• Carregando...
 | Ford/ Divulgação
| Foto: Ford/ Divulgação

Ford exibiu o novo EcoSport, que chega ao mercado brasileiro em agosto, mas com pré-venda prevista para meados de julho. A apresentação prévia ocorreu na Argentina, onde a partir desta sexta-feira (9) ele será a atração principal da marca no Salão de Buenos Aires.

SUV compacto ganhou uma evolução visual, já revelada no fim ano passado, com a distinção de ainda trazer o estepe fixado na tampa do porta-malas, o que não ocorre em mercados da Europa, EUA e Ásia.

Ford/ Divulgação

O modelo virá equipado com o inédito motor 1.5 3-cilindros da família Dragon, apresentando recentemente pela  Ford . Ele gera  137 cv (etanol) e se difere do 1.5 Sigma (110 cv) que equipa o Ka. Sai de cena o 1.6 Sigma, de 125 cv.

O suvinho também trocará o atual 2.0 Duratec, de 147 cv, pelo 2.0 DirectFlex com injeção direta, de 175 cv, similar ao que empurra o Focus.

LEIA MAIS: Aceleramos o Chevrolet Equinox, que chega para brigar entre os SUV’s médios

Por enquanto, nada do 1.0 turbo ventilado que seria outra estreia do modelo - é o mesmo que já é usado pelo Fiesta no Brasil. A opção sobrealimentada fica restrita ao Ecosport nos EUA.

Karina Ruela/ Divulgação

Karina Ruela/ Divulgação

As versões exibidas na noite desta quarta-feira (7) em Buenos Aires foram a FreeStyle e Titanium, que traziam o câmbio automático de seis marchas no lugar da caixa Powershift (automatizada de dupla embreagem) da linha atual. 

A transmissão manual de cinco marchas deverá ser mantida, apesar de a montadora não dar detalhes de como ficará o conjunto mecânico de toda a gama. Sabe-se, porém, que a tração é 4x2 estará presente nas configurações mais acessíveis e a 4x4 com motor 2.0 na topo de gama.

Karina Ruela/ Divulgação

Produto global

EcoSport passa pela primeira alteração desde 2012, quando mudou para a segunda geração e tornou-se um produto global.

Os faróis estão menos afilados que o atual e a grade incorporou um revestimento cromado. As luzes de neblina cresceram, com nova moldura e agora seguem o movimento do volante nas curvas. O para-choque dianteiro também foi redesenhado. Na traseira, sem mudanças. 

LEIA MAIS: Empresa paranaense começa a vender carros elétricos com preço de ‘popular’

Karina Ruela/ Divulgação

O interior deu um salto de modernidade, para acompanhar as evoluções trazidas por Honda HR-V e Jeep Renegade, além de outros representantes do segmento.

Há um novo desenho da cabine, na qual se destaca a tela da central multimídia Sync 3 fixada ao centro do painel, tal qual se vê em modelos da Mercedes-Benz – finalmente aposentaram aquela telinha azul do SYNC 1, ao menos do EcoSport – só falta agora o Ford Ka.

LEIA MAIS: Renault Captur encara crash test e é elogiado; veja o ranking dos mais seguros

O quadro de instrumentos acompanhou a atualização e agora segue o padrão visto no Focus, que também emprestou outros elementos ao novo EcoSport, como volante e botões dos faróis e janelas.

Karina Ruela/ Divulgação

Outra novidade é a opção de revestimento de couro claro no interior, além do inédito teto solar, partida por botão, sistema de som com tela central 'flutuante' de oito polegadas e espelhamento de smartphones com as interfaces Android Auto e Apple Carplay. 

O computador de bordo traz tela colorida, que inclui informações de pressão dos pneus, o volante é multifuncional e o ar-condicionado passa a ser digital. Haverá ainda a opção de som 'premium' da Sony, com nove alto-falantes.

Karina Ruela/ Divulgação

Ford confirmou ainda a presença de sete airbags em todas as versões (frontais, laterais, de cortina, laterais e de joelho para o motorista). 

EcoSport continuará a sair da fábrica de Camaçari (BA) para o mercado sul-americano, com o Brasil sendo o primeiro país a vender a linha reestilizada. Em outubro, o modelo estreia no EUA e a partir de 2018 no mercado asiático. 

O suvinho será produzido também na China, Índia, Romênia e Rússia.

Karina Ruela/ Divulgação

Karina Ruela/ Divulgação
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]