A Jeep, uma das marcas Chrysler, chega com duas novidades nas linhas Cherokee e Wrangler. A montadora, agora sob a gestão da Fiat Internacional, quer recuperar seu espaço no mercado.
O Cherokee Limited vem se juntar ao Sport. O motor V6 de 3.7 litros gera 205 cavalos de potência. Segundo o fabricante, o consumo de combustível é de 5,9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. A transmissão é automática, de quatro velocidades. A nova versão chega por R$ 129.900, enquanto a Sport sai por R$ 117.900.
Do lado de fora, a Cherokee Limited tem grades frontais e protetores laterais cromados. As rodas são de alumínio de 17". Dentro, os bancos vêm revestidos em couro e os assentos dianteiros contam com sistema de aquecimento com ajuste elétrico. O teto solar também tem acionamento elétrico.
E para quem compartilha o carro com outro motorista, o Cherokee Limited vem equipado com o novo sistema de Memória Jeep. Há dois ajustes pré-definidos que memorizam a posição dos espelhos retrovisores e do banco do motorista, além de estações de rádio.
No quesito segurança, a versão Limited, assim como a Sport, tem freios ABS, Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP), controle de tração em qualquer velocidade e air bags laterais adicionais. Os apoios de cabeça são ativos, ou seja, se movimentam para cima e para frente protegendo a cabeça e o pescoço dos ocupantes em caso de colisão traseira.
O Cherokee Limited tem tração nas quatro rodas e pode ser usado tranquilamente em trechos off-road. Mas o modelo também roda muito bem no asfalto, com conforto para os ocupantes.
Fora de estrada
Essa é uma característica diferente observada no Jeep Wrangler Unlimited 4 portas, nova versão do Jeep Wrangler, modelo que está no mercado brasileiro desde 1997. Basta rodar com o carro no asfalto para perceber que não se trata do terreno mais indicado para um veículo que teve sua capacidade 4x4 aprimorada.
Mas é só levar o jipão para a terra e sua vocação fica bem clara. O veículo está preparado para enfrentar diversos níveis de dificuldade no off-road. Ele encara subidas e descidas severas devido ao seu ângulo de entrada de 38o, de rampa de 21o e de saída de 31o.
A robustez de fora, no entanto, não se repete do lado de dentro, onde predomina o conforto. Os bancos dianteiros são mais anatômicos e há ajuste de altura do assento do motorista. Os bancos traseiros acomodam dois adultos, mas podem ser rebatidos para ampliar a área de bagagem.
O Jeep Wrangler Unlimited é descendente direto do original, o Willys MB 1941. O carro vem equipado com motor V6 de 3.8 litros com 199 cv. Para segurança dos ocupantes, o modelo oferece freios ABS, ESP, air bags, sistema de travamento para assentos infantis, anticapotamento eletrônico, barras de impacto lateral nas portas, entre outros itens.
Retomada
Os novos modelos da marca Jeep e a ampliação da família do crossover Dodge Journey apresentada na edição de quarta-feira passado do caderno Automóveis, Motos & Cia fazem parte das ações da Chrysler para a retomada do ritmo de vendas depois do processo de concordata. A montadora norte-americana só não foi à falência graças ao auxílio do governo dos Estados Unidos.
Foram dois anos sem novidades para a rede de 32 concessionárias. Mas agora as notícias são boas, diz Philip Derderian, diretor-geral da Chrysler. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 33% em maio de 2010 em comparação com o mesmo mês do ano passado.
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A jornalista viajou a convite da Chrysler.
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