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O novo Ka, por enquanto, só foi exibido na forma de conceito, mas que está muito próximo do modelo que chegará em breve | Divulgação
O novo Ka, por enquanto, só foi exibido na forma de conceito, mas que está muito próximo do modelo que chegará em breve| Foto: Divulgação

210 mil é capacidade de produção anual da nova fábrica de motores da Ford, inaugurada esta semana no complexo industrial da marca em Camaçari (BA). A montadora investiu R$ 400 milhões no desenvolvimento do projeto. A unidade conta com a operação de 40 robôs e carregadores automáticos, além de 34 centros de usinagem. Os equipamentos são conectados via wi-fi e câmeras de alta definição para monitoramento online e redução dos riscos de defeito. Por enquanto, o motor 1.0 de 3 cilindros está em fase de pré-produção e a fabricação em alta escala começa no fim de maio.

Análise

Carros completos e econômicos

André Leite, gerente de Marketing da Ford do Brasil

O padrão de compra vem passando por um processo de evolução, em que o consumidor procura um ‘algo a mais’. O carro 1.0 nunca deixou de ter a sua importância no mercado. Temos uma perspectiva interna a partir dos últimos resultados de razão de compra de um carro, onde percebemos uma maturação do consumidor, que antes priorizava mais preço, desenho do carro e potência, mas vem dando uma maior importância para a questão do consumo de combustível. O cliente quer carros mais completos, mas também mais econômicos. Com esse lançamento abrimos uma nova janela.

  • A variante sedã do compacto promete mexer com o segmento

Foi-se o tempo em que motor 1.0 sofria para subir ladeira. E quem busca o máximo em economia de combustível não precisa mais abrir mão do desempenho. Já conhecidos no exterior, os propulsores 1.0 de 3 cilindros estão ganhando espaço no Brasil. Além de mais leves e menores, garantem números de desenvoltura mais satisfatórios para o dia a dia do brasileiro e também possibilitam melhor eficiência de consumo.

Por aqui, a Hyundai deu o primeiro passo, com a motorização mais básica do HB20. A Volkswagen fez a lição de casa e trouxe ao país o propulsor 1.0 de 3 cilindros para o Fox Bluemotion e, mais recentemente, para o seu mais novo lançamento, o up!.

Agora é vez da Ford também seguir a tendência do mercado. Na última semana a marca reuniu a imprensa automotiva na Bahia para apresentar o seu novo motor 1.0 3C de comando duplo flex. Por hora, não foi possível acelerar com o propulsor, já que ele equipará o conjunto mecânico do novo Ford Ka, modelo já revelado como conceito e que deve ser lançado em julho.

Com 85 cv, o motor já chegará ao mercado com a maior potência, em comparação com os outros concorrentes. O do HB20 desenvolve 80 cv, enquanto que o da Volkswagen alcança 82 cv.

Além do desempenho, a Ford promete que o propulsor é um dos mais econômicos do segmento, embora prefira não revelar números de consumo. A montadora deve esperar a aferição do Inmetro, prevista para maio, para só então anunciar essas informações.

Derivado do motor 1.0 Ecoboost, o propulsor de 3 cilindros adota a tecnologia que varia o comando de admissão e de escapamento de modo independente. Também dispensa o reservatório auxiliar de combustível para partidas a frio e conta com o sistema Easy Start, para aquecer o motor de forma eletrônica. "É um motor com alta tecnologia, tem o menor tamanho da família de motores da Ford, além de preparação para aplicações futuras", destacou o diretor de engenharia da Ford do Brasil, Volker Heumann.

Durante o desenvolvimento do propulsor, a equipe de engenheiros da montadora optou por fazer o bloco em ferro fundido, já que, segundo Heumann, esse é um material mais estável e rígido, que garante um aquecimento melhor do motor e possibilita fazer um propulsor menor. "Para se ter uma ideia, esse bloco, que tem 28,62 cm, cabe em uma folha de A4. Com o tamanho reduzido, sobra mais espaço para a segurança passiva e para o desenho do carro", afirmou. Já o cabeçote é feito de alumínio e tem coletes de escape integrados, sem a utilização de juntas ou parafusos.

Outro diferencial é o uso da correia lubrificada, que fica dentro da caixa do motor e imersa em óleo. De acordo com Heumann, isso possibilitou aumentar a vida útil da correia para 240 mil quilômetros, mesmo prazo do propulsor.

Campanha promocional do carro

Assim como fez com o novo EcoSport em seu pré-lançamento, a Ford também vem apresentando o novo Ka aos poucos. Depois de mostrá-lo como conceito, o modelo fez sua estreia em rede nacional no último dia 6 ao ser anunciado no programa SuperStar, da Rede Globo, como prêmio para a banda vencedora do reality show. A cada edição do programa, que durará três meses, um novo detalhe do veículo será revelado ao público. Junto com a ação, a Ford aproveitou para lançar o hotsite oficial (foto) da nova geração, no qual os interessados poderão se inscrever e receber as primeiras informações do carro. Para acessá-lo digite www.fordfuturo.com.br/novo-ka/.

O jornalista viajou a convite da Ford.

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