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Kawasaki Ninja ZX-14 tem mais de 2 metros de comprimento e 261 kg em ordem de marcha | Fotos: Gustavo Epifânio
Kawasaki Ninja ZX-14 tem mais de 2 metros de comprimento e 261 kg em ordem de marcha| Foto: Fotos: Gustavo Epifânio
  • Carenagem com quatro faróis e entrada de ar que ajuda a alimentar o motor
  • Painel traz dois mostradores analógicos e tela de cristal líquido
  • Lanterna traseira tem LEDs e setas são integradas à rabeta
  • Discos de freio – dianteiros e traseiro – são em forma de pétala
  • FICHA TÉCNICA

Antes de montar na Kawasaki Ninja ZX-14, até mesmo os motociclistas mais experientes ficam receosos. Afinal, a ficha técnica indica 203 cavalos de potência máxima a 9.500 rpm, 2,17 metros de comprimento e 261 kg de peso. Especificações que impõe respeito. Porém, bastam algumas curvas e retas para perceber que a esportiva mais potente da fábrica japonesa é, até certo ponto, fácil de domar.Importada, a Kawasaki ZX-14 desembarcou no Brasil em julho passado. Nesta sua última versão, lançada no exterior em 2008, o modelo recebeu melhorias em seu quadro e mais potência em seu motor de quatro cilindros em linha de 1.352 cm³ de capacidade. Os ajustes no chassi em alumínio e na geometria da motocicleta ga­­rantiram estabilidade nas retas e maneabilidade para contornar cur­­vas com facilidade, apesar do porte avantajado.

Dois motores

De início, o acelerador da Kawasaki ZX-14 pede cautela. Mas de forma impressionante os mais de 200 ca­­valos do motor começam a "galopar" de forma suave. Sem grandes sustos. Graças ao sistema de injeção eletrônica que comanda os corpos de acelerador Mikuni de 44 mm e também as válvulas de aceleração secundárias. Garan­tindo dessa forma um funcionamento bastante linear do propulsor de qua­­tro cilindros, 16 válvulas, e co­­mando duplo no cabeçote.

Projetado para ser amigável em baixas rotações e bestial em altos giros, o motor oferece tanto torque (15,7 kgfm a 7.500 rpm) que parece ser possível arrancar em qualquer marcha. Mas a sua personalidade dócil acaba aos 6.000 giros. A partir daí, a usina de força de 203 cavalos de potência máxima entra em ação.

A personalidade mais esportiva da fábrica japonesa aparece em sua melhor forma nesta ZX-14. O motor cresce de giros e parece não ter fim, demonstrando fôlego até 10.000 rpm.

Freios

No que se refere aos freios, a dian­­teira conta com dois discos em forma de pétala com 310 mm de diâmetro e pinças de fixação radial com quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 250 mm com pinça de dois pistões. E a Kawasaki do Brasil acertadamente optou por importar apenas a versão com freios ABS, o que ajuda a garantir frenagens mais seguras.

O quadro perimetral em alumínio também foi redesenhado para oferecer a rigidez ne­­cessária a uma moto com tamanha po­­tência. Amarrado a um garfo telescópico invertido (upsi­­de-down), na dianteira; e a uma balança traseira monoamortecida, na traseira; resulta em um conjunto bastante equilibrado. Em curvas de alta a ZX-14 é extremamente estável e transmite confiança para gi­­rar o acelerador mesmo com a moto inclinada.

Com um ângulo de cáster de 23° e uma distância entre-eixos de 1.460 mm, a Ninja ZX-14 de­­monstra certa agilidade em curvas fechadas, levando-se em conta seu "corpinho" avantajado.

Se por um lado o porte da Ka­­wasaki ZX-14 impressiona, por outro traz alguns benefícios para o piloto. A começar pelo generoso banco e sua ergonomia – me­­lhor que muitas ou­­tras superesportivas compactas da atualidade.

No generoso espaço, o motociclista esconde-se facilmente atrás da enorme carenagem. Equi­­pada com quatro faróis, a Ninja também mostra sua vocação para o turismo. Boa proteção aerodinâmica, iluminação e conforto, além de um tanque de 22 litros.

Confortável o piloto tem a sua frente dois mostradores analógicos com a velocidade e giros do motor. Conta ainda com uma pequena tela de cristal líquido com as informações de praxe: ho­­dômetros total e parciais, ní­­vel de combustível, relógio e um útil indicador de marcha engatada.

Mercado

Não é preciso pensar muito para saber que a principal concorrente da Kawasaki Ninja ZX-14 é a Suzuki Hayabusa GSX 1300R. Ambas têm motores potentes (197 cv na Hayabusa e 203 cv na ZX-14), porte avantajado e dupla personalidade: apostam em es­­portividade, mas sem deixar de lado a proposta touring. Cada uma tem suas qualidades, en­­quanto a Suzuki traz seletor eletrônico do modo de pilotagem pa­­ra domar seu motor, a Kawa traz freios ABS.

Disponível apenas na versão com freios ABS e na cor preta, a Kawasaki Ninja ZX-14 tem preço sugerido de R$ 62 mil, sem frete e seguro. Já a Suzuki Hayabusa é vendida em quatro opções de cores e sai por R$ 56 mil, também sem frete e seguro.

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