos resgate a relevância que a marca teve em outros tempos no segmento de sedãs compactos, perdida com o Linea e o Grand Siena - este continuará no mercado nas motorizações 1.0 (R$ 46.690) e 1.4 (R$ 50.990) até ser substituído definitivamente pelo novo sedã feito em Córdoba, na Argentina.

Confira a seguir a avaliação do Cronos em 10 pontos que merecem destaque, tanto positivo quanto negativo:

VALE A PENA...

1. Personalidade própria

Cronos é baseado na nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), desenvolvida exclusivamente para o modelo. Por isso a Fiat não o trata como um veículo derivado do Argo e sim um produto de personalidade de própria. 

Apesar de a dianteira lembrar o hatch, ela exibe detalhes que a deixam mais interessante que a do irmão menor. O capô é mais proeminente e se destaca pelos vincos acentuados, típicos de modelos esportivos.

Os faróis com led são ligeiramente mais finos que os do hatch. A ‘musculatura’ se espalha pelas laterais e para-choques, com desenho e recortes diferentes aos do Argo.

Marcos Camargo

A grade é do tipo colmeia e tem o plus de vir com um filete cromado que corta a peça de um lado ao outro. Na versão Precision, há ainda uma outra barrinha cromada e maior que acompanha o desenho mais marcante do para-choque dianteiro.

A traseira casa muito bem com o restante do sedã, dando um equilíbrio ao conjunto. Mais um vez a sensação de esportividade está presente, com recortes profundos na tampa do porta-malas e no para-choque ao melhor estilo Audi

As lanternas bipartidas em led foram inspiradas no Alfa Romeo Giulia e invadem a tampa do porta-malas. 

Renyere TrovãoGazeta do Povo

2. Espaço sob medida

Cronos atende sob medida no quesito conforto interno. Não há espaço sobrando e nem faltando. Os 2,52 metros de entre-eixos ficam abaixo dos principais concorrentes, mas o carro compensa na largura de 1,73 m, uma das maiores no segmento.

É  possível levar os passageiros sem apertos, sendo que o banco de trás comporta bem três adultos de estatura mediana.

São 36 cm de traseira a mais em relação ao Argo, o que garante um porta-malas generoso: 525 litros. Os bancos traseiros são totalmente rebatíveis, abrindo mais espaço para transportar cargas maiores.

Carro Comprimento/ largura
Entre-eixos Porta-malas
Fiat Cronos
4,36/ 1,73 m
2,52 m
525 l
Chevrolet Prisma
4,28/ 1,70 m
2,53 m
500 l
Hyundai HB20S
4,23/ 1,68 m
2,50 m
450 l
Toyota Etios Sedan
4,36/ 1,69 m
2,55 m
562 l
Ford Ka Sedan
4,25/ 1,69 m
2,49 m
445 l
Renault Logan
4,35/  1,73 m
2,63 m
510 l
VW Voyage
4,21/ 1,65 m
2,46 m
480 l
VW Virtus 
4,48/ 1,75 m
2,65 m
521 l
Chevrolet Cobalt 
4,48/ 1,73 m
2,62 m
563 l
Honda City
4,45/ 1,69 m
2,60 m
536 l

3. Ambiente premium

O interior do Cronos é o mesmo do Argo. Isso significa um nível superior de acabamento e sofisticação, o que lhe confere o tratamento premium dentro do segmento.

O cluster vem com tela TFT de 3,5 polegadas de série e nas versões mais caras, de 7 polegadas. Esse também é o tamanho da tela do sistema multimídia, fixa ao centro do painel como no hatch e seguindo o estilo da Mercedes-Benz.

A configuração Precision traz ainda molduras cromadas nas saídas de ventilação que deixam o ambiente mais requintado.

4. Nível de equipamentos

Se você é daqueles que não se incomodam em pagar mais para ter conforto e segurança, o sedã da Fiat oferece um leque generoso para atender o comprador. 

Multimídia com conexão Android Auto, câmera de ré, assistente de partida em rampa, sistema start-stop, controle de estabilidade, airbags laterais, sensores de chuva e de iluminação, entre outros, estão disponíveis de série ou como opcionais a partir da versão Drive 1.3 (R$ 55.990).

5. Motores com disposição

Não se deixe enganar pelo visual esportivo do Cronos. O desempenho não é empolgante, mas também não decepciona. Digamos que é condizente para o rodar urbano e viagens sem muita pressa de chegar.

O motor 1.3 três cilindros da nova família Firefly, de 101/ 109 cv e 13,7/ 14,2 kgfm (gasolina e etanol), cumpre o seu papel. Mostra disposição em saídas de semáforos e ultrapassagens a média velocidade. A agilidade aparece já aos 2 mil giros. 

Marcos Camargo

O propulsor 1.8, de 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm, deixa o Cronos mais esperto. As respostas são mais rápidas, garantindo ultrapassagens sem sustos. Além disso, faz um belo casamento com o câmbio automático de seis marchas na versão Precision 1.8 (R$ 69.990). 

A 100 km/h, o contagiros fica na faixa dos 2 mil rpm, resultando em menor ruído do motor e consumo (apesar de gostar beber um pouquinho).

6. Mais barato que o Argo

Os preços do Cronos estão compatíveis com a categoria. E se você não faz questão de muito mimo, a versão básica 1.3 manual está com uma tabela bem agressiva.

A etiqueta de R$ 53.990 é inferior a do Argo 1.3 Drive manual, que sai por R$ 54.990 - o Cronos 1.3 Drive manual custa R$ 55.990.

Até o topo de linha 1.8 Precision não foge à faixa pedida pelas versões mais caras dos concorrentes. O problema é que itens muito bem-vindos como rodas aro 17, airbags laterais, ar digital, chave presencial, câmera de ré e bancos em couro levam o preço final bater os R$ 80 mil.

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7. Consumo nota A  

Quem privilegia o consumo na hora da compra não irá se decepcionar com o Cronos. O motor 1.3 Firefly tem nota A no Inmetro, com média de 8,5/ 12,4 km/l na cidade e 10,3/ 14,8 km/l na estrada (etanol/ gasolina) no câmbio manual. 

A versão com câmbio automatizado GSR (foto abaixo) é ainda um pouco mais econômico. A média é de 8,8/ 12,7 km/l na cidade e 10,4/ 14,8 km/l na estrada (e/g).

Já o 1.8 bebe mais pela cavalaria maior. A média registra 8,0/ 11,6 km/l no ciclo urbano e 9,6/ 13,8 km/l no rodoviário (e/g) na transmissão mecânica e 10,3 km/l e 13,3 km/l na automática (consumo com etanol não foi divulgado).

Versão Cidade (etanol/ gasolina)
Estrada (etanol/ gasolina)
Drive 1.3
8,5/ 12,4 km/l  10,3/ 14,8 km/l 
Drive 1.3 GSR
8,8/ 12,7 km/l 10,4/ 14,8 km/l 
Precision 1.8
8,0/ 11,6 km/l 9,6/ 13,8 km/l
Precision 1.8 AT
-/ 10,3 km/l
-/ 13,3 km/l
- não divulgado

NEM TANTO ASSIM...

8. Excesso de opcionais

Ao pagar mais R$ 50 mil por um carro é de se esperar que ele venha com um bom nível de equipamentos. O Cronos até traz itens de conforto e segurança interessantes, porém estão distribuídos em inúmeros pacotes de opcionais, como você pode conferir abaixo.

A versão de entrada (R$ 53.990) traz o básico para a categoria, como direção elétrica, ar-condicionado e vidros elétricos, mas esses são apenas dianteiros. Sem contar que os retrovisores têm ajustes manuais. 

Se quiser corrigir essas ausências, o cliente terá de desembolsar R$ 1.990 e só a partir da versão Drive 1.3, que custa R$ 55.990.

>>Jeep aumenta porta-malas do Renegade; veja os SUVs mais espaçosos

9. Difícil encontrar a posição

Encontrar a posição ideal ao dirigir não é uma tarefa fácil. Quem gosta de assento lá embaixo ficará incomodado, pois por mais que regule a sensação é de o banco continua alto.

A alavanca do encosto das costas também não ajuda. É daquelas em que o ajuste é feito usando o peso do corpo para encontrar um ponto mais ou menos próximo do ideal.

Com exceção da versão Precision, as demais não trazem regulagem de distância do volante (só para altura da coluna de direção).

10. Pecado do porta-malas 

Na teoria, o porta-malas é generoso. Na prática, encaixar malas maiores não será uma tarefa fácil.

As caixas de roda criam um volume interno no compartimento que prejudica aproveitar todo o espaço de 525 litros oferecido.

CRONOS BÁSICO 1.3 - R$ 53.990
  • Direção elétrica; ar-condicionado; vidros elétricos (dianteiros); trava elétrica; chave com abertura e fechamento das portas; sistema de som com conexões bluetooth e USB; computador de bordo; volante com comandos de rádio e telefone; display TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos; sistema isofix para fixação da cadeira infantil; ajuste de altura do banco do motorista; sinalizador de frenagem de emergência; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros; rodas aro15; apoio de cabeça central traseiro; e volante regulável em altura.
CRONOS DRIVE 1.3 - 55.990
  • + central multimídia de 7 polegadas (no lugar do rádio), 2.ª porta USB traseira e monitoramento de pressão dos pneus.
  • Opcionais 
    Alarme (R$ 650)
    Kit Convenience: vidros elétricos traseiros e retrovisor com ajuste elétrico (R$ 1.990)
    Kit Parking com câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro (R$ 1.600)
    Kit Style com rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e banco traseiro bipartido. (R$ 2.990)

CRONOS DRIVE 1.3 GSR - R$ 60.990

  • + câmbio automatizado de 5 marchas; vidros elétricos traseiros; retrovisores elétricos com luz de seta; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema start-stop (que desliga o motor em paradas breves); aletas para troca de marcha no volante; piloto automático; e apoio de braço para o motorista.
  • Opcionais: 
    Alarme (R$ 650)
    Kit Parking com câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro (R$ 1.600)
    Kit Style com rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e banco traseiro bipartido (R$ 2.990)

CRONOS PRECISION 1.8 - R$ 62.990

  • + rodas de liga leve de 16 polegadas; faróis em led; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de profundidade; e faróis de neblina.
  • Opcionais: 
    Airbags laterais dianteiros (R$ 2.600)
    Câmera de ré (R$ 650)
    Kit Style com rodas de liga leve aro 17, bancos em couro, maçanetas e frisos cromados (R$ 3.500)
    Kit Tech com ar-condicionado digital, painel de instrumentos de 7 polegadas, partida por botão, sensor de chuva e crepuscular para faróis, retrovisor interno com escurecimento automático (R$ 3.990)

CRONOS PRECISION 1.8 AT6 - R$ 69.990

  • + câmbio automático de 6 velocidades; borboletas para troca de marcha no volante; maçanetas e frisos cromados; piloto automático; apoio de braço para o motorista; e volante em couro.
  • Opcionais:
    Airbags laterais dianteiros (R$ 2.600)
    Câmera de ré (R$ 650)
    Kit Style com rodas de liga leve aro 17, bancos em couro (R$ 3.100)
    Kit Tech com ar-condicionado digital, painel de instrumentos de 7 polegadas, partida por botão, sensor de chuva e crepuscular para faróis, retrovisor interno com escurecimento automático (R$ 3.990)
Concorrentes Preços (sem opcionais)
Fiat Cronos
R$ 53.990 a R$ 69.990
Volkswagen Virtus
R$ 59.990 a R$ 79.990 
Honda City 
R$ 60.900 a R$ 83.400
Chevrolet Cobalt
R$ 66.590 a R$ 73.890
Chevrolet Prisma 
R$ 57.190 a R$ 63.190
Hyundai HB20S
R$ 50.990 a R$ 63.730
Ford Ka Sedan
R$ 48.650 a R$ 61.190
Toyota Etios Sedan
R$ 52.190 a R$ 69.990
Renault Logan
R$ 45.850 a R$ 64.950
VW Voyage
R$ 51.200 a R$ 59.700

CRONOS x ARGO

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