• Carregando...
A nova geração do Polo marca retorno do modelo ao Brasil depois de dois anos fora do nosso mercado. |
A nova geração do Polo marca retorno do modelo ao Brasil depois de dois anos fora do nosso mercado.| Foto:

Depois de apresentar alta nas vendas em junho, o mercado automotivo entra no segundo semestre com inúmeros lançamentos previstos em todos os segmentos, de subcompacto a esportivo. 

Os SUV’s dominam a lista de estreias. Desde o renovado Ford EcoSport, que tenta voltar a brigar pela liderança do segmento, ao moderno Range Rover Velar, irmão maior do Evoque.

Quem tá com o orçamento apertado terá a disposição modelos mais acessíveis, como o Renault Kwid, que parte de R$ 29.990. Outros modelos passarão por atualizações visuais e de conteúdo. É o caso do Honda City e do Volkswagen Golf.

LEIA MAIS: Confira os carros mais vendidos em 2017; top 10 tem duas picapes

No grupo das novas gerações, destaque para o badalado Volkswagen Polo e, finalmente, a chegada do Brasil do Ford Mustang.

Caso esteja pensando em comprar um zero km, quem sabe vale a pena esperar um pouco antes de fechar o negócio.  Dê uma olhada na lista abaixo e veja se seu próximo veículo está ali.

Audi A5 Sportback

A segunda geração do A5 Sportback chegará até o fim de julho com uma condução semi-autônoma. Destaque para assistente de engarrafamento, que permite ao carro assumir o controle do volante em congestionamentos e transformar o motorista num passageiro.

Os preços já foram revelados e a Audi realiza a pré-venda do carro  entre R$ 190 mil e R$ 269 mil. São quatro versões disponíveis equipadas com o motor 2.0 TFSI, associado ao câmbio S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem. As potências variam de 190 cv e 252 cv. (LEIA MAIS)

Chery Tiggo 2

As primeiras unidades já começaram a ser produzidas na fábrica de jacareí (SP). Principal lançamento da Chery no ano, o Tiggo 2 usará a base do Celer, também feito no Brasil ao lado do New QQ. A marca o venderá como a segunda geração do atual Tiggo

Ele segue a mesma linha do Honda WR-V, que brigará com as versões de entrada dos SUVs compactos e tentará fisgar que não se contenta em ficar no sedã compacto-médio. Mas seu maior rival deverá ser o JAC T40, que estreará em breve.

 Usará o motor 1,5, de 109 cv, conectado a um câmbio manual de cinco marchas e também com a opção CVT. O preço deve ficar na faixa dos R$ 60 mil.

Chevrolet Equinox

Produzido no México, o Equinox será a novidade mais badalada da Chevrolet neste ano. Ocupará o lugar do Captiva a partir de outubro, por ora apenas em versão única Premier, a mais completa, com motor 2.0 turbo de 262 cv. Ele estará associado ao câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas.

Virá bem equipado, com faróis em led, teto solar panorâmico e assistente de permanência na faixa. Neste primeiro momento, pelo preço estimado acima de R$ 150 mil, brigará com o novo Honda CR-V, que chega no fim do ano. 

No futuro, quando as versões mais em conta vierem, ainda disputará mercado com Hyundai ix35Jeep Compass e Kia Sportage. (LEIA MAIS)

Fiat 500

Com o fim da importação pela Fiat em 2016, imaginava-se que a história do 500 no Brasil havia chegado ao fim. Só que não. A marca começará a escrever um novo capítulo do subcompacto premium no mercado nacional a partir do último trimestre de 2017.

O novo Cinquecento, lançado há dois anos na Europa, deverá manter os mesmos motores e câmbio da linha anterior. Isto é, o 1.4 MultiAir flex, de 107 cv, associado ao câmbio automático de seis marchas.

Ford EcoSport

A atualização do SUV compacto chega ao mercado brasileiro em agosto, mas com pré-venda prevista para meados de julho - os preços ainda não foram divulgados.

A aparência do novo EcoSport se aproximou do novo Edge, com faróis menos afilados que o atual e a grade cromada. As luzes de neblina estão maiores, com nova moldura e agora seguem o movimento do volante nas curvas. 

 Na traseira, o estepe foi mantido na tampa do porta-malas. A novidade estreia a nova família de motores Dragon, com o 1.5 3-cilindros, que gera 137 cv  - sai de cena o 1.6 Sigma, de 130 cv -, além do 2.0, de 176 cv. (LEIA MAIS)

Ford Mustang

A novela Mustang no Brasil parece que está perto de um final feliz. O esportivo chegará oficialmente ao mercado brasileiro ainda neste ano para duelar com o eterno rival Chevrolet Camaro

A marca não adiantou quais serão as versões e motorizações, mas o modelo já flagrado em testes no país estava equipado com motor 5.0 V8 aspirado, que rende 441 cv e 55 kgfm, e com carroceria cupê. 

Honda City

A Honda ainda não definiu a data de lançamento da reestilização do City. Está entre o fim deste ano e início de 2018. Já vendido na Ásia, a novidade ganhou um visual que o aproxima do Civic, além de controles de tração e estabilidade.

A grade dianteira, com formato em colmeia, é maior do que a do modelo atual e com a parte cromada igual ao do sedã maior. Os faróis tem novo formato e receberam luzes diurnas em led.

O City deve irá continuar com o motor 1.5, de 116 cv, associado ao câmbio manual de 5 marchas e o automático tipo CVT.

Honda Fit

A atualização do Fit foi revelada recentemente nos Estados Unidos e estreia no Brasil entre setembro e outubro. A mexida foi mínima, com destaque ao para-choque mais encorpado, faróis com iluminação diurna em led e nova disposição das luzes .

A grade também foi redesenhada e um friso cromado aparece acima do emblema da Honda. Na traseira, as lanternas são em led. No interior, o hatch incorpora na sua versão mais cara a central multimídia usada no Civic, com tela de 7 polegadas.

A mecânica se mantém, com o propulsor 1.5, de 116 cv, combinado com a transmissão manual de cinco marchas ou automático CVT.

JAC T40

O crossover compacto com apelo ‘aventureiro’ estreará a nova identidade visual da JAC, que teve o logotipo redesenhado. O T40 chega às lojas em agosto com o mesmo conjunto mecânico do T5, ou seja, motor 1.5 flex, de 127 cv e 15,7 kgfm de torque, e câmbio manual de 5 marchas.

O preço estimado é R$ 60 mil, para brigar diretamente com o Chery Tiggo 2, mas com o Honda WR-V também na mira.

Jeep Compass 2.0 Flex AT9

Sucesso de vendas desde o lançamento no ano passado, o Jeep Compass irá aumentar a família na briga pela liderança de vendas entre os SUV’s. O motor 2.0 flex passa a ter a versão com tração 4x4 e câmbio automático de 9 marchas.

Atualmente, a opção 4x4 está restrita no motor diesel, enquanto a bicombustível traz apenas a caixa de seis velocidades. Para pular do 2.0 flex para o 2.0 diesel 4x4, o cliente tem de desembolsar R$ 25,5 mil (R$ 112.490 para R$ 137.990). A novidade estreia no fim do ano.

Kia Rio

O hatch premium chega ao Brasil importado do México no segundo semestre, pelo menos é o que prevê a Kia. O Rio deverá ser equipado com o motor 1.6 flex, de 128 cv, e câmbio manual de cinco marchas, o mesmo conjunto ofertado por Hyundai HB20 e Kia Cerato

 Lá fora, a novidade se posiciona entre o Picanto e o Cerato hatch. Entrará no segmento de hatches compactos premium, brigando com Ford Fiesta, Citroën C3 e Peugeot 208

 O Rio é o modelo mais vendido da Kia ao redor do mundo.

Land Rover Velar

Previsto para estrear no fim de outubro, o Velar já tem pré-venda para a versão Dynamic S, com motor V6, de 340 cv, e etiqueta de R$ 383,1 mil. O Brasil foi o primeiro mercado no mundo a abrir a reserva do modelo.

A Land Rover trará ainda outras 5 configurações para o Velar, com preços variando de R$ 291 mil (2.0 a gasolina, de 250 cv) a R$ 513,9 mil (3.0 V6 Supercharged). O modelo ficará posicionado entre o Range Rover Evoque e o Sport

Lifan X60

O carro chinês mais vendido no Brasil ganha uma reestilização ainda em julho, de quebra estreia a versão com câmbio CVT. Os preços do SUV compacto vão de R$ 67.990 (manual) e R$ 77.990 (CVT).

A motorização do X60 continua a mesma, a 1.8 de 128 cv. A novidade visual engloba faróis e para-choques redesenhados e grade frontal com uma barra horizontal mais grossa, que traz o nome da marca estilizado. Segundo a Lifan, houve também uma melhoria no acabamento interno.

Lifan X80

A marca chinesa pretende ampliar a participação no mercado brasileiro trazendo o seu maior utilitário esportivo, o X80. A previsão é desembarcar até o fim do ano, com motor 2.0 turbo, de 183 cv e 28,4 kgfm, e transmissão automática de 6 posições.

Apesar do porte avantajado, quase do tamanho do Toyota SW4, e espaço para sete ocupantes, o modelo da Lifan é um carro médio alongado que ficará  posicionada na faixa um pouco acima dos R$ 100 mil para vira opção maior para SUV’s e crossovers compactos e médios.

Mini John Cooper Works Countryman

A versão mais esportiva da família Mini chegará também ao modelo Countryman, o maior da marca  e que acaba de ganhar uma reestilização, além de ficar com porte de SUV.

A estreia da JCW Countryman acontece no último trimestre. Ele virá equipado com o motor 2.0 da configuração S, porém recalibrado para render 231 cv (e não os 192 cv originais). O visual é um dos destaques do carro, com tomadas de ar superdimensionadas e rodas com desenho exclusivo e acabamento escurecido.

Peugeot 3008

O 3008 foi apresentado oficialmente no fim de junho, mas estará nas lojas nas próximas semanas. O preço ficará acima dos R$ 139.990 da pré-venda, cujas 50 unidades foram reservadas em menos de 2 horas.

O modelo da Peugeot recebeu uma atualização que tirou a roupa de crossover para assumir de vez a proposta de utilitário esportivo. A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.

Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’. O propulsor é o consagrado 1.6 THP, que equipa o modelo atual e rende 165 cv. Foi eleito o ‘Carro do Ano’ na Europa.

Renault Kwid

O substituto do Clio com ar de SUV subcompacto foi oficialmente revelado no Salão de Buenos Aires, em junho, com preços e versões definidas. Agora só falta começar a venda, programada para agosto. A reserva pode ser feita no site da marca ou na rede de concessionários.

Ele custará a partir de R$ 29.990, sendo o segundo modelo zero km mais barato à venda no país - atrás apenas do Chery QQ. Tem como destaque a presença de airbags laterais em todas as versões. Sob o capô, o novo motor 1.0 3-cilindros, de até 70 cv.

Renault Koleos

O utilitário esportivo com alta tecnologia desembarca até o fim do ano vindo da fábrica da Renault na Coreia do Sul. Em versão única e com motor 2.5 de 170 cavalos associado ao câmbio CVT, o Koleos terá como concorrentes o Hyundai Santa Fé, Honda CR-V e Toyota RAV 4

O modelo não deve custar menos que R$ 160 mil e se destaca pelo longo capô nervurado e os faróis estreitos de led, cujos contornos são expandidos por uma fileira de luzes de rodagem diurnas (DRL) na borda inferior. A grade serve como moldura ao enorme símbolo da Renault. (LEIA MAIS)

Volkswagen Amarok V6

A versão mais forte da Amarok já está à venda na Argentina e com previsão de estrear em solo brasileiro no último trimestre do ano. 

 O motor 3.0 Turbodiesel rende 224 cv e 56,1 kgfm de torque e está associado ao câmbio automático de 8 velocidades. Números que colocarão a picape média na topo do segmento em força e desempenho.

Volkswagen Polo

Com uma pegada mais premium, a sexta geração do Volkswagen Polo chega em outubro. O modelo ganhará faróis mais afilados e um filete cromado na grade frontal. Trará também vincos mais pronunciados nas laterais e no porta-malas. 

As lanternas terão linhas mais quadradas, semelhantes as do atual Gol, e com elementos tridimensionais. Será oferecido três motorizações: 1.0, de 82 cv, 1.6, de 120 cv, e 1.0 TSI, de 125 cv. 

 O novo Polo deverá custar cerca de R$ 55 mil na versão mais básica, enquanto a topo de linha, com motor TSI e câmbio Tiptronic de 6 marchas, não sairá por menos de R$ 90 mil. (LEIA MAIS)

Volkswagen Golf

A sétima geração do Volkswagen Golf foi lançada em 2012 na Europa e no fim do ano seguinte desembarcou no Brasil. E já ganhou a sua primeira reestilização lá fora, que também vira para cá. 

Produzido em São José dos Pinhais, as principais mudanças estão nos faróis em led e no novo formato do para-choques. O sistema multimídia também foi atualizado. No ano passado, o hatch médio adotou no Brasil a motorização 1.0 TSI (turbo), de 125 cv. Fora ele, ainda há a 1.4 flex, de 150 cv, e a 2.0, de 220 cv. (LEIA MAIS)

Volvo XC60

O Volvo mais vendido do Brasil, em também ao redor do mundo, desembarcará neste segundo semestre completamente renovado. O design é inspirado nas linhas do XC90 e da perua V90. Destaque para os faróis full led com visual chamado pela marca de ‘Martelo de Thor’.

A pré-venda já começou com preços entre R$ 235.950 e R$ 266.950 – sempre com motor 2.0 de 258 cv. O modelo traz recursos de condução semi-autônoma, como a que muda a trajetória do veículo em caso de colisão iminente.

Outros lançamentos Quando estreia
Audi Q5 (nova geração) agosto
Audi Q7 e-tron (inédito) último trimestre
Honda CR-V (nova geração) último trimestre
Mercedes-Benz GLA (atualização) último semestre
Mitsubishi ASX (novo motor) julho/agosto
Nissan Frontier (nova versão) último trimestre
Nissan Kicks S CVT (nova versão) agosto/setembro
Peugeot 2008 (novo câmbio) não definido
Peugeot 208 (novo câmbio) não definido
Renault Oroch 1.6 CVT último trimestre
Volkswagen Golf Variant (atualização) último trimestre
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]