• Carregando...
 | Jonathan CamposGazeta do Povo
| Foto: Jonathan CamposGazeta do Povo

Com pequenos descuidos, você pode estar contribuindo para que seu veículo consuma mais combustível do que o necessário para fazer seus trajetos diários. Além de afetar a eficiência do carro, essas atitudes pesam no bolso - especialmente em tempos que os preços do álcool e da gasolina estão nas alturas. Assim, selecionamos cinco dicas simples para evitar o gasto desnecessário de combustível. 

1. Calibre os pneus corretamente

Aniele NascimentoGazeta do Povo

Andar com os pneus mais murchos do que o ideal aumenta o atrito com o solo, o que eleva o consumo de combustível. Para evitar isso, é importante saber a calibragem ideal dos pneus do seu automóvel, informação que pode ser encontrada no manual do veículo, além de verificá-la mensalmente e corrigi-la em momentos que os pneus estejam frios. 

>> Vai pegar a estrada? Saiba como organizar a bagagem

2. Evite andar com os vidros abertos  

Dirigir com ventinho batendo no rosto pode até ser bastante agradável, mas quando as janelas estão abertas a resistência do ar tende a aumentar (especialmente com o carro em alta velocidade), elevando também a energia para vencê-la. Assim, o ideal é dirigir com os vidros fechados e com o ar-condicionado ligado - mas em potência baixa ou moderada.

3. Não exagere no ar-condicionado

Pixabay

ar-condicionado pode ser a alternativa que mais contribui para o bom uso do combustível, porém isso depende da potência na qual ele está ligado: se ela for de moderada para alta, o consumo tende a aumentar.

Para evitar o uso do ar no máximo, é importante aproveitar as entradas de ar do carro para ventilar e, sempre que estacionar o veiculo, tentar mantê-lo na sombra.

4. Evite carregar peso em excesso

Quanto mais pesado o carro, mais combustível ele gastará para se colocar e manter em movimento. Por isso, é importante pensar bem no que será carregado no veículo, especialmente quando se vai pegar a estrada. Tudo que puder ser evitado pode contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, de gastos.

5. Mantenha a revisão do seu carro em dia

Marcelo AndradeGazeta do Povo

O mau funcionamento de diversas partes do carro pode acarretar em maior gasto de combustível. Por isso - e para manter a segurança daqueles que utilizam o veículo, é importante fazer as revisões do carro conforme indicação do fabricante.

Vale lembrar que outros fatores também podem influenciar a eficiência do automóvel. Acelerar bruscamente, esticar marchas e segurar o carro com a embreagem em uma subida são alguns dos hábitos que também provocam um consumo mais alto de combustível e devem ser evitados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]