• Carregando...
A aventura contará com a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros | Divulgação/Fiat
A aventura contará com a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros| Foto: Divulgação/Fiat

Dois veículos da linha Fiat Adventure 2011, equipados com motores FPT E.torQ, começam neste sábado uma viagem de 10 mil quilômetros em meio a cenários que revelam ao mesmo tempo toda a riqueza natural da região amazônica e vários de seus contrastes sociais. Trata-se da Jornada E.torQ Amazônia, que levará seis jornalistas – entre eles quatro correspondentes de agências internacionais – a locais da região Norte.O objetivo é levar diferentes olhares de profissionais de várias nacionalidades e culturas à região, a fim de recolher materiais em texto, áudio, vídeo e foto para distribuição nas mídias nacional e internacional. Também embarcam com ele na aven­­tura os jornalistas Thomas Milz, da rádio ARD (Alemanha); Alexandre Rocha, da Brazil-Arab News Agency; e Ricardo Panessa, jornalista do setor automotivo e especialista em fora-de-estrada.

A bordo de um Palio Weekend e de um Doblo – ambos 1.8l Adventu­re –, os profissionais partirão de São Paulo em direção a um roteiro que inclui visitas a cenários emblemáticos da mineração brasileira, como o garimpo de Serra Pelada e a mina de Carajás, a maior a céu aberto do mundo. Os veículos também percorrerão o cenário onde surgiria a polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte e a cidade de Açailândia, a capital brasileira do açaí, entre várias outras localidades.

O trajeto incluirá também trechos sem pavimentação e dificilmente realizados por carros de passeio na rodovia Transamazô­mi­ca e na BR-163, conhecida como rodovia Transgarimpeira. Esse aspecto dá um caráter ainda mais aventureiro à expedição, que se tornará um verdadeiro e desafiador teste de resistência para os novos motores E.torQ.

A previsão é de que o término da viagem ocorra no dia 24 de outubro, com chegada em Campo Largo (PR), onde são fabricados os propulsores da FPT, nas versões 1.6l e 1.8l. Até lá, a aventura terá cobertura diária on-line, por meio do Blog "Jornada E.torQ Amazônia" ( www.etorq.com.br/jornada).

Aplicados inicialmente à linha Punto 2011, lançada em junho deste ano, os motores E.torQ hoje estão em praticamente toda a linha de veículos de passeio da Fiat, sendo encontrados também nas famílias Palio, Linea, Idea e Doblò – incluindo as versões adventure, nas versões 1.6l e 1.8l.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]