• Carregando...
Foto: Peugeot/ Divulgação
Foto: Peugeot/ Divulgação| Foto:

Dois flagras feitos recentemente confirmam a proximidade de lançamentos importantes no mercado brasileiro. Um registro nos arredores da fábrica da Fiat, em Betim (MG), mostra a inédita picape da marca italiana que irá substituir a Strada, possivelmente a partir do primeiro trimestre de 2020.

O outro, na região de Resende (RJ), próximo a Porto Real, onde fica o complexo da Peugeot, confirma que a nova geração do 208 deve pintar nas lojas até o fim do próximo ano.

Mesmo vestidos com um camuflagem que não permite ver o visual por completo dos carros, é possível perceber detalhes que revelam como serão as novidades. Vamos a eles:

'Nova Strada' chega em 2020

Foto: Marlos Ney Vidal/ Autos Segredos
Foto: Marlos Ney Vidal/ Autos Segredos

Não é de hoje que a futura picape compacta da Fiat circula em ruas e rodovias brasileiras. E vários flagras já foram mostrados. Só que o mais recente, publicado pelo site Autos Segredos, traz debaixo da camuflagem zebrada a carroceria definitiva.

E, ao contrário do que se imaginava, não terá o visual inspirado no Mobi. Pelo menos do atual Mobi. Fala-se que o projeto 281, como é identificada a substituta da Strada, trará um estilo próprio, que deve ser usado na reestilização do Mobi.

A base dianteira virá do Argo e não do subcompacto, enquanto a traseira será da Fiorino, com suspensão por feixe de mola, ideal para o transporte de carga. O que será aproveitado do Mobi é a eletrônica, uma solução para diminuir os custos.

>> Mudança nas regras: Bolsonaro atirou no que viu. Mas só acertou no que não viu…

 Foto: Marlos Ney Vidal/ Autos Segredos
Foto: Marlos Ney Vidal/ Autos Segredos

As imagens do flagra revelam faróis, grade e para-choque distintos dos demais modelos da Fiat. E é aí que não vemos nada que lembra atualmente o carro de entrada da marca. Os retrovisores também chamam a atenção pelo tamanho, com o desenho visto em utilitários.

O registro mostra ainda um modelo com cabine simples e porte similar ao da Strada, porém com uma linha cintura mais alta que, consequentemente, aumenta a capacidade de carga da caçamba.

A picape também terá uma versão com cabine dupla e quatro portas, diferentemente da Strada, que oferece apenas a terceira porta, do tipo 'suicida'.

O conjunto mecânico não apresentará nenhuma novidade, num primeiro momento. Usará o já conhecido motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas, além do veterano 1.4 Fire, de 88 cv e 12,5 kgfm nas configurações de entrada com cabine simples.

>> Como é a pontuação da CNH em outros países; restrição diminui infrações e mortes

A escolha pelo 'antigo' propulsor visa manter o preço competitivo, seguindo a fórmula da Strada, que hoje começa em R$ 52.990 na opção Working.

Numa segunda fase, provavelmente após 2022, a picape da Fiat virá impulsionada pelo novo motor 1.0 turbo, de três cilindros, nas versões topo de linha.

208 com ar mais esportivo

A nova geração do 208, uma das novidades mais badaladas do Salão de Genebra, ocorrido no início de março, já começa a trafegar pelas ruas brasileiras. Os flagras feitos no interior do Rio de Janeiro, e divulgados pelo site Quatro Rodas e Falandodecarro.com, é de um protótipo realizando testes de durabilidade e homologação.

Registro do novo Peugeot 208 na região de Resende (RJ). Foto: Alexandre Bentes/ Quatro Rodas
Registro do novo Peugeot 208 na região de Resende (RJ). Foto: Alexandre Bentes/ Quatro Rodas

A previsão é de que renovado hatch estreie no mercado brasileiro em meados de 2020. Fala-se que ele passaria a vir da planta de El Palomar, na Argentina, encerrando a produção na unidade fluminense.

A Peugeot do Brasil não confirma tal informação, nem quando a novidade será lançada por aqui. Ainda mais agora que a economia argentina está bem debilitada.

>> Novo HB20 terá motor 1.0 turbo inédito e recheio de tecnologia

O novo 208 é completamente diferente da geração atual. A começar pela plataforma CMP, desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng, uma das acionistas da PSA - grupo que reúne Peugeot e Citroën.

As linhas do carro flertam com a esportividade. Ele está maior, mais largo e mais baixo que o antecessor.

Foto do flagra: Danilo Oliveira/ Falandodecarro.com
Foto do flagra: Danilo Oliveira/ Falandodecarro.com

Os novos elementos visuais remetem aos utilitários esportivos mais recentes da marca, como nas lanternas em led com a assinatura das ‘garras do leão’, emprestada do 3008. No flagra noturno é possível enxergar bem as três "garras" das luzes de freio.

O conjunto é interligado por uma faixa em preto brilhante, que parece ser uma tendência da indústria automotiva - o Volkswagen T-Cross faz uso desta solução refletiva às luzes dos carros que vêm na traseira.

Na frente, além da uma enorme grade trapezoidal com divisórias pontilhadas, chama a atenção a luz diurna em posição vertical no para-choque. É o prolongamento da linha dos três filetes, que também simulam as ‘garras do leão’ nos faróis - mais largos na segunda geração.

>> Caiu no gosto! Dez carros automáticos mais baratos no Brasil

Por dentro, o compacto premium mantém o conceito i-cockpit, mas com a evolução da já usada no 3008 e 5008.

É caso do volante de extremidades achatadas; do quadro de instrumento 100% digital e numa posição bem mais elevada; da central multimídia com estilo flutuante; da alavanca de câmbio em formato futurista; e os comandos do carro acionados por teclas, e não por botões, no centro do painel.

A novidade deverá usar o motor 1.2 PureTech na versão turbo de 130 cv substituindo o 1.6 aspirado do carro atual, associado ao câmbio automático de 6 marchas.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]