• Carregando...
O conceito Creta STC foi apresentado pela primeira vez no Salão de São Paulo 2016. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
O conceito Creta STC foi apresentado pela primeira vez no Salão de São Paulo 2016. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo| Foto:

Com apenas três anos de mercado brasileiro o Hyundai Creta já virou um dos utilitários esportivos preferidos do consumidor, a ponto de fechar 2018 como o mais vendido na categoria de SUV compacto.

Mas o modelo não conseguiu segurar a posição ao fim do primeiro trimestre deste ano. O SUV aparece atrás de Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V em emplacamentos.

Para manter a competitividade e não deixar os rivais se distanciarem, o Creta ganhará uma atualização no segundo semestre, de acordo com a informação do site Jornal do Carro - consultada pela Gazeta do Povo, a Hyundai Motors do Brasil diz que não comenta sobre futuros modelos.

Picape Creta STC emprestará elementos para o novo SUV Creta. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Picape Creta STC emprestará elementos para o novo SUV Creta. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Não se trata da segunda geração, prevista para surgir entre 2020 e 2021, mas de uma reestilização que adotará elementos de estilo das picapes conceituais Santa Cruz e Creta STC, apresentadas nos salões de Detroit (2015) e São Paulo (2016), respectivamente.

>> Ford Maverick voltará e na pele de um SUV

As mudanças devem se concentrar no visual e alguns novos equipamentos de série. A motorização continuará a ser a 1.6, de 128 cv, e a 2.0, de até 166 cv, administradas pelos câmbios automáticos manual e automático de seis velocidades.

O novo Creta trará uma nova dianteira, com a grade maior e faróis mais finos, seguindo a alteração já feita na nova geração da Santa Fe, com traços da Santa Cruz. Atrás, as lanternas também receberão um retoque. No caso do SUV compacto, o desenho se aproximaria do Creta STC.

Picape-conceito Santa Cruz. Foto: Hyundai/ Divulgação
Picape-conceito Santa Cruz. Foto: Hyundai/ Divulgação
Nova geração do Santa Fe. Foto: Hyundai/ Gazeta do Povo
Nova geração do Santa Fe. Foto: Hyundai/ Gazeta do Povo

O utilitário ganhará ainda um refinamento na cabine, com mudanças no acabamento e no desenho do painel, além de um multimídia mais moderno. Há também a possibilidade dele passar a vir com teto solar nas opções mais completas.

>> Ford Escape surge como o futuro anti-Compass no Brasil

Versão esportiva no radar

Ainda segundo o Jornal do Carro, a Hyundai estuda estrear a linha 'N' no Brasil, com apelo esportivo, como rodas maiores e saias laterais, e até motorização turbo. A marca já estaria realizando uma pesquisa com consumidores brasileiros para medir essa aceitação.

Uma outra opção seria replicar a fórmula já adotada no Creta Sport, que mantém o mesmo motor 2.0 flex, de 166 cv e 20,5 kgfm, porém com apliques mais arrojados, como detalhes pretos no para-choque e no contorno da grade, faróis com projetor, protetores de para-choque dianteiro e traseiro e luz diurna em led com elementos internos em preto.

Foto: Hyundai/ Divulgação
Foto: Hyundai/ Divulgação

>> Carros ‘populares’ até R$ 50 mil, prós e contras

No Europa, o primeiro modelo da nova divisão esportiva da Hyundai é o i30N. Apresentado em 2017, o hatch mais nervoso tem motor 2.0 turbo, de 275 cv e 36,0 kgfm de torque, tração nas quatro rodas e transmissão mecânica de seis marchas.

Mas esqueça o i30N circulando pelo Brasil. Além do segmento de hatches médios estar agonizando no país - o próprio i30 'normal' já foi embora do nosso mercado -, o preço dele vindo importando seria muito elevado.

Hyundai i30N. Foto: Hyundai/ Divulgação
Hyundai i30N. Foto: Hyundai/ Divulgação

>> VW T-Cross mostra que SUV compacto pode usar motor 1.0 turbo

SIGA O AUTO DA GAZETA DO POVO

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]