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| Foto: Ford/Divulgação

A Ford é a terceira marca no país a adotar o motor 1.0 com três cilindros e turbocompressor. Mas, ao contrário do que fez a Volkswagen com o up! 1.0 TSI e a Hyundai, com o HB20 1.0 Turbo, a fabricante norte-americana decidiu turbinar o seu hatch compacto intermediário Fiesta, e não o modelo de entrada (no caso o Ka) como fizeram os rivais.

Além disso, posicionou a novidade como topo de linha, com preço inicial de R$ 71.990, ou apenas R$ 500 a menos que o hatch médio Focus 1.6 SE (R$ 72.490). Resta saber se essa estratégia terá uma resposta favorável do consumidor, pois dependerá dela para que o novo propulsor se estenda ao Ka e ao EcoSport.

Fiesta 1.0 EcoBoost chega como o topo de linha do modelo.Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O 1.0 EcoBoost com três cilindros desembarca a partir de julho no Fiesta com credenciais de sucesso no mercado externo. Na Europa, acaba de ser eleito pela quinta vez o “Motor Internacional do Ano”, com votação da imprensa automotiva mundial. No Velho Continente, o bloco equipa um em cada cinco carros da Ford.

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No mercado brasileiro, ele ganhará também o título de ‘o mais forte da categoria’, superando com folga as outras opções 1.0 turbo no país. Ele rende 125 cavalos e 17,3 kgfm na gasolina (importado da Romênia, não terá opção flex), superandos os 101/105 cv e 16,8 kgfm (gasolina/ etanol) do up! 1.0 TSI e os 98/ 105 cv e 13,8 e 15,0 kgfm (g/e) do HB20 1.0 turbo, ambos bicombustíveis.

O 1.0 EcoBoost está associado ao câmbio automatizado Powershift, de seis marchas e dupla embreagem, que atualmente gerencia o 1.6 Sigma de 4 cilindros, com 125/ 130 cv e 15,4/ 16,0 kgfm.

O motor vem com duplo comando variável (admissão e escape), injeção direta, coletor de escape integrado ao cabeçote e correia banhada em óleo, que dispensa manutenção e tem durabilidade por toda a vida útil do motor. No Brasil, a família EcoBoost estava representado apenas na litragem 2.0 do Fusion, com 240 cv e 34,7 kgfm.

Por enquanto, a Ford descarta o utilização deste propulsor no Fiesta Sedan.

Renyere Trovão / Gazeta do Povo

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A partir desta linha 2017, a marca deixará de vender no varejo (somente frotistas) a configuração 1.5 Sigma flex, de 107/ 112 cv e 14,9/ 15,0 kgfm. A configuração respondia por 40% do mix de vendas do modelo e o preço ‘mais acessível’ canibalizava o Ka. A partir de agora, as concessionárias oferecerão como versão de entrada a SE 1.6 manual, por R$ 51.990.

A pré-venda do Fiesta 1.0 EcoBoost começa nesta quinta-feira (30), com chegada às concessionárias na segunda quinzena de julho.

A versão estará disponível apenas com o câmbio Powershift.Ford / Divulgação

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A era dos três cilindros

A chegada do EcoBoost 1.0 confirma a tendência cada vez maior da utilização de motores downsizing como alternativa para melhorar o desempenho, especialmente com a adição do turbo, a economia de combustível e a emissão de poluentes. E os blocos com três cilindros cumprem bem esse papel, também por serem mais leves que os com quatro cilindros.

Assim, o Fiesta se juntará a Hyundai HB20 (aspirado e turbo), Ford Ka, Volkswagen Gol e up! (aspirado e turbo), Peugeot 208, Citroën C3 e Kia Picanto, todos com a opção tricilíndrica. No que vem, Fiat Uno e Mobi entram para essa turma.

Diversão e economia na cidade e na estrada

O 1.0 EcoBoost deixa Fiesta 20% mais rápido do que se equipado com o 1.6 Sigma. O turbo leva o hatch da inércia aos 100 km/h em 9,6 segundos, enquanto o 1.6 cumpre a mesma missão em 12,1 s no câmbio automatizado de dupla embreagem.

Durante o test-drive por rodovias de São Paulo e na pista de corrida Velo Cittá, em Mogi Guaçu, a diversão proporcionada pelo EcoBoost é o ponto alto ao volante. A resposta de aceleração é imediata, já que o torque demora apenas 1,5 segundo para sair de 50% e chegar até 90%, isso a 1.500 rpm, eliminando o fenômeno conhecido como ‘turbo lag’ (tempo que a turbina leva para entrar em operação). Ultrapassagens e retomadas são feitas com maior tranquilidade.

O bloco pode ser até 20% mais econômico e reduz em até 15% as emissões de gás carbônico.

Na medição do Inmetro, o motor obteve consumo médio de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, com gasolina, índices que o colocam entre os 20 carros mais econômicos do país. Desempenho abaixo do 1.0 TSI do up! - 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada - e superior ao HB20 1.0 Turbo - 11,6/ 14,3 km/l (cidade/estrada).

O que ele traz

Preços e itens de série de toda a linha 2017 do Fiesta hatch:

SE 1.6 manual

R$ 51.990

Vem com direção elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos; alarme; som MyConnection geração 3; e computador de bordo.

SEL 1.6 manual

R$ 58.790

SEL 1.6 Powershift

R$ 64.990

Agrega controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; sensor de ré; faróis de neblina; rodas de liga aro 15; sistema Sync com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência; ar digital; vidros elétricos dianteiros e traseiros; e chave de segurança MyKey.

Titanium Plus 1.6 Powershift

R$ 70.690

Titanium PLUS 1.0 EcoBoost Powershift

R$ 71.990

Acrescenta 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista); partida sem chave e com sensor de presença; bancos de couro, rodas de liga aro 16; sensores de chuva e crepuscular; piloto automático; e ar digital.

*O jornalista viajou a convite da Ford
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