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| Foto: David Becker/AFP

Um velha conhecida do universo automotivo virou uma das estrelas da CES (Consumer Eletronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA). A veterana Kombi, aposentada em 2013 após mais de 60 anos de mercado, ressurge na forma de um conceito elétrico.

A Budd-e, como foi batizada, usa uma plataforma modular MEB projetada para dar vida a outros carros movidos a eletricidade - algo similar que a montadora fez com a plataforma MQB, usada por Golf, Tiguan e Audi A3 Sedan, por exemplo.

A van é equipada com dois motores elétricos, um posicionado no eixo dianteiro para impulsionar as rodas da frente, produzindo 110 kW, ou cerca de 150 cv, e outro no eixo traseiro, cuja potência atinge 170 cv (125 kW). O conjunto faz o modelo rodar até 150 km/h e ter uma autonomia aproximada de 600 quilômetros (alcance idêntico ao de motores a combustão).

David Becker/AFP
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A montadora não confirma, mas admite o desejo de transformar o protótipo em realidade para o mercado mundial em 2019. Até lá, a empresa prevê reduzir em 15 minutos o tempo de recarga de 80% da bateria, que hoje já ocorre em impressionantes 30 minutos - a média de modelos vendidos no mercado atualmente é superior a 2 horas.

Como a tendência agora é a conectividade entre carros e smartphones, a Budd-e elimina os botões no volante e no painel, dando lugar a duas gigantescas telas de LCD (12,3 e 13,3 polegadas), que podem ser controladas por toque ou gestos, além de permitirem uma ampla interação com serviços de mensagem e navegação.

Os retrovisores foram substituídos por câmeras que mostram o ambiente externo de maneira mais eficiente, eliminando pontos cegos. A sucessora conceitual da Kombi traz ainda iluminação full led e uma infinidade de diodos que realçam as linhas de capô, para-choque e grade.

Os botões do volante e do painel foram substituídos por monitores que podem ser controlados por gestos.David Becker/AFP
A tela gigante de LCD permiteuma ampla interação com serviços de mensagem e navegaçãoDavid Becker/AFP

Além disso, a disposição dos assentos na cabine pode ser organizada conforme o uso e o número de pessoas a bordo.

Totalmente elétrica, a Budd-e é a primeira resposta da Volkswagen ao escândalo de fraude nas emissões de motores a diesel, no ano passado. A marca se comprometeu a investir pesado em modelos movidos a energia limpa, com tecnologia 100% livre de poluição.

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David McNew/AFP
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