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O motor 1.0 EcoBoost já é usado lá fora e por aqui deverá ser nacionalizado e render perto de 125 cv. | Carplace
O motor 1.0 EcoBoost já é usado lá fora e por aqui deverá ser nacionalizado e render perto de 125 cv.| Foto: Carplace

Com a previsão de um mercado ainda retraído em 2016, a Ford decidiu para o próximo ano apenas atualizar produtos já oferecidos em nosso mercado. E a principal novidade está prevista para estrear no segundo semestre.

Trata-se da versão turbo do New Fiesta, que receberá o motor EcoBoost 1.0 de três cilindros. O propulsor equipará as configurações mais caras do hatch e do sedã em substituição ao atual 1.6 aspirado.

O bloco já é utilizado lá fora e deve ser nacionalizado. Após equipar o Fiesta, é provável que ele se estenda ao Ka e ao EcoSport a partir de 2017. A Ford ainda não deu detalhes técnicos, mas a potência será semelhante ao do propulsor 1.6, rendendo na casa dos 125 cv.

Atualmente, a Volkswagen é a única marca no Brasil a sobrealimentar seu motor de baixa cilindrada. Ela saiu na frente em meados deste ano com o up! 1.0 TSI, de 3 cilindros, que rende até 105 cv. Para o próximo ano, a Honda já anunciou que também adotará a tecnologia no Fit e no City.

Ford Edge

A nova geração do Edge adotará o visual padrão da Ford.Ford/ Divulgação

Outra novidade da Ford é a nova geração do Edge, prevista para o primeiro trimestre. O design externo assume a nova identidade visual da marca.

O modelo trará a tecnologia que permite estacionar o veículo usando controle remoto e também a terceira geração do sistema multimídia Sync, com tela de 8 polegadas e espelhamento com smartphones.

O motor continuará a ser o V6 3.5 aspirado, recalibrado para render 289 cv, mas há rumores de que pode vir ainda uma das versões de blocos EcoBoost usadas a América do Norte: 2.0 turbo, de 245 cv, e o 2.7 turbo, de 313 cv. A atual geração vendida no Brasil custa entre R$ 139 mil e R$ 171 mil.

Ford Ranger

A Ranger virá com uma nova grade e motores mais econômicos.Ford/ Divulgação

Também para meados de 2016 chega a reestilização da picape Ranger, que recebeu mudanças no desenho frontal e no interior, como a nova grade que substitui a de três lâminas. Os motores ficar am mais econômicos. A linha 3.2 turbodiesel de 5 cilindros e 200 cv está 18% mais eficiente. O 2.2, de 4 cilindros e 160 cv, promete economizar até 22% a mais de combustível.

No mesmo período virá o facelift do sedã grande Fusion, que será mostrado no Salão de Detroit, em janeiro. A atualização do EcoSport deve surgir no Salão de São Paulo, em outubro. Ele terá o visual repaginaado e trará novas soluções de conectividade para tentar retomar o terreno perdido no segmento de SUVs para Honda HR-V e Jeep Renegade.

*O jornalista viajou a convite da Ford
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