• Carregando...
Carro mais eficiente do Brasil, Ford Fusion divide o pódio com outros três elétricos | Divulgação
Carro mais eficiente do Brasil, Ford Fusion divide o pódio com outros três elétricos| Foto: Divulgação
  • Já a Lamborghini Aventador ganhou o título de campeã da ‘gastança’
  • O Renault Clio, nas versões Authentic e Expression, é o popular com os melhore índices

Os carros híbridos abocanharam as quatro primeiras posições entre os veículos mais econômicos de 2015, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), realizado pelo Inmetro. Neste ano, o instituto avaliou 587 modelos de 36 marcas, que compreendem 12 categorias.

O topo da lista foi encabeçado pelo sedã Ford Fusion Hybrid 2.0, que mescla motores a combustão e elétrico. Ele alcançou uma quilometragem de 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Além disso, o modelo foi classificado como o que menos emite poluentes na atmosfera, o que explica a sua melhor posição. Toyota Prius e o Lexus CT200h, nas configurações CT200H e Sport, ficam logo abaixo.

Entre os carros flex, o Renault Clio se destacou ao ocupar a quinta e a sexta colocação, com as versões Authentique e Expression, respectivamente. O modelo mais eficiente bebe 14,3 km/l de gasolina nas ruas e 15,8 km/l nas estradas. Se abastecido com etanol, os números chegam a 9,5 km/l e 10,7 km/l. Ford Ka e VW up! vêm em seguida.

Na outra ponta, os esportivos foram eleitos os mais ‘beberrões’. O campeão da ‘gastança’ foi a Lamborghini Aventador L-700, que rende apenas 3,3 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada com gasolina. Depois dele aparecem a Ferrari F-12 Berlinetta, o Rolls-Royce Ghost, a Maserati Quattroporte e a Land Rover Range Rover Sport.

Todos os carros testados pelo Inmetro têm o direito de usar o selo de eficiência energética, que divide os modelos entre ‘A’, para os mais econômicos, até ‘E’, para os que mais gastam. A etiqueta é a mesma vista em produtos como televisores, máquinas de lavar e fogões. A lista completa está disponível no site: http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]