• Carregando...
 | Julio Nery/Canal Shift Up!
| Foto: Julio Nery/Canal Shift Up!

A Hyundai lançará no próximo dia 12 de abril a versão turbo do Hyundai HB20. O modelo mais apimentado foi flagrado durante a gravação de um comercial pelas ruas de São Paulo (SP). O registro foi feito por Julio Nery e publicados pelo site Canal Shift Up!.

O carro utilizará o motor turbo 1.0 Kappa, de três cilindros e injeção direta de combustível, que renderá cerca de 120 cv e 17,5 kgfm de torque entre 1.600 e 4.100 rpm. O propulsor é semelhante ao que equipa o Kia cee’d GT Line na Europa - lembrando que as duas montadoras sul-coreanas compõem o mesmo grupo e compartilham diversos componentes entre seus produtos.

No Brasil, o propulsor adotará a tecnologia flex, atuando em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas. Seria uma opção intermediária na linha, posicionando-se entre o 1.0 12V (80 cv e 10,2 kgfm) e o 1.6 16V (128 cv e 16,5 kgfm). Além de gerar mais força em rotações baixas, o bloco é mais econômico, o que o torna menos poluente. Num segundo momento, a opção também equipará o HB20S.

Julio Nery/Canal Shift Up!

O modelo não trará mudanças visuais profundas, apenas a presença do logotipo ‘Turbo’, na cor vermelha, fixado do lado direito da tampa do porta-malas, e alguns elementos da versão R spec, lançada recentemente com uma roupagem mais esportiva.

ENKONTRA VEÍCULOS.COM: Procurando um HB20 seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente

O HB20 turbinado se juntará ao Volkswagen up! TSI, que inaugurou uma nova era no Brasil de veículos com motorização de baixa cilindrada sobrealimentado. O up! 1.0 turbo entrega 105 cv e 16,8 mkgf de torque a 1.500 rpm.

Ano dos hatches

Além do HB20 Turbo, pelo menos outros cinco hatches compactos foram ou serão lançados em 2016. O primeiro foi a linha 2017 do Gol, que estreou nas lojas há duas semanas. Ele veio com retoques no visual e um interior repaginado, com maior conectividade, além do novo motor 1.0 MPI, de 120 cv para toda a linha - ainda neste ano ele também adotará o bloco 1.0 TSI do up!, antes da mudança de geração, programada para 2017.

Na próxima semana chega o facelift do Peugeot 208, que virá equipado com o novo motor 1.2 aspirado, de 90 cv. Será o propulsor mais econômico do país. A marca francesa ainda trará a versão GT do 208, que deve receber o bloco 1.6 THP do crossover 2008, de 173 cv, combinado ao câmbio manual de seis marchas.

No 13 de abril será a vez do Mobi, o novo compacto da Fiat, que vem com a promessa de resgatar a essência de carro popular, com preço acessível e baixo custo de manutenção. Já o Chevrolet Onix passará por um facelift e ganhará uma versão aventureira, novidades que devem mantê-lo na liderança de vendas que conquistou no ano passado.

A Renault lançará o Kwid no segundo semestre, aposentando o Clio vendido por aqui (que está duas gerações atrasadas em relação à Europa).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]