• Carregando...
A obrigatoriedade da adoação da nova placa em todo o país começa no próximo dia 30 de junho. | Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
A obrigatoriedade da adoação da nova placa em todo o país começa no próximo dia 30 de junho.| Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Após sinalizar no ano passado que iria acabar com a placa unificada do Mercosul caso fosse eleito, o presidente Jair Bolsonaro parece ter mudado de ideia. 

Por meio do Ministério da Infraestrutura, o governo admitiu que não só pretende manter o novo sistema de identificação dos veículos no Brasil, como ainda ampliar o seu uso e melhorar o nível de segurança das informações. 

De acordo com o órgão, a placa padrão já é adotada por Detrans de sete estados: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. 

>> Quando seu carro precisará ter a nova placa Mercosul

E até o momento, quase 1 milhão de veículos no país circulam com a nova chapa. A obrigatoriedade da implantação em todos estados, que estava prevista para vigorar em dezembro do ano passado, foi adiada para o próximo dia 30 de junho.

A alegação à época era de que seria necessário um prazo maior para integrar o banco de dados dos Departamentos de Trânsito estaduais à base nacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A falta de matéria-prima para a confecção das novas placas também surgiu como argumento para a mudança na data.

>> Bolsonaro confirma que governo vai anunciar mudança em validade da CNH

Segundo informou o Ministério da Infraestrutura ao site UOL Carros está em curso um estudo que avalia as características da placa e o processo para a sua emissão, como também o nível de segurança na identificação do veículo a fim de diminuir os riscos de clonagem.

O órgão também orientou a todos os estados que não adotaram a placa que não o façam até que estes estudos sejam concluídos.

Desde que a resolução 729 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta a nova placa, foi publicada em março de 2018, o dispositivo já perdeu alguns itens de segurança previstos no projeto original. Na lista estão lacre, substituído pelo QR Code; tarja superior em 3D; e a bandeira do estado e o brasão do município nos quais o veículo foi registrado.

Denatran informou que tais mudanças visavam a simplificação do sistema e o corte nos custos.

>> Governo Bolsonaro quer usar drogômetro para flagrar motorista sob efeito de drogas

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

PERSEGUIÇÃO INUSITADA Uma perseguição policial agitou as ruas de Sarandi, na região de Maringá (Norte do Paraná), no início da noite de sexta-feira (8). E o que chamou a atenção era o veículo usado pelo fugitivo: um kart. Uma câmera de segurança flagrou o momento da inusitada ‘corrida’ por uma das ruas da cidade. Foram 20 minutos de ‘pega’ até o piloto do kart ser rendido pelos policiais. Segundo a PM, houve uma denúncia de moradores de que um homem, de 30 anos, dirigia o carrinho de competição de maneira perigosa por algumas vias, inclusive na contramão. Assim que a viatura chegou ao local, ele desobedeceu à ordem de parada e perseguição teve início. O transgressor foi preso e o kart apreendido. #kart #perseguicaopolicial #policiamilitar #sarandi #gazetadopovo #pilotodekart

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]