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Jaguar XE chega em setembro para tentar arranhar a soberania alemã

Marca inglesa aposta no seu novo sedã de entrada para crescer no país e incomodar BMW Série 3 e Mercedes Classe C

  • PorRenyere Trovão
  • *Navarra (Espanha)
  • 15/05/2015 19:20
 | Divulgação/Audi
| Foto: Divulgação/Audi

Enquanto a Land Rover desfruta de prestígio no Brasil, sendo uma das marcas premium que mais emplacam no país, a parceira Jaguar ainda carece de maior visibilidade para tornar seus produtos realmente competitivos. O primeiro passo para reverter este cenário já foi dado com a construção da fábrica no Rio Janeiro sob a bandeira Jaguar Land Rover. O próximo será em setembro, quando estreia no país o novo sedã XE, considerado o lançamento global mais importante empresa ‘felina’ nos últimos anos.

  • O sedã foi eleito ‘o carro mais bonito’ do Salão de Paris 2014
  • Interior com material requintado e a clássica manopla giratória no lugar da alavanca
  • Alguns detalhes do modelo foram inspirados no esportivo F-Type
  • Plataforma do XE é feita com 75% de alumínio, o que deixa o sedãs bastante leve

Na bagagem, o modelo trará atributos suficientes para fazer a Jaguar reforçar o sotaque inglês no seleto segmento de sedãs premium no Brasil, dominado pela artilharia alemã. BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e Volkswagen Passat são os modelos mais vistos pelas ruas – o Hyundai Azera e o Jaguar XF Sport Luxury (no momento o modelo mais acessível da marca, ao preço de R$ 199 mil) também estão na lista, porém apenas o primeiro consegue cutucar a soberania bávara.

Tecnologia sob medida traz até leitura de placas

Como todo modelo premium, há fartura de tecnologia no Jaguar XE. O conjunto multimídia é bastante intuitivo e possui tela sensível ao toque de 8”, com GPS integrado e a possibilidade de conectar aplicativos do celular ao sistema. Também é possível transformar o carro em um emissor de internet sem fio.

O pacote ainda oferece o laser head-up display, que gera imagens em cores com alto contraste, e o J aguar All Surface Progress Control, que maximiza a tração de baixa velocidade em condições adversas.

Na versão S, o sistema faz a leitura das placas com os sinais de trânsito – limites de velocidade, proibido ultrapassar – e os reproduz em miniatura no cluster.

O painel central é mais recheado de botões do que seus principais concorrentes. O revestimento conta com couro, plástico de ótima qualidade e peças em preto brilhante. Além disso, quem viaja na frente consegue se acomodar facilmente não só pelos ajustes elétricos dos bancos, mas pelo ótimo contorno dos bancos, que abraçam os ocupantes.

VÍDEO: Confira o XE rodando na pista

Considerado o carro mais bonito exibido no Salão de Paris 2014, o XE traz linhas arrojadas e uma jovialidade pouco vista em outros sedãs da marca. Boa parte dos traços foram inspirados no esportivo F-Type. As vendas começam este mês na Inglaterra e avança a outros mercados na Europa por um preço médio de 30 mil euros (R$ 102 mil).

Aqui, tem previsão para desembarque no segundo semestre (fim de setembro, início de outubro). A tabela deverá partir de R$ 170 mil. Numa segunda etapa, ele será produzido em Itatiaia (RJ), apesar de a marca ainda não confirmar. O sedã dividiria a linha de montagem com o Land Rover Discovery Sport, já lançado no país.

Serão duas versões em solo nacional. A 2.0 turbo, de 240 cv e 34,6 kgfm de torque e a topo de linha ‘S’ 3.0 V6, de 340 cv e 45,9 kgfm.

O XE ainda dispõe de propulsor a diesel e transmissão manual, mas no Brasil usará apenas a automática de oito velocidades, com a botão giratório clássico da Jaguar e a opção da troca de marchas por aletas atrás do volante.

Desempenho

O XE se destaca por usar uma plataforma com 75% feita em alumínio. Isso o deixa bastante leve (1.530 kg) e com uma boa relação de peso/potência, como pudemos observar por rodovias espanholas durante o test drive mundial promovido pela fabricante.

O modelo é prazeroso ao dirigir, favorecido pela tração traseira que reforça a esportividade. Ele assume o papel típico de um sedã família ao entregar conforto e requinte característicos da marca. Mas honra as tradições da Jaguar quando o modo esportivo é acionado e, principalmente, se por debaixo do capô soar o ronco grosso do motor V6. Neste caso, o desempenho é avassalador. As respostas de aceleração são imediatas e ele nem toma conhecimento dos 1.665 kg da versão S. É preciso ficar muito atento para não exceder o limite da rodovia.

A avaliação do carro também incluiu uma pista de corrida e atingir os 200 km/h era questão de alguns segundos. Dados de fábrica apontam para o 0 km/h a 100 km/h em 7,7 s. A estabilidade nas retas e curvas em alta velocidade impressiona, auxiliado pelos inúmeros dispositivos eletrônicos de segurança. Em nenhum momento o sedã dá sinais de que deixará o motorista na mão diante de uma manobra mais arriscada.

Apesar de privilegiar a esportividade, a suspensão cumpre bem o compromisso de oferecer o conforto esperado de um três volumes de luxo. Na oitava marcha, a 120 km/h, o conta-giros fica na casa dos 2 mil rpm, garantindo rodar suave e economia de combustível.

*O jornalista viajou a convite da Jaguar

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