• Carregando...
 | Felipe RauEstadão Conteúdo
| Foto: Felipe RauEstadão Conteúdo

O governo federal tirou a obrigatoriedade da instalação de um dispositivo de segurança em caminhões basculantes que evita o acionamento da caçamba em movimento.

Tal situação pode ocasionar acidentes graves, principalmente quando o veículo passa debaixo de pontes, viadutos e passarelas. Em janeiro deste ano, por exemplo, um caminhão com a caçamba levantada atingiu e derrubou uma passarela na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. 

A Resolução 563 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estava em vigor desde 1.º de janeiro deste ano e foi suspensa por um ano, na semana passada. A decisão veio após encontro do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) com o diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Maurício José Alves Pereira.

>> CNH digital já está disponível em todo Brasil; veja como tirar gratuitamente

O deputado comemorou nas redes sociais a vitória da sua solicitação, publicando a foto ao lado do presidente do Contran reivindicando para si a suspensão da medida. 

Segundo o site UOL, a assessoria do parlamentar afirmou que o Moreira atendeu a uma reclamação dos caminhoneiros autônomos do litoral do Rio Grande do Sul, principalmente em relação ao custo para a adaptação no veículo, que gira em torno de R$ 5 mil.

>> Novela sem fim? Placas padrão do Mercosul têm nova data para começar a valer

Já o presidente da Fecam (Federação dos Caminhoneiros do Rio Grande do Sul) André Luís Costa, diz que a falta de equipamento (e não de preço) estaria afetando a circulação da frota, conforme publicou o UOL.

De acordo com Costa, cerca de 100 caminhões estava parado no pátio da Fecam por não conseguir encontrar o dispositivo no mercado.

Imagens do caminhão que ficou esmagado pela passarela na Av. Brasil no Rio de Janeiro.
Reprodução/TV Globo

Pela resolução, o caminhoneiro poderia escolher entre dois sistemas: um primário (chamado de ‘tipo A’) ligado à tomada de força e que emite avisos visual e sonoro quando houver o basculamento da caçamba. E o ‘tipo B’, que atua conectado ao ‘tipo A’ e desliga a tomada de força para evitar a elevação da caçamba a velocidades acima de 10 km/h.

Seria também exigido a apresentação do Certificado de  Segurança Veicular (CSV) anualmente no licenciamento do veículo.

>> Culpa do estagiário da VW: Golf GTI de 411 cv e TV gigante no porta-malas

Um levantamento da Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular (Fenive) realizado entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018 mostrou que dos 3,4 mil caminhões basculantes testados, 58% foram reprovados. Destes, 8% não apresentavam defeitos ou ausência de dispositivos de segurança. Outros problemas estão relacionados ao sistema de freios, faróis e suspensão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]