• Carregando...
 |
| Foto:

Com leve retoque no estilo e mais equipamentos de série, a Honda lança no Brasil o Fit 2018. A partir de agora, todas as versões são equipadas com o sistemas de controle de estabilidade e de tração (VSA) e com o assistente de partida em rampas (HSA). 

Outra novidade na linha é a chegada da versão Personal, voltada ao público PCD, mas que também pode ser adquirida por outros consumidores.

LEIA MAIS: Sedã ou SUV? Corolla chama Compass e Creta para a briga

O visual muda pouco, mas o suficiente para deixar o Fit 2018 com aspecto mais moderno e até um pouco mais encorpado. Na dianteira, as novidades são o para-choque e a grade redesenhada.

 

A partir da versão EX ganha luzes de rodagem diurnas em led na parte inferior do para-choque. Na EXL, a luz de rodagem diurna é integrada aos faróis, que agora passam a ser full led - exclusividade do Fit em relação aos concorrentes. 

Na traseira, o para-choque ficou maior (finalmente protegendo melhor a tampa), enquanto as lanternas ganharam iluminação em led. Além disso, pela primeira vez elas acendem na região das colunas. Ou seja, agora as lanternas traseiras funcionam por completo. Também integram o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS. 

LEIA MAIS: Picapes viram SUVs de caçamba; veja qual se sai melhor

São novas também as rodas de liga leve de 15" das versões DX e LX. As versões EX e EXL seguem com a mesma roda de 16", mas agora com novo acabamento escurecido na parte interna e face diamantada. 

Todo Honda Fit passa a sair de fábrica mais seguro. Recebe o sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que agrega controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD (Electronic Brake Distribuition) e BA (Brake Assist) e MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering).

 

O sistema MA-EPS é mais um item exclusivo do Fit, que em uma situação em curva onde a dianteira do carro ou a traseira derrapem, atua com certa força no volante para ajudar na retomada do controle (como no Civic). 

 Ainda falando em segurança, a versão EX traz airbags laterais, enquanto a EXL recebe também os do tipo cortina, totalizando seis airbags. Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil são itens de série em todas as versões.

COMO ANDA?

O conjunto mecânico do Fit permanece o mesmo, mas há boas novidades. A dinâmica do modelo evoluiu com a adoção de uma nova caixa de direção elétrica que melhora a resposta e a sensibilidade ao volante. 

Nas versões EX e EXL duas importantes novidades: o câmbio CVT passa a simular trocas de 7 marchas e o volante ganha borboletas para trocas manuais. 

LEIA MAIS: 10 itens que revelam que um carro usado passou por acidentes

O único motor disponível é o 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Gera 115/ 116 cv de potência e 15,2/ 15,3 kgfm de torque (gasolina/ etanol).

Fora a opção de simulação de troca de marchas, a única mudança significativa ao dirigir o Fit 2018 está na sensibilidade da direção. Mais direta e comunicativa, responde rapidamente às investidas ao volante.

 

Em um curto trecho urbano, constatamos que as mesmas virtudes do modelo estão mantidas: agilidade no trânsito, boa visibilidade, bom espaço e excelente ergonomia.

Tivemos acesso apenas à versão topo de linha, a EXL. Nela (e também na EX), o interior ficou muito mais refinado com a adoção de uma nova central multimídia com tela de 7" e novo acabamento em black piano na parte central do painel.

LEIA MAIS: Vai vender seu carro na internet? Faça anúncios atrativos e acelere a venda

Outra novidade que eleva o nível nesta versão é a adoção do sistema de ar-condicionado digital com comandos sensíveis ao toque, semelhante ao que já está disponível no HR-VCity.

Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas e regulagem de altura e profundidade da coluna de direção.

SOFISTICAÇÃO NA CABINE

As configurações de entrada DX e LX trazem sistema de áudio AM/FM 2DIN com bluetooth e entrada USB. A partir da LX, o volante traz controle de áudio integrado, painel de instrumentos azul e branco e faróis de neblina. 

 Na EX CVT são adicionadas setas nos retrovisores, volante em couro com piloto automático, sistema de áudio com rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5”, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão, entradas auxiliares e USB.

LEIA MAIS: Novo Duster é revelado por inteiro e já tem data para estrear no Brasil

A topo de gama EXL traz a central multimídia que incorpora navegador GPS e os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Câmera de ré também está integrada neste sistema. Outra novidade desta versão é a adoção de retrovisores externos rebatíveis eletricamente. 

Outro item exclusivo do Fit é o sistema de configuração modular dos bancos nas versões LX, EX e EXL. Com diversas configurações, este sistema permite acomodar objetos longos e altos na região do banco traseiro. 

VERSÃO PERSONAL

Novidade da linha 2018 é a inclusão da versão Personal. Vem equipada com transmissão CVT, traz controle de cruzeiro, retrovisores com seta integrada, lanternas traseiras em led e ajuste de altura do banco do motorista, painel Bluemeter, ar-condicionado e direção elétrica MA-EPS.

LEIA MAIS: Carros sem impostos: veja quem tem direito a descontos de até 30%

Visando o público que busca opção com valores incluídos em isenção fiscal, é possível adicionar um pacote que acrescenta rodas de 15" e sistema de áudio que ativa equipamentos pré-instalados no modelo, como os alto-falantes, controle de áudio no volante, sistema HFT por bluetooth e câmera de marcha a ré. 

Assim, o Honda Fit 2018 chega ao mercado em cinco versões – DX, LX, EX e EXL, além da nova versão Personal. São oferecidas transmissões manual na versão DX e automática CVT nas demais - com simulação de 7 marchas nas versões EX e EXL. 

LEIA MAIS: Professores poderão ter desconto de 30% na compra de carros novos

 A linha 2018 também estreia as novas cores Branco Estelar Perolizado e o Azul Boreal (metálico), além das já oferecidas Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas) e o Preto Cristal (perolizado). A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Versão Preço
Fit DX R$ 57.800
Fit Personal CVT R$ 68.700
Fit LX CVT R$ 70.100
Fit EX CVT R$ 75.600
Fit EXL CVT R$ 80.900
Ficha técnica Versão EXL
Motor 1.5 Flex, 4 cilindros
Potência 115/116 cv a 6.000 rpm (g/e)
Torque  15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm
Câmbio automático tipo CVT
Rodas alumínio aro 16"
Dimensões 4,09 m (comprimento)
2,53 m (entre-eixos)
Tanque 45,7 litros
Porta-malas 363 litros
Preço R$ 80.900
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]