• Carregando...
logomarcas-ford-gm-toyota-sae
Consórcio ASCV une Ford, GM, Toyota e SAE Internacional.| Foto:

Ford, General Motors e Toyota anunciaram uma grande parceria para o desenvolvimento de tecnologias para carros autônomos. A parceria terá também o grupo de engenharia do setor, SAE Internacional, e será firmada via consórcio batizado de AVCS (Automated Vehicle Safety Consortium).

O foco inicial da parceria será a elaboração de padrões de segurança, que poderão ajudar na criação de regulamentações para área nos Estados Unidos. O anúncio chamou a atenção do mercado, principalmente por não envolver nenhuma gigante da tecnologia ou startup.

Na página do consórcio, as empresa dizem que o primeiro desafio do consórcio será criar um roteiro (roadmap) para a criação de uma matriz de padrões de segurança para carros autonômos que poderá ser usada por desenvolvedores, fabricantes e demais atores envolvidos com a tecnologia. Nesse primeiro momento, o foco dessa matriz será indicar questões a serem priorizadas no desenvolvimento e regulação dos carros autônomos; apontar regras de coleta, proteção e compartilhamento de dados no setor, principalmente no sentido de investigar e prevenir acidentes (à semelhança do que já acontece no setor de aviação, por exemplo); e também investigar as interações entre os carros autônomos, usuários e via.

O consórcio ocorre em paralelo a outras parcerias já anunciadas no setor. Ainda em outubro do ano passado, a Honda comprou parte de unidade da GM dedicada aos carros autônomos, a GM Cruise Holdings. Já neste ano, a aliança global anunciada pela Volkswagen e pela Ford também incluiu um aporte bilionário da marca alemã no desenvolvimento de carros autônomos pela montadora americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]