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O Territory é desenvolvido na China numa parceria da Ford com a fabricante local JMC. | Ford/ Divulgação
O Territory é desenvolvido na China numa parceria da Ford com a fabricante local JMC.| Foto: Ford/ Divulgação

Ford anunciou as suas estrelas para o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 6 a 18 de novembro. Entre as novidades estão o  Territory, futuro rival para o Jeep Compass, o EcoSport sem estepe fixado na tampa do porta-malas e o Edge ST, que dá uma pegada mais esportiva ao crossover.

O grande destaque será o SUV médio Territory, que estará na mostra paulista sob a forma de um protótipo para medir a aceitação do público, já que primeiro irá estrear na China em 2019 e só depois desembarcaria por aqui.

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A resposta positiva do consumidor brasileiro é o aval que a Ford busca para trazê-lo para o Brasil e assim bater de frente com o Compass, atualmente o SUV mais vendido no país e que começa na faixa de R$ 110 mil.

Segundo executivos da marca, o Territory teria um preço bastante agressivo, mesmo se fosse importado, uma vez que seu projeto foi desenvolvido para entregar um custo baixo de produção.

Em sua forma conceito, o Territory é maior que o do Compass. São 4,58 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, contra 4,41 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. O que significa uma espaço interno maior que o do futuro rival. Mas, é provável que as dimensões do SUV da Ford reduzam um pouco na versão definitiva.

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Ele é equipado com motor 1.5 turbo, de 163 cv - trata-se da versão turbinada do 1.5 Dragon usado no Ka e no EcoSport -, associado ao câmbio automático de 6 marchas, com tração dianteira.

Para deixar o carro mais competitivo, é de se esperar uma opção de entrada com o motor 2.0 flex, de 176 cv, já presente no EcoSport, associado ao câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.

O modelo vem ainda com painel digital e uma imensa central multimídia.

ECOSPORT SEM ESTEPE NA TRASEIRA

Outra novidade é o fim do estepe pendurado na traseira do EcoSport, seguindo uma tendência já aplicada por aqui pelo novo Chevrolet Spin e também no mercado europeu e americano.

Mas, por enquanto, apenas uma versão do SUV compacto abrirá mão do pneu sobressalente do lado de fora: a Titanium, a segunda mais cara do modelo. 

De acordo com a montadora, a retirada só não será completa, por enquanto, por que a maioria dos consumidores do EcoSport curtem o estepe do lado, por transmitir um visual  fora de estrada.

O lançamento da novidade será no primeiro trimestre de 2019, ainda sem preços definidos. A retirada do estepe externo e a colocação no interior do porta-malas reduziria ainda mais os já limitados 356 litros de capacidade. 

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A solução encontrada pela Ford é equipar o carro com pneus do tipo runflat, capaz de rodar por até 80 km mesmo quando furados, com o uso de um kit reparo, com selante e bomba de enchimento. 

A estreia do EcoSport sem estepe aparente no ano que vem também marcará uma mudança nas opções de motorização. O propulsor 2.0, de 176/170 cv e 22,5/20,6 kgfm (etanol e gasolina), ficará restrito à configuração topo de linha Storm 4WD. 

Assim, a Titanium deixará o 2.0 para assumir o 1.5 Dragon, de três cilindros, que rende 137/ 130 cv e 16,2/ 15,6 kgfm, como os demais acabamentos da linha. 

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EDGE COM A PIMENTA ST

A  Ford aproveitou a prévia das atrações para o Salão de São Paulo e confirmou a vinda da versão esportiva do Edge, com a assinatura ST (Sport Technologies). É a primeira vez que um projeto ST da marca desembarca no país - lá fora o sobrenome apimentado também está presente no Fiesta e no Focus.

A nova geração do Edge foi apresentada no Salão de Detroit deste ano e sua estreia no Brasil acontecerá justamente na mostra paulista, com a versão esportiva atraindo os olhares do público.

Ela é impulsionada pelo motor Ecoboost V6 2.7 biturbo, de 340 cv e 52,5 kgfm de torque, associada ao câmbio automático de oito marchas. A suspensão possui uma calibração mais esportiva em comparação ao Edge comum. 

Confira todas as atrações da Ford no Salão de São Paulo 2018
*O jornalista viajou a convite do Ford

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