• Carregando...
Honda HR-V registrou apenas -4,5% de depreciação após 12 meses meses de uso. | /
Honda HR-V registrou apenas -4,5% de depreciação após 12 meses meses de uso.| Foto: /

O segmento de SUV compacto está mexendo com o mercado brasileiro não só em volume de vendas de veículos novos. Ele está em alta também no setor de seminovos, tanto que acaba de assumir a liderança do ranking que aponta os modelos com as menores desvalorizações do país após um ano de uso.

O Honda HR-V aparece no topo da lista, com apenas 4,5% de depreciação em seu primeiro ano depois deixar a concessionária, seguido do Jeep Renegade, com 6,4%. A dupla desbanca o Chevrolet Onix, que aparece na terceira posição com 8,3% e nos últimos dois anos foi o modelo que menos perdeu valor no Brasil.

O Jeep Renegade ficou em segundo no ranking, provando que o segmento de SUV compacto virou a meninas dos olhos do mercado nacional.

Os números foram revelados pela edição 2016 do ‘Selo Maior Valor de Revenda - Autos’, iniciativa criada pela Agência AutoInforme e que elaborou o levantamento em 17 categorias (veja o resultado) - três a mais que a edição 2015 (houve a inclusão do segmento hatch compacto, sedã compacto e SUV compacto e crossover, além da fusão de minivan com monovolume.

Além de ser o vencedor no geral - e obviamente entre os utilitários -, o HR-V também cravou o menor percentual já registrado desde que o selo foi criado, em 2001.

LEIA TAMBÉM: Conheça os dez principais SUV’s de 2017

De quebra, o modelo pôs fim a uma hegemonia absoluta dos hatches compactos, que abocanharam o título de os ‘carros que menos desvalorizam’ em 14 das 15 edições anteriores - a única exceção foi o Fiat Strada, vencedor em 2013.

A Honda também passar a integrar o seleto grupo de marcas a conquistar o selo geral, antes restrito ao rodízio de General Motors e Fiat.

Segundo Joel Leite, idealizador do selo, o estudo visa dar ao consumidor uma orientação mais precisa sobre o valor efetivo pago pelo carro nas revendas. “Ele sabe quanto vai perder na hora de revender seu carro usado”, disse durante o anúncio da premiação no Salão de Automóvel de São Paulo, que acontece até o próximo domingo (20).

Oito modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à segunda edição do selo, com índices de depreciação maiores. São os casos do Volkswagen up!, Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Fiat 500, Fiat Strada, Toyota Hilux e Hyundai HB20S.

Apenas o Honda Fit, agora na categoria minivan/monovolume, conseguiu melhorar ainda mais o seu valor de revenda após um ano de uso: 10,5% de depreciação este ano contra 11,1% no ano passado.

Como é o estudo

A pesquisa teve como base a cotação de agosto deste ano da Molicar - parceira da AutoInforme -, comparados com os preços praticados do zero quilômetro no mesmo período de 2015. Foram considerados os valores de mercado e não os de tabela da fábrica.

O estudo levou em conta as variáveis ocorridas no mercado à época do levantamento, como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas, eliminando assim distorções nos valores por essas ações.

Ao todo, foram pesquisados 132 modelos e versões zero km mais vendidas, de 23 marcas nacionais e importadas, e que não tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]