• Carregando...
Foto: Honda/ Divulgação
Foto: Honda/ Divulgação| Foto:

A principal novidade da Honda para o mercado brasileiro em 2019 é, finalmente, a chegada da motorização turbo ao HR-V, seu carro mais vendido no país. O propulsor é o mesmo que equipa o Civic Touring, o 1.5 a gasolina, de 173 cv e 22,4 kgfm de torque.

O lançamento estará nas lojas em junho, mas desde o anúncio feito pela marca há duas semanas, outro fato vem chamando a atenção no crossover além do motor: o preço.

O HR-V Touring custa R$ 139.900 - é o primeiro do segmento sem ser diesel a alcançar esse patamar na etiqueta. Para se ter uma ideia, ele sai mais caro até que o New Tucson 1.6 turboflex, que é de uma categoria acima e oferece mais equipamentos, sofisticação e espaço interno.

>> A grana tá curta para um SUV compacto? Veja 11 hatches aventureiros que podem caber no orçamento

Há também outros exemplos mais em conta que a novidade da Honda para quem não é tão fã de SUVs e prefere sedã médio, picape ou mesmo um veículo com tecnologia híbrida. Listamos 10 opções.

Confira:

Jeep Renegade 2.0 diesel Trailhawk 4x4

R$ 139.990

Tudo bem, são R$ 90 a mais que o HR-V Touring. Mas não dava para deixar de fora a versão Trailhawk do Renegade, equipada com o mais puro DNA off road da Jeep.

O utilitário é empurrado pelo motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e parrudos 35,7 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de nove marchas - no HR-V é o automático do tipo CVT. A aptidão fora de estrada é garantida pela tração 4x4 e três dos cinco modos de condução disponíveis.

A suspensão também é ajustada para o estilo off road, com altura mais elevada do solo.

Principais itens de série HR-V Renegade
Airbags joelho motorista não sim
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Ar-condicionado de duas zonas não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Controle eletrônico anticapotamento não sim
Controle eletrônico de velocidade em descida não sim
Faróis em led sim (full led) sim
Freio estacionamento eletrônico sim sim
Luz diurna em led sim sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim traseiro
Teto solar sim não

Chevrolet S10 2.5 Flex LTZ 4x4

R$ 138.990

Se o interesse for por espaço de sobra para o transporte de carga e outras bagagens volumosas, ou somente adotar um estilo picapeiro urbano, a S10 na versão flex mais completa é uma boa pedida.

Além de ser bem maior que o HR-V, entrega mais potência e torque, com o seu motor 2.5 turbodiesel, de 206 cv e 27,3 kgfm de torque, administrado pela transmissão automática de seis marchas e a presença da tração 4x4.

>> Ford aposta em novos SUVs para voltar a crescer no Brasil

A S10 também oferece tecnologias ausentes no Honda, como alertas de colisão frontal e de saída de faixa, e partida do motor e acionamento do ar-condicionado à distância.

Principais itens de série HR-V S10
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbags laterais e de cortinas sim não
Alerta de colisão frontal não sim
Monitoramento de pressão dos pneus não sim
Alerta de saída de faixa não sim
Ar-condicionado digital sim não
Assistente de frenagem de emergência não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Banco do motorista com ajustes elétricos não sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Faróis em led sim não
Freio estacionamento eletrônico sim não
Luz diurna em led sim sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida do motor e acionamento do ar-condicionado à distância não sim
Partida por botão sim não
Piloto automático sim sim
Regulagem de altura dos faróis não sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim sim
Teto solar sim não

Hyundai New Tucson 1.6 turbo GLS

R$ 137.900

Quem não abre mão de um SUV e pretende gastar quase R$ 140 mil num carro, tem a opção do New Tucson em sua versão intermediária. Ele entrega um espaço interno maior, com entre-eixos mais longo (2,67 m x 2,61 m) e porta-malas mais volumoso (513 l x 437 l).

No comparativo entre os principais itens de série, o modelo da Hyundai leva vantagem em dois mimos interessantes: saída de ar para os ocupantes do banco traseiro e ajustes elétricos para o assento do motorista.

O New Tucson oferece um motor com desempenho similar ao do HR-V. É o 1.6 turbo a gasolina, que rende 177 cv e 27,0 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.

Principais itens de série HR-V New Tucson
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Monitoramento de pressão dos pneus não sim
Ar-condicionado de duas zonas com saída no banco taseiro não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Banco do motorista com ajustes elétricos não sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Faróis em led sim sim
Freio estacionamento eletrônico sim não
Luz diurna em led sim sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim traseiro
Teto solar sim sim

Fiat Toro 2.0 diesel Freedom 4x4

R$ 136.490

Se o desejo é dirigir uma picape e acha a S10 grande demais para encaixar na garagem ou em vagas no supermercado e shopping, a Toro pode ser uma solução.

Tudo bem, o modelo intermediário da Fiat não cabe em qualquer espaço (são 4,92 m de comprimento), mas vale o esforço para rodar com uma opção de caçamba com motor turbodiesel (2.0, de 177 cv e 35,7 kgfm), câmbio automático de nove marchas e tração 4x4.

A versão Freedom não é um primor em relação a equipamentos de série. Não traz itens básicos para essa faixa de preço, como sensores de iluminação e de chuva.

Principais itens de série HR-V Fiat Toro
Acendimento automático dos faróis sim não
Airbags laterais e de cortinas sim não
Ar-condicionado de duas zonas não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Faróis em led sim (full led) não
Freio estacionamento eletrônico sim não
Luz diurna em led sim não
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim não
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim não
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim traseiro
Teto solar sim não

VW Tiguan Allspace 250 TSI

R$ 128.990

Mais um utilitário na lista, e para quem tem uma família grande. O Tiguan é referência em espaço interno no segmento, com impressionantes 2,79 m de entre-eixos e 1,84 m de largura. Dá para acomodar cinco pessoas sem qualquer aperto.

E o porta-malas? Cabe toda a tralha da família para uma viagem de férias: são 710 litros de capacidade. Com todos os bancos rebatidos e o encosto do passageiro dianteiro também recolhido, é possível transportar objetos de até 2,75 m, como uma prancha de surfe, por exemplo.

>> Placa Mercosul terá novas regras para uso e troca, define governo

O nível de equipamentos é interessante, só não traz luz diurna em led, nem acendimento automático dos faróis. A usina 1.4 TSI, de 150 cv e 25,0 kgfm, dá conta do recado sem rompantes de esportividade.

Com a diferença de R$ 13 mil que sobra é possível quitar o IPVA e o seguro e ainda volta um bom troco.

Principais itens de série HR-V Volkswagen Tiguan
Acendimento automático dos faróis sim não
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Ar-condicionado de três zonas não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Detector de fadiga do motorista não sim
Faróis em led sim (full led) não
Freio estacionamento eletrônico sim sim
Luz diurna em led sim não
Monitoramento de pressão dos pneus não sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim sim
Start-stop (desliga e liga o motor em paradas curtas) não sim
Teto solar sim não

Jeep Compass 2.0 Flex Longitude

R$ 127.990

Jeep Compass Limited
Jeep Compass Limited| Marcos Camargo

Até o ano passado era o modelo queridinho no segmento de SUVs. O Compass tem um porte maior, que confere mais presença nas ruas, além do preço bem menor. De resto, o Jeep praticamente leva desvantagem para o HR-V, inclusive nos itens de série.

Não traz o motor turbo. Neste caso é o 2.0 flex Tigershark, de 166 cv e 20,5 kgfm. E isso pode pesar na hora de rodar com o carro cheio na estrada. Sentirá falta de um fôlego maior nas ultrapassagens, já que o torque máximo só aparece nos 4 mil giros - os 22,4 kgfm do Honda aparecem abaixo das 2 mil rpm.

O porta-malas também é inferior, tem apenas 410 l, enquanto que o espaço interno é ligeiramente maior no comprimento (2,64 m x 2,61 m) e na largura (1,81 m x 1,79 m).

Principais itens de série HR-V Jeep Compass
Acendimento automático dos faróis sim não
Airbags laterais e de cortinas sim não
Ar-condicionado de duas zonas sim sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Câmera de ré sim não
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Controle eletrônico anticapotamento não sim
Faróis em led sim (full led) sim
Freio estacionamento eletrônico sim sim
Luz diurna em led sim sim
Monitoramento de pressão dos pneus não sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim não
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim traseiro
Teto solar sim não

Honda Civic 1.5 turbo Touring

R$ 127.600

Aqui a preferência é pelo estilo de carro e a maior dimensão, uma vez que o Civic entrega o mesmo conjunto mecânico, sobrenome e nível de equipamento.

O teto solar, no caso do sedã médio, é mais simples, enquanto que no HR-V é panorâmico. Na hora de assinar o cheque, porém, são R$ 12,3 mil menos.

>> Preços dos carros já subiram três vezes em 2019 e nem chegamos à metade do ano

Sem contar que o sedã oferece uma dinâmica de condução mais divertida. As respostas da direção são precisas e o carro é muito ágil, especialmente em curvas fechadas. A suspensão, uma das mais acertadas do mercado, controla com perfeição os movimentos da carroceria e possibilita um rodar macio em pisos irregulares.

Principais itens de série HR-V Civic
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Ar-condicionado de duas zonas sim sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim sim
Faróis em full led sim sim
Freio estacionamento eletrônico sim sim
Luz diurna em led sim sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida do motor à distância não sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim sim
Teto solar sim sim

VW T-Cross 1.4 turbo Highline

R$ 126.730

Quem achava que o preço do T-Cross completão era salgado demais, mudou de ideia quando a Honda anunciou o valor do HR-V Touring.

O SUV da Volks com motor 1.4 turbo, de 150 cv, é menos elástico, porém ronca mais forte com os 25,4 kgfm de torque. O modelo custa R$ 109.990, mas com todos os opcionais alcança R$ 126.730.

E aí estamos falando de quadro de instrumentos 100% digital, central multimídia com tela de 8 polegadas (melhor que a da Honda), assistente de estacionamento automático e seletor de modos de condução.

>> VW T-Cross: preços, versões e a avaliação do SUV

O T-Cross ainda tem a opção de ser turboflex. Por dentro, há bom espaço para os ocupantes (2,65 m de entre-eixos, a mesma distância Virtus).

Só que deixam a desejar o espaço do porta-malas (vai de 373l a 420l) e o acabamento interno, com exagero de plástico duro.

Principais itens de série HR-V VW T-Cross
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Ar-condicionado de duas zonas com saída traseira não sim
Assistente automático de estacionamento não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Detector de fadiga não sim
Faróis em full led sim sim
Freio estacionamento eletrônico sim não
Luz diurna em led sim sim
Monitoramente de pressão dos pneus não sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Painel 100% digital não sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim sim
Sistema de frenagem automática pós-colisão não sim
Start-stop (desliga e liga o motor em paradas curtas) não sim
Suporte para smartphone não sim
Teto solar sim sim

Toyota Prius

R$ 125.450

Para o consumidor disposto a entrar na era dos motores elétricos, colocamos na lista um representante híbrido. O Prius combina o motor 1.8 a gasolina, de 98 cv e 14,2 kgfm, a um elétrico, de 72 cv e 16,6 kgfm. Juntos, rendem 123 cv.

Parece pouco, mas o torque máximo já está disponível assim que o acelerador é pressionado. Além disso, a proposta do Prius é trafegar macio - até 70 km/h é empurrado pelo propulsor elétrico, em silêncio.

>> Vida curta: 10 carros que deram adeus cedo demais ao mercado

Atualmente é o carro mais econômico no país, fazendo médias de consumo de 18,9/ 17 km/l (cidade/ estrada). O melhor desempenho no ciclo urbano é justificado pelo maior tempo rodando no modo elétrico.

O pacote de tecnologia irá satisfazer o motorista mais exigente. Na lista estão painel de instrumentos 100% digital, head-up display (projeta as informações no para-brisa, como velocidade e consumo da bateria) e TV digital.

Principais itens de série HR-V Toyota Prius
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbag de joelho para o motorista não sim
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Ar-condicionado de duas zonas sim sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Banco com ajuste elétrico e aquecimento não sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Carregador sem fio de celular não sim
Faróis em full led sim sim
Freio estacionamento eletrônico sim não
Head-up display (projeta informações no para-brisa) não sim
Luz diurna em led sim sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim não
Painel 100% digital não sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim não
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim sim
Teto solar sim não
TV digital não sim

Chevrolet Cruze 1.4 turbo LTZ

R$ 118.690

Talvez o maior exemplo de como a tabela do HR-V Touring tá fora da curva é quando comparamos ao Chevrolet Cruze. Se incluirmos os opcionais de segurança e conforto disponíveis para o sedã, ainda sobram R$ 21,3 mil.

O pacote extra é formado por chave com partida remota, assistente de permanência em faixa, alertas de colisão frontal e ponto cego, sistema de estacionamento automático, carregador de celular por indução e farol alto adaptativo.

O motor do Cruze é o 1.4 turboflex, de 153 cv e 24,5 kgfm, associado ao câmbio automático de seis velocidades.

Principais itens de série HR-V Chevrolet Cruze
Acendimento automático dos faróis sim sim
Airbags laterais e de cortinas sim sim
Alerta de colisão frontal não sim
Alerta de ponto cego não sim
Ar-condicionado de duas zonas sim não
Assistente automático de estacionamento não sim
Assistente de partida em rampa sim sim
Assistente de permanência em faixa não sim
Banco com ajuste elétrico não sim
Câmera de ré sim sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego) sim não
Carregador sem fio de celular não sim
Faróis em full led sim sim
Farol alto automático não sim
Freio estacionamento eletrônico sim não
Luz diurna em led sim sim
Monitoramento de pressão dos pneus não sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay sim sim
Partida por botão sim sim
Piloto automático sim sim
Sensor de chuva sim sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro sim sim
Start-stop (desliga e liga o motor em paradas curtas) não sim
Teto solar sim não

SIGA A GAZETA DO POVO NO INSTAGRAM

Ver essa foto no Instagram

KWID SE VESTE DE AVENTUREIRO O Renault Kwid ganhou uma versão aventureira de boutique, com adereços que sugerem uma experiência fora de estrada, mas para encarar as adversidades do trânsito na cidade. O Kwid Outsider chega para ocupar o topo da linha da gama, com preço de R$ 43.990. As demais versões são: Life (R$ 33.290), Zen (R$ 38.790) e Intense (R$ 41.890). Diferenças para o Kwid comum: ✅ Moldura dos faróis de neblina mais destacados ✅ Aplique em prata na parte inferior da entrada de ar e também na base do para-choques traseiro ✅ Calotas e capa dos retrovisores em preto brilhante ✅ Proteção em plástico rígido nas portas ✅ Adesivos com a inscrição Outsider nas laterais ✅ Rack de teto ✅ Detalhes em laranja na cabine (portas, volante, Manopla do câmbio e bancos) A novidade também traz outros itens já disponíveis na linha, como direção elétrica, central multimidia com conexões Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, vidros elétricos, airbags laterais, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, ar-condicionado e abertura elétrica do porta-malas. O motor é o mesmo 1.0 com três cilindros, que rende 70/66 cv e 9,8/ 9,4 kgfm de torque (etanol/ gasolina), associado ao câmbio manual de 5 marchas. O baixo consumo é um dos pontos altos do Kwid. Na cidade faz 14,1 e 9,6 km/l e na estrada, 14,4/ 10,0 km/l (gasolina/etanol). A Renault projeta que o Outsider responda por até 20% das vendas do Kwid, que hoje é 6° carro mais emplacado do país. Sozinho, o subcompacto representa 34% das vendas da marca francesa no Brasil. #kwidoutsider #renaultkwid #carroaventureiro #suvdoscompactos #subcompacto #renaultbrasil #carros #automoveis #gazetadopovo 📷 #rodolfobuhrer #laimagem

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]