A Honda revelou o carro que poderá ser o futuro concorrente para Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20. Trata-se da segunda geração do Brio, um subcompacto vendido em mercados emergentes, como Índia e Indonésia. A marca japonesa já ventilou a possibilidade de apostar no segmento de entrada no Brasil e o Brio é uma opção interessante - atualmente o modelo mais acessível da Honda por aqui é o Fit, que parte de R$ 59 mil.
>> Ford prepara picape ‘anti-Toro’ e deve resgatar o nome Courier
Apresentado no Salão da Indonésia, a novidade num primeiro olhar chama a atenção pela semelhança com o próprio Fit na dianteira e com o Onix e o Ka, na traseira. A fabricante quer fazer dele um carro global - daí as chances de ser lançado por aqui -, por isso fez o Brio crescer de tamanho em relação à geração anterior.
São 3,64 metros de comprimento e 1,68 m de largura, números inferiores a Onix (3,93 m e 1,70 m), Ka (3,89 m e 1,69 m) e HB20 (3,92 m e 1,68 m) e mais próximos de Renault Kwid (3,68 m e 1,57 m) e Fiat Mobi (3,57 m e 1,63 m). Mas por se tratar de uma opção de primeiro carro para muitos consumidores, teria potencial para brigar com os modelos mais vendidos no país.
A frente traz faróis finos e integrados à grade por uma barra cromada em em 'V', enquanto as entradas de ar do para-choques são idênticas às do Fit. Atrás, o ar de Onix está no formato das lanternas e no vidro inclinado, com base arredondada.
>> Flagra! VW T-Cross aparece sem disfarce próximo da estreia
Por dentro o modelo é uma versão menor do Fit, porém com acabamento menos sofisticado. O volante de três raios e a central multimídia estão disponíveis apenas na versão topo de linha, enquanto que a configuração de entrada oferece um rádio simples.
Há ainda a versão RS com acessórios com apelo esportivo, como roda de liga leve diamantada, aerofólio traseiro, teto e grade frontal pintados em preto, saia lateral e uma peça que simula um extrator de ar traseiro.
>> Toyota já tem o seu SUV compacto para o Brasil! E será baseado no Yaris
Motores
Os motores no mercado asiático são o 1.2, com 90 cv, e 1.3, de 100 cv, ambos com três cilindros, gerenciados por uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática do tipo CVT. A Honda informou que fez modificações importantes para melhorar a dirigibilidade do carro, tornado-o mais confortável ao rodar. Será que já de olho nas ruas e estradas mais irregulares do Brasil? É aguardar para ver se os rumores de que o Brio chegaria ao mercado da América Latina se concretizam. Lá fora, as vendas começam em 2019.
-
Religião pode se misturar com política? Assista ao Pensando Bem
-
Conflito com Moraes e governo lança holofotes sobre os negócios de Elon Musk no Brasil
-
Alexandre de Moraes manda PF interrogar executivos do X no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
-
Moraes é convidado especial de Pacheco em apresentação de proposta de Código Civil
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Escalada de conflitos no Oriente Médio ameaça inflação e taxa de juros no Brasil
Deixe sua opinião