• Carregando...
A projeção do designer Kleber Pinho dá uma ideia de como ficará a frente da nova picape Toro. | Kleber Pinho/  Projeção
A projeção do designer Kleber Pinho dá uma ideia de como ficará a frente da nova picape Toro.| Foto: Kleber Pinho/  Projeção

Ao contrário do que se ventilava, não será o Jeep Renegade o responsável por estrear no Brasil a motorização turbo da família Firefly – que já equipa o SUV compacto na Europa. A missão caberá ao Fiat Toro, que será reestilizado em 2020 com o propulsor 1.3 turboflex como a principal novidade.

A informação é do site Quatro Rodas, que também adiantou os números do motor sobrealimentado, com quatro cilindros. 

O novo 1.3 renderá 180 cv e 25,5 kgfm de torque, bem mais animadores que o atual 1.8 E.Torq, de 139 cv e 19,3 kgfm, alvo de críticas pelo desempenho nada empolgante. O 1.3 turbo não matará apenas o 1.8, mas deverá tirar de cena também o 2.4 Tigershark , de 186 cv. 

>> Nova picape da Fiat é flagrada nas ruas e ficará abaixo da Toro

A projeção do designer Kleber Pinho dá uma ideia de como ficará a traseira da nova picape Toro.Kleber Pinho / Projeção

De acordo com o site Jornal do Carro, a escolha pela picape, e não pelo Renegade como se especulava, seria uma estratégia da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) para ajustar o pós-venda e a escala de produção, uma vez que o modelo da Fiat está vendendo menos que o da Jeep.  

Mas isso é num primeiro momento. A opção turbinada migrará para o Renegade e chegará ao Compass, possivelmente aposentando o motor 2.0 Tigershark, de 166 cv, que, além de menos potente, é um projeto mais antigo. A previsão, segundo a Quatro Rodas, é para segundo semestre do próximo ano.

>> Nova plataforma fará VW Gol nascer de novo e matará up!

Com isso, a FCA conseguirá equipar três modelos campeões de venda com um único propulsor, associado à transmissão automática de nove marchas.

Isso se traduzirá em agilidade na produção e montagem na planta de Goiana (PE) – todos saem de lá na mesma plataforma – e, principalmente, na redução nos custos de fabricação. 

>> Peugeot revela nova geração do 208, inspirada no SUV 3008

O Renegade passou por uma atualização no ano passado.
Jeep / Divulgação

Renegade usará ainda a versão 1.0 12V Firefly turboflex, com três cilindros, gerenciado por um câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis. Na Europa, ele rende 120 cv, porém é provável que ganhe ajustes para render mais em solo nacional.

A partir de 2021, o motor 1.0 turbo estará no inédito SUV compacto derivado do Argo e no próprio hatch, além do Cronos. No mesmo ano, a Fiat finalmente dará vida ao SUV cupê Fastback, exibido em conceito no Salão de São Paulo 2018. Ele usará o trem de força 1.3 turboflex.

>> Vídeos: temporal causa perda total em carros da GM e inunda fábrica da Mercedes

O SUV cupê Fastback deve ser lançado em 2021, com o motor 1.3 turboflex.
Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Atualizações de Toro e Compass

A mudança na picape Toro também será visual. O modelo seguirá o padrão da dianteira revelada no Fastback. O conjunto óptico em três níveis permanece, porém o recorte das luzes diurnas em led na parte superior será levemente redesenhado.

Os faróis halógenos diminuirão de tamanho, bem como a grade frontal, ficando mais afilados. A frente receberá o logotipo, sem o escudo e com nome grafado em letras cromadas, já presente na traseira.

>> Confira 7 itens no carro que (quase) nenhum motorista usa

Compass, por sua vez, ganhará uma atualização até o fim deste ano, com possibilidade até de oferecer uma versão de 7 lugares. Já o Renegade passou pelo facelift em 2018.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

PERDA TOTAL NA GM A forte chuva que atingiu a região de São Paulo nas últimas 48 horas e deixou 12 mortos até o momento também causou estragos na concessionária Chevrolet Primarca, em São Caetano do Sul. Vídeo que circula pela internet mostra veículos que estavam no pátio e no showroom da loja completamente afetados pela água e lama. “Tudo sucata, tudo lixo, leilão. Agora é hora para quem tem dinheiro para comprar. Tudo carro zero, sem placa”, narra o autor do registro que correu a internet. #chuvaforte #temporal #chevrolet #gmbrasil #carros #alagamento #inundacao #saopaulo #enchente #automoveis #abcpaulista #saocaetanodosul #primarca #concessionaria

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]