• Carregando...
 | Jakob Ebrey/Newspress
| Foto: Jakob Ebrey/Newspress

Após 20 anos, o mercado brasileiro deverá vender novamente o Fiat Tipo. A marca não confirma, mas unidades camufladas do modelo médio já rodam por ruas e rodovias do país. No ano passado, o nome Tipo foi retomado pela montadora para batizar o sedã de origem turca Aegea.

Agora foi a vez de apresentar o restante da família, nas configurações hatch e station wagon (perua). A linha é destaque no estande da Fiat no Salão de Genebra, que segue até o próximo dia 13 na Suíça.

A novidade estreará na Europa ainda neste ano, além de Oriente Médio, Ásia e África. Por aqui, a expectativa é que seja produzido na fábrica de Goiana (PE), onde já é feito o Jeep Renegade e a picape Toro - a plataforma é a mesma, o que facilitaria a produção local.

Fala-se que a carroceria sedã viria primeiro, quem sabe como sucessor ‘combalido’ Linea no segmento de médios. Na sequência chegariam o hatch para ocupar o lugar do Bravo e a perua para dar adeus à Weekend.

A nova família Tipo tem forte inspiração nos modelos da Alfa Romeo, principalmente na olhando de trás. As lanternas são bem afiladas e transmitem sofisticação. Visto de frente, o o modelo segue o padrão europeu da marca. Por dentro, ele em nada lembra o design visto do catálogo Fiat no Brasil. 

Tipo foi fenômeno de vendas no Brasil na década de 1990

Leia a matéria completa

Há um ligeira semelhança em alguns detalhes com a picape Toro, como a reduzida central multimídia, com tela de sete polegadas, que é de série em todas as versões. Ela pode espelhar celulares Apple (CarPlay) e Android (Android Auto). O acabamento traz uma profusão de plástico e material emborrachado de qualidade superior.

Debaixo do capô há três opções de motores a gasolina: 1.4 Fire, de 96 cv, 1.6 E-torQ, de 110 cv, e 1.4 T-Jet (turbo), de 122 cv. Os câmbios podem ser manual, automático ou automatizado de dupla embreagem, todos de seis marchas.

O hatch tem 4,37 de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, enquanto que na perua são 4,57 m de um para-choque ao outro com a presença do porta-malas maior. São 440 litros para bagagens no hatch, 510 l no sedã e 550 l na perua.

ENKONTRA.COM VEÍCULOS: Procurando as melhores ofertas de seminovos e usados? Acesse aqui e também anuncie seu carro gratuitamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]