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 | Fotos: Divulgação / Arte: Guilherme da Paixão
| Foto: Fotos: Divulgação / Arte: Guilherme da Paixão

Comprar um hatch compacto não é uma tarefa fácil. Há muitas opções no mercado, cada qual com suas vantagens e desvantagens.

Enquanto um entrega melhor desempenho, o outro supera no consumo. Há espaço de sobra no modelo pretendido, mas ele peca no design ou na oferta de itens de série.

Enfim, é preciso avaliar com calma para não se arrepender depois.

Ficha técnica

Veja os principais componentes de cada um dos modelos:

Leia a matéria completa

Para ajudá-lo na escolha, selecionamos seis modelos que figuram entre os mais procurados pelos consumidores e buscamos compará-los conforme os critérios que pesam na hora da aquisição.

E o hatch que obteve a maior pontuação na soma de todos os quesitos foi o Hyundai HB20, com destaque para o design, desempenho e itens de série.

O Ford Ka também foi bem avaliado e dividiu com o modelo da marca sul-coreana o posto de a melhor escolha da lista pelo conjunto.

Veja os concorrentes e o desempenho em cada uma das categorias (e confira a pontuação final):

DESIGN

Renault Sandero

Luiz Costa/Renautl
Luiz Costa/Renault

Após passar por uma cirurgia plástica, em 2014, o modelo ficou com a aparência mais harmoniosa se comparada com a geração anterior. Os elementos que formam a dianteira e a traseira conseguem dar um tom discreto de esportividade. NOTA 9

GM Onix

Divulgação

A frente, formada pelos faróis espichados e para-choque que envolve a ampla grade, deixam o modelo com aparência agressiva. Atrás, o desenho das lanternas, tampa do porta-malas e para-choque dão a sensação de que o carro parecer maior. NOTA 9

VW Gol

Fabio Aro/Volkswagen

O Gol passou por uma reestilização que deu sobrevida a um projeto com validade vencida. Mas continua atrás do rivais neste quesito. A frente alinhada com a nova identidade da marca o deixou apenas semelhante com os demais modelos da Volks.O Gol G7 vem em 2016 com novo desenho. NOTA 7

Ford Ka

Pedro Bicudo

A completa repaginada, em 2014, fez bem ao ‘kazinho’. A dianteira recebeu nova grade, de acordo com a identidade da marca, novos faróis e para-choque, que o deixaram com aparência moderna e respeitável. O mesmo aconteceu na traseira com as novas lanternas. NOTA 10

Hyundai HB20

Wagner Menezes/Hyundai
Wagner Menezes/Hyundai

O design sempre foi o ponto alto do carro e forçou os rivais a se atualizarem também. A adoção da grade hexagonal na linha 2016 caiu muito bem. Na traseira, as lanternas, tampa do porta-malas e para-choque harmonizam com o desenho. NOTA 10

Nissan March

Nissan/Divulgação
Nissan/Divulgação

A vinda do New March no ano passado, que passou a ser produzido em Resende (RJ), deu uma cara mais europeia ao então estilo japonês. Porém, a traseira não abandonou os traços orientais, com as lanternas verticais que compactam ainda mais o modelo. NOTA 8

Desempenho

Renault Sandero

Luiz Costa/Renault

Seu motor 1.0 é uns dos melhores em economia de combustível. Já o 1.6 é bom em torque e desempenho. NOTA 9

GM Onix

O propulsor 1.0 poderia ser um pouco mais esperto nas retomadas . Qualidade já oferecida pelo motor 1.4, que se comporta como um bloco 1.6. NOTA 8

VW Gol

Volkswagen/Divulgação

A opção 1.0 é um pouco mais forte que a do Onix, HB20 e March. O 1.6 cumpre bem o seu papel a na hora da aceleração e retomada. NOTA 9

Ford Ka

Pedro Bicudo/Ford

Tem o motor 1.0 mais potente do grupo (82 cv), além de possuir três cilindros, o que resulta em bons números de consumo . O bloco 1.5 também empolga. NOTA 10

Hyundai HB20

Tanto o 1.0, de 80 cv, quanto o 1.6, de 128 cv, são espertos e respondem bem quando exigidos. O bloco maior é o mais potente da categoria. NOTA 10

Nissan March

Nissan/Divulgação

É o mais fraco entre os blocos 1.0 de 3 cilindros . O 1.6 agrada, devido à boa relação peso-potência. NOTA 8

Consumo

Renault Sandero

O 1.0 bebe menos que Gol e Onix, na turma dos quatro cilindros, mas perde para todos os 3 cilindros. Com o 1.6, fica atrás dos rivais. NOTA 7

GM Onix

Na estrada, tanto o 1.0 quanto o 1.4 fazem bonito na gasolina, com os melhores índices entre a concorrência. Performance que não se repete na cidade. NOTA 8

VW Gol

No bloco 1.0, trava um duelo com Onix para ver quem gasta mais na cidade. Entre os propulsores 1.6, ele se sai melhor que o Sandero na estrada, mas se equivalem na cidade. NOTA 7

Ford Ka

É o 1.0 mais econômico do grupo na cidade e só perde para o Onix na estrada. Já o 1.5 consume quase tanto que os 1.6 da lista. NOTA 9

Hyundai HB20

O motor 1.6 passou para a nota A do Inmetro na cidade e estrada. O 1.0 também não compromete. NOTA 8

Nissan March

O 1.6 vai muito bem na estrada com o melhor índice entre os rivais. O 1.0 está na média na cidade. NOTA 8

Itens de série

Renault Sandero

Rodolfo Buhrer/Renault

É quase ‘pelado’ na versão de entrada 1.0 Authentique (R$ 38,9 mil), salvo a presença do ar-condicionado. A 1.0 Authentique Plus (R$ 39,5 mil) adiciona vidros elétricos dianteiros. Só fica interessante a partir da versão 1.0 Expression (R$ 41,3 mil), quando adiciona sistema de som com USB/AUX/bluetooth com comando satélite no volante, computador de bordo, alarme e direção hidráulica com regulagem de altura. Com mais R$ 1 mil, é possível acrescentar o pacote Techno Pack (central multimídia Media NAV e sensor de ré). Roda de liga leve e faróis de neblina a partir da versão 1.6 Dynamique (R$ 47,6 mil). NOTA 6

GM Onix

Também peca pela falta de itens de conforto nas versões de entrada 1.0 LS (R$ 38,4 mil). Traz equipamentos comuns na categoria, como direção hidráulica, ar-condicionado e aviso sonoro do cinto de segurança. Começa a melhorar na 1.4 LT, com acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto, trava elétrica e vidros elétricos nas portas dianteiras. Por R$ 1,9 mil, a LT incorpora o moderno e conectivo sistema multimídia MyLink (USB/AUX/bluetooth) e com tela de 7 polegadas. A partir da 1.0 LTZ (R$ 50,5 mil), vem de série faróis de neblina, rodas de liga leve, computador de bordo, retrovisores elétricos,vidros elétricos traseiros, volante multifuncional e sistema MyLink. NOTA 7

VW Gol

É o que menos oferece itens de série nas versões de entrada. Possui a maior lista de opcionais, o que empobrece as versões mais vendidas. Por exemplo, vem de fábrica na configuração 1.0 Special (R$ 33,7 mil, quatro portas) apenas com alerta sonoro de faróis acesos e banco do motorista com ajuste de altura. Para ter ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica e vidros dianteiros elétricos é preciso desembolsar mais R$ 4,1 mil, além de outros R$ 900 para o volante multifuncional e conjunto sonoro, totalizando R$ 38,7 mil pela Special. No acabamento 1.0 Comfortline (R$ 42,9 mil) é que alguns desses itens começam a aparecer de série. NOTA 6

Ford Ka

Pedro Bicudo/Ford

É bem recheado desde a versão de entrada 1.0 SE (R$ 40,6 mil). Traz direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, som com comando de voz e bluetooth, abertura elétrica do porta-malas, indicador de troca de marcha no painel e sistema Isofix para a fixação da cadeirinha infantil. A 1.0 SE Plus (R$ 42,7 mil) acrescenta multimídia Sync com AppLink e assistência de emergência, além de vidros elétricos traseiros. A partir do 1.0 SEL (R$ 46,3 mil), o nível de equipamentos sobe coma presença de itens inéditos para o segmento, como controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa. Entra ainda faróis de neblina, roda de liga leve, retrovisores elétricos, computador de bordo e alarme.  NOTA 10

Hyundai HB20

Oferece uma ampla lista de itens desde a versão de entrada 1.0 Comfort (R$ 39 mil), como direção hidráulica, ar-condicionado, trava elétrica e vidros elétricos dianteiros, Isofix, computador de bordo e sistema de som com comandos no volante. A intermediária 1.0 Comfort Plus (R$ 42,6 mil) agrega destravamento automático das portas em caso de acidente, retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, travamento automático das portas e vidros elétricos traseiros. A 1.0 Comfort Style (R$ 46,3 mil) incorpora faróis de neblina com projetor, lanternas Clear Type (que imitam led), roda de liga leve e volante com ajuste de profundidade e altura. NOTA 10

Nissan March

Nissan/Divulgação

Também entrega um bom pacote desde a acabamento mais básico 1.0 Conforto (R$ 37,3 mil). Direção elétrica, ar-condicionado e computador de bordo estão entre os principais itens. A versão 1.0 S (R$ 39,3 mil) passa a oferecer também vidros dianteiros elétricos, trava elétrica e chave com telecomando. Na 1.0 SV (R$ 42,5 mil) surgem roda de liga, sistema de som com USB/AUX/bluetooth, volante multifuncional, faróis de neblina, retrovisores e vidros traseiros elétricos. A topo 1.6 SL (R$ 49,4 mil) introduz GPS, câmera de ré e ar digital, entre outros. NOTA 8

Espaço

Renault Sandero

Luiz Costa/Renault

Com porte de hatch médio, é reconhecido pelo ótimo espaço interno e do porta-malas (320 l). Cinco pessoas viajam com folga. NOTA 10

GM Onix

Só perde para o Sandero na acomodação interna. Tem bom espaço para as pernas de quem anda atrás. O porta-malas de 280 l está na média. NOTA 9

VW Gol

Praticamente empata com o March no tamanho da cabine, o que significa aperto aos ocupantes. Porta-malas de 285 l está na média. NOTA 6

Ford Ka

Perde para todos os rivais na capacidade do porta-malas (257 l). O espaço interno é compacto e acomoda sob medida . 7

Hyundai HB20

O tamanho robusto por fora não se confirma ao entrar no veículo. O espaço é limitado aos ocupantes traseiros. O porta-malas de 300 litros é o segundo melhor da categoria. NOTA 8

Nissan March

Nissan/Divulgação

É o mais compacto da turma (2,45 m de entre-eixos). Adultos com 1,75 m em adiante irão se incomodar com as pernas. O volume do porta-malas (265 l) só ganha do Ka. NOTA 7

Pós-venda

Renault Sandero

Para as cinco primeiras revisões, a cada 10 mil km, o custo é de R$ 2 mil para os modelos 1.0. Para os modelos com motor 1.6 é de R$ 2,5 mil. NOTA 6

GM Onix

O gasto com as cinco primeiras revisões será de R$ 1,9 mil. O preço vale para os dois modelos, 1.0 e 1.4. NOTA 7

VW Gol

O preço das revisões para os modelos 1.0 é de R$ 1,6 mil. Para o motor 1.6, é cobrado R$ 1,7 mil. NOTA 9

Ford Ka

Já na Ford, o preço único nas cinco primeiras revisões para as opções 1.0 e 1.5 é de R$ 2,4 mil. NOTA 7

Hyundai HB20

Para o propulsor 1.0, o gasto com as cinco primeiras revisões será de R$ 1,7 mil. Já para os modelos com motor 1.6, a despesa sobe para R$ 1,8 mil. NOTA 8

Nissan March

De todos, é o que apresenta o menor preço nas manutenções. O valor será de R$ 1,5 mil nos cinco primeiros serviços, válido para os modelos com motores 1.0 e 1.6 . NOTA 10

Pontuação final

Confira as notas dos modelos em cada quesito avaliado:

Modelo Design Desempenho Consumo Itens de série Espaço Pós-venda Total
1º Hyundai HB20 10 10 8 10 8 8

54

2º Ford Ka 10 10 9 10 7 7

53

3º Nissan March 8 8 9 8 7 10

50

4º Chevrolet Onix 9 8 8 7 9 7

48

5º Renault Sandero 9 9 7 6 10 6

47

6º VW Gol 7 9 7 6 6 9

44

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